TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

Por:   •  7/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1]

ALDO VIRTURINO DA SILVA

BERIVALDO DE MELO MARINHO

EWERTON HENRIQUE

MARIA LAVÍNIA DA SILVA SANTOS

PEDRO LUIZ

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA: Proposta de implantação e conscientização a partir da percepção ambiental e sensibilização dos residentes do Município de São Jose da Laje – AL.

MACEIÓ – ALAGOAS

2017


ALDO VIRTURINO DA SILVA

BERIVALDO DE MELO MARINHO

MARIA LAVÍNIA DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA: Proposta de implantação e conscientização a partir da percepção ambiental e sensibilização dos residentes do Município de São Jose da Laje – AL.

Projeto de pesquisa apresentado a prefeitura Municipal de ´´São Jose da Laje`` Alagoas, Uma proposta de implantação, logo que, o lixo gerado pela comunidade tem causado problemas ambientais que afetam toda a sociedade.

 Orientador:

MACEIÓ – ALAGOAS

2017

SUMÁRIO

1  PROPOSTA DE TÍTULO        4

2 INTRODUÇÃO        4

3 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA        4

3.1 PROBLEMA        4

3.2 JUSTIFICATIVA        5

4 OBJETIVOS        6

4.1 OBJETIVOS GERAL        6

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5.1 A COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL        7

5.1.1 A COLETA SELETIVA        7

5.1.2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL        9

6 METODOLOGIA DA PESQUISA        10

7 CRONOGRAMA        11

REFERENCIAL TEÓRICO        12

                                                                       

                                                             


1 PROPOSTA DE TÍTULO

 A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA: Proposta de implantação e conscientização a partir da percepção ambiental e sensibilização dos residentes do Município de São Jose da Laje – AL.

2 INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa será abordado um estudo sobre implantação de coleta seletiva, para proporcionar a população que reside no município de São José da Laje uma cidade mais limpa e uma qualidade de vida melhor, dando oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma consciente e concreta. Além disso todos contribuem para a sustentabilidade, ou seja, preservam HOJE para garantir assim recursos para o AMANHÃ.

3 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

3.1 PROBLEMA

Tendo em vista os transtorno causado pelo o lixo ao município de São José da Laje localizado no estado de Alagoas pertencente a mesorregião do leste alagoano onde sua população foi estimada em 2015 pelo o IBGE em 24.140 habitantes que os estagiário do município pensou no plano de coleta seletiva. Com a elevada taxa de crescimento populacional mundial e o incremento no padrão de consumo dos produtos industrializados, um enorme problema ao meio ambiente vem sendo gerado, que é o acúmulo de resíduos que não possuem mais utilidade para a sociedade. A poluição do meio ambiente causada pelo o lixo em locais públicos como praças, ruas e do Rio Canhoto que corta o munícipio. Por motivos presentes que os estagiário do município pensou no plano de coleta seletiva de lixo poluição visual de locais públicos e do Rio Canhoto que corta o município.

3.2 JUSTIFICATIVA

O presente projeto COLETA SELETIVA DE LIXO justifica-se pela necessidade de preservação e cuidados com o meio ambiente, diante dos problemas de acumulo de resíduos gerados na cidade. Ao longo dos tempos a humanidade intensificou o processo de urbanização e o desenvolvimento industrial, sem se preocupar com o uso racional dos recursos naturais. Analisando os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós.                   Atualmente a luta pela conservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do ser humano no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano.

A problemática do lixo, se agrava entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar, além disso estamos na era da vida moderna, na correria do dia-a-dia, que faz com que muitas pessoas comprem alimentos prontos (fast-foods) fazendo uso de materiais descartáveis como copos, pratos, talheres, entre outras embalagens, que demoram anos para serem degradados.

[pic 2]

Fonte: http://porummundoeco.blogspot.com.br

A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem, pois engloba os processos de separação, descarte e recolhimento dos materiais. A disposição de lixo ou de resíduos diversos na superfície do solo causa inúmeros impactos ao ambiente e coloca em risco a saúde das pessoas, sobretudo daquelas que têm acesso ou contato direto com os lixões.

No caso brasileiro cerca de 35% do lixo produzido é passível de reciclagem, conforme demonstrado na Tabela 2.

[pic 3]

Fonte: http://www.recicloteca.org.br

O projeto ´´A Importância da Coleta Seletiva`` será desenvolvido no município de São José da Laje- AL e realizado de forma transdisciplinar buscando assim, cuidar da Saúde do meio ambiente e da saúde pública visando a participação ativa dos moradores e dos funcionários responsável pela limpeza da cidade. a fim de que os mesmos se tornem responsáveis pelo o meio em que vive, além de auxiliar na realização da implantação de coleta seletiva e promover a comunidade um ambiente mais limpo e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (333.6 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com