TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

[pic 1]

ÉVERTON LUIS DE ARAUJO LIMA

RECICLAGEM

Canoas - RS

Junho/2015


 ÉVERTON LUIS DE ARAUJO LIMA

RECICLAGEM

                                           Trabalho  apresentado  ao  Curso  de  Engenharia                                            Ambiental  e  Sanitária da Universidade Luterana

                                           do Brasil, como requisito avaliativo da Disciplina

                                           de Recursos Naturais.

Orientador: Profº Paulo Cesar Pereira das Neves

Canoas - RS

Junho/2015

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Cores da reciclagem        11


LISTA DE TABELAS[pic 2]

Tabela 1 – Papel/Papelão        12

Tabela 2 – Metal        12

Tabela 3 – Plástico        12

Tabela 4 – Vidro        13

Tabela 5 – Relação entre Materiais e o seu Tempo de Decomposição no Ambiente        19


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        OBJETIVOS        7

2        LIXO x RESÍDUO E LIXÃO x ATERROS        8

3        O QUE É RECICLAGEM        8

4        IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM        9

5        POLÍTIVA DOS 5R’s        9

6        CLASSIFICAÇÃO DOS RECICLÁVEIS        10

7        RESÍDUOS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS        11

8       RECICLAGEM DE MATERIAIS ESPECIAIS.................................................................................13

9       LOGISTICA REVERSA....................................................................................................................17

10        DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS        18

11        LEGISLAÇÃO        20

11.1        LEGISLAÇÃO FEDERAL        20

11.2        LEGISLAÇÃO ESTADUAL        21

12        CONCLUSÃO....................................................................................................................................23

13        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24


INTRODUÇÃO

        Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade atualmente foi despertada pelo mundo moderno, e a partir deste momento tornou-se possível verificar os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

        Pois, até o início do século passado, o lixo gerado (restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos) reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema, principalmente nos países desenvolvidos.

        Com este crescimento acelerado da sociedade rompeu-se os ciclos da natureza, pois, extraímos mais e mais matérias primas da natureza, o que resulta no crescimento acelerado da produção de resíduos, interferindo diretamente no tempo em que o Meio Ambiente necessita para se regenerar, e como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou causador de doenças.

        Portanto, devemos observar a importância da reciclagem na atualidade, já que não permitimos que a natureza faça seu trabalho de forma gradual, temos que auxilia lá com a implantação do processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente, também se tornara fonte de renda para muitas pessoas, e para empresas ocasionara redução dos custos de produção.

  1. OBJETIVO

        Apresentar de uma forma sucinta a importância da reciclagem para Mundo Moderno, definindo o que vem a ser reciclagem e porque devemos adotar está prática no nosso dia a dia.

        Apresentar quais os rejeitos (resíduos) que geramos diariamente que podem passar pelo processo de reciclagem e serem reaproveitados, gerando um novo produto, empregos e retorno financeiro para inúmeras famílias, além de benefícios ao Meio Ambiente.

         Mostrar o que a Legislação determina a respeito da reciclagem, com a criação de leis, normas e procedimentos, que incentivem a reciclagem e definam padrões de tratamento, transporte e destinação dos resíduos.

  1. LIXO x RESÍDUO E LIXÃO x ATERROS

Lixo é todo o tipo de material inútil que é gerado pelas pessoas e pelas indústrias, e que não pode ser mais reciclado ou reutilizado. Ele era, e hoje ainda é descartado muitas vezes de forma indevida em lixões, que são grandes áreas, a princípio afastada das cidades e sem qualquer tipo de estruturação para receber este lixo. Não apresentam nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, permitindo que o chorume (líquido preto que escorre do lixo) penetre pelo solo levando substancias contaminantes para o lençol freático. Além, de propiciar a proliferação de vetores como moscas, pássaros (pombas) e ratos que tornam do lixão seu habitat e podem transmitir doenças para as pessoas. (SEMA-PR, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com