TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA NA SOCIEDADE

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE GUARULHOS

GABRIEL DE JESUS FERNANDES

A IMPORTANCIA DA ENGENHARIA NA SOCIEDADE

GUARULHOS- SP

2018

GABRIEL DE JESUS FERNANDES

A IMPORTANCIA DA ENGENHARIA NA SOCIEDADE

[pic 1]

GUARULHOS-SP

2018

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo a abordagem do tema a importância da engenharia na sociedade, será abordado parte da história da ciência assim como seu desenvolvimento ao longo da evolução da humanidade, aspectos de como a engenharia contribuiu para a sociedade e como ela mudou a vida das pessoas, serão citados alguns feitos primordiais para o desenvolvimento do homem.

  1. INTRODUÇÃO

A engenharia começa a partir do momento em que o ser humano tem necessidades e desenvolve ferramentas e métodos para suprir essas necessidades, podemos dizer que os primeiros feitos da engenharia têm início com o homo habilis, primeiro hominídeo do gênero homo, ele já desenvolvia ferramentas simples de pedra, com o passar dos anos o homo evoluiu para homo erectus e fez uma descoberta que mudou completamente seu estilo de vida, o domínio do fogo, isto foi um grande salto para o homem e para a engenharia, além de desenvolver processo para tratar a pele de animais e usar com vestimenta para proteger do clima.

Com o fogo foi possível cozinhar animais, moldar o ferro entre outras utilidades.

Com o aperfeiçoamento das ferramentas das armas o homem fez outras descobertas, criou outros métodos e tecnologias.

Hoje a engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturasmáquinasaparelhossistemasmateriais e processos, ela está dividida em aeras especificas dentre elas se destacam a engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia química e engenharia elétrica, nos processos de criação, aperfeiçoamento e complementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. Os engenheiros aplicam as ciências físicas e matemáticas na busca por soluções adequadas para problemas ou no aperfeiçoamento de soluções já existentes. Mais do que nunca, aos engenheiros é agora exigido o conhecimento das ciências relevantes para os seus projetos, o que resulta que eles tenham que realizar uma constante aprendizagem de novas matérias ao longo de todas as suas carreiras.

  1. A IMPORTANCIA DA ENGENHARIA NA SOCIEDADE

A atividade cientifica decorre de várias características do homem, como por exemplo, a curiosidade em observar os fatos ou fenômenos que ocorrem na natureza, a tendência de procurar repetir os fenômenos da natureza, a possibilidade de criar instrumentos e ferramentas, a inteligência para lembrar e relacionar os fatos, a imaginação para tentar explicar os “porquês” das coisas e fenômenos. (FELTRE, 1988)

O homem primitivo presenciava a eletricidade nos raios que cortavam a atmosfera em dias de tempestade. No século VI a.C., o filosofo grego Tales de Mileto notou que o âmbar (resina amarelada, extraída de vegetais fossilizados), quando esfregado em um tecido, adquiria a propriedade de atrair objetos leves, como pedaços de folha seca, fios de cabelo, etc. Hoje dizemos que o âmbar fica carregado de eletricidade estática ao ser esfregado em um tecido. (FELTRE, 1994). Foi o próprio nome grego do âmbar, Elétron, que surgiram as palavras elétron, eletricidade, etc. A partir do século XVIII foram fabricados os geradores eletrostáticos, que por meio de atrito geram e armazenam quantidades elevadas de eletricidades estática. Essas máquinas formam as precursoras dos modernos geradores de Van de Graaf, usados no estudo da estrutura atômica. (FELTRE, 1994). No entanto, a corrente elétrica tal como a conhecemos, que atualmente permite o funcionamento de centenas de aparelhos domésticos e industriais, so se tornou possível a partir do século XIX. (FELTRE, 1994).

Desde a pré-história o homem utilizou energia. Inicialmente para se aquecer e cozer seus alimentos. Com o passar dos séculos, para realizar sua agricultura, suas construções, seus deslocamentos, etc. Na vida moderna gastamos energia nos transportes (automóveis, trens, aviões, etc.), nas residências, industrias estações de tratamento de agua etc. (FELTRE, 1994).

De um modo bastante amplo, podemos dizer que a atividade cientifica começou com o homem pré-histórico, foi se aperfeiçoando até nossos dias e deu origem a todo o conforto material que hoje conhecemos (prédios, estradas, veículos, tecidos, medicamentos, etc.). (FELTRE, 1985)

A engenharia ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos. Por exemplo, o que pode ser feito com relação ás influencias da chuva ácida no meio ambiente, aos efeitos provocados pelo uso de alguns herbicidas e pesticidas, a destruição da camada de ozônio na parte superior da atmosfera, e à possível elevação no nível dos oceanos provocada pelo aumento da concentração de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera. (RUSSELL, 1994)

  1. GRANDES PERSONAGENS QUE INFLUENCIARAM NA ENGENHARIA

Alessandro Volta: Físico italiano, nasceu em Como, em 18 de fevereiro de 1745, e faleceu em 5 de março de 1827. Em 1779, tornou-se catedrático de física na universidade de Pávia. Em 1815, foi nomeado diretos da faculdade de filosofia de Pádua. Viajou muito pela Europa e conviveu com os cientistas famosos de sua época. Alessandro Volta refutou as ideias de Galvani sobre a existência de uma eletricidade animal. Para Volta, a perna da rã era simplesmente um condutor de eletricidade animal, que se contraia quando entrava em contato com dois metais diferentes. Estudou, então a reatividade de vários metais, notando que uns eram mais reativos que outros; isso foi, sem duvida, o embrião da “fila da reatividade dos metais” que hoje conhecemos. Aprofundando suas pesquisas, Volta construiu, em 1800, a primeira pilha elétrica, empilhando discos de cobre e zinco alternados e separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Foi desse empilhamento que surgiu o nome pilha. Desse modo, o homem conseguiu, pela primeira vez, produzir eletricidade na forma de uma corrente que flui continuamente. Essa experiência foi apresentada em Paris, em 1801 a Napoleão, que distinguiu Volta com a medalha da Legião da Honra. O sucesso da invenção de Volta foi tão grande que, imediatamente, muitos cientistas passaram a construir pilhas cada vez maiores para suas experiências; um exemplo foi a pilha de 2000 pares de placas, construída pela sociedade Real de Londres. Isso propiciou descobertas muito importantes nos campos da Física e da Química. Assim, por exemplo, o cientista inglês Humphry Davy (1778-1829) conseguiu, em 1807, isolar pela primeira vez o sódio e o potássio, por meio de eletrolises; no ano seguinte, Davy isolou o bário, o estrôncio, cálcio e o magnésio; foram então isolados seis novos elementos químicos em apenas dois anos. Do nome de Alessandro Volta derivam os termos: Volt, medida de diferença de potencial; voltímetro, aparelho para medida da diferença de potencial; Celula voltaica, para células eletrolíticas etc. (FELTRE, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com