TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TI NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 13

BRÍGIDO CONRADO DE BRITO FREITAS

A IMPORTÂNCIA DA TI NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES.

Projeto de pesquisa científica apresentado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA),  Campus de Pau dos Ferros como pré-requisito na avaliação da disciplina de Filosofia da Ciência e Metodologia Científica do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI).

Professor(a): KATIA CILENE DA SILVA SANTOS

Pau dos Ferros – RN

2018

[pic 1]

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        3

2- OBJETIVOS        4

3- JUSTIFICATIVA        5

4- REVISÃO TEÓRICA        6

   4.1- ASCENSÃO TECNOLÓGICA AO MUNDO CONTEPORÂNEO        6                  5

   4.2- O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES        7

   4.3- A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DECISÓRIO        8

5- METODOLOGIA        9

6- CRONOGRAMA        10

7- BIBLIOGRAFIA        11

  1. INTRODUÇÃO              

Na era atual em que vivemos a tecnologia se tornou essencial para as organizações, e esse fato, faz com que seja praticamente inviável uma empresa sobreviver sem o auxílio da mesma. O fato é que estamos vivenciando a era da tecnologia, e sua ascensão no mundo traz consigo transformações, principalmente no âmbito empresarial, no qual, exigirá ainda mais das organizações, visto que, o mercado se torna cada vez mais competitivo, e a demanda por eficácia e agilidade torna-se maior.

As organizações são bombardeadas diariamente com imensos fluxos de informações geradas incessantemente, podendo acarretar diversos problemas, como por exemplo: A redundância de dados desnecessários. Esse fato prejudica de maneira significativa os níveis hierárquicos da organização. A tecnologia da informação (TI) surge para auxiliar nesse processo proporcionando assistência, de maneira que, as informações que chegam são melhores avaliadas para que as mesmas possam ser transformadas em oportunidades. O processo decisório é parte imprescindível na regência de uma empresa, visto que, o mercado vem sofrendo com constantes mudanças, na qual, as tomadas de decisões precisas são fundamentais para a continuidade da empresa.

Nesse sentido o uso e a compreensão da importância da TI, não apenas como uma ferramenta lucrativa, mas como um amparo a diversas necessidades de gestão, organização e compreensão do âmbito empresarial.

  1.  OBJETIVOS                  

2.1- OBJETIVOS GERAL

O objetivo desse projeto de pesquisa elaborada por meio de analises de pesquisas, bem como, pela vasta abordagem bibliográfica, é de disseminar a importância da TI, como ferramenta essencial nas organizações, pois a tecnologia da informação se tornou imprescindível tanto na manutenção, quanto no desenvolvimento das empresas. Aplicando-se em questões como: auxilio no processo decisório, no aprimoramento com relação ao ambiente de atuação e proporcionar melhor conectividade entre os setores das organizações.

2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer relações e controle das informações de grande relevância.
  • Planejar onde e quando a empresa deve competir.
  • Unir os setores das empresas para crescimento geral.


  1.  JUSTIFICATIVA                

Muitos fatores podem influenciar tanto no decaimento como no progresso de uma empresa, porém um fator determinante em qualquer situação de uma organização é chamado de ‘processo decisório’, caracterizado por ser parte crucial para o desenvolvimento da instituição.

Nesse contexto, ao indagar sobre o processo decisório, é valido salientar que uma decisão acertada passa por diversos processos para que possa chegar como sendo a decisão adequada, a TI por sua vez, pode atuar de forma significativa, pois as informações são melhores processadas, bem como é possível manter o controle da imensa quantidade de informações. Seguindo nessa perspectiva, as organizações vão ser mais flexíveis em âmbito geral, possibilitando dessa forma o ganho de maior agilidade e eficiência  tanto em questões decisórias como mercadológicas.

Dessa forma, leva-se em consideração acerca do uso de técnicas computacionais no auxílio ao processo decisório, para que se possa ter melhor controle das informações recebidas e geradas. Seguindo esse contexto, a sua realização pode trazer incontáveis benéficos futuros, uma vez que, são as decisões que tração o rumo da empresa.        

  1.  REVISÃO TEÓRICA

A tecnologia da informação pode ser aplicada a diferentes contextos, logo para se compreender onde e quando aplicar a TI em uma empresa, é importante primeiramente avaliar questões como, seu surgimento, possíveis transformações e impactos e entender como se dá o processo decisório.        

4.1- ASCENSÃO TECNOLÓGICA AO MUNDO CONTEMPORÂNEO  

O mundo contemporâneo é dotado de um grande fluxo de informações, decorrentes dos inúmeros avanços tecnológicos, possibilitando ao homem desta maneira, a criação de diversas formas de facilitar sua rotina. Ao se atentar sobre evolução da tecnologia nas organizações, Michael, Ireland e Robert (2011, p. 10), ressaltam que, “Tanto o ritmo da mudança na tecnologia da informação quanto a sua disseminação continuará aumentando”.

A tecnologia foi de fato o passo primordial para a ascensão do homem a diversos campos da ciência, bem como ao sistema produtivo mais eficaz. Ao indagar o processo da evolução tecnológica nos sistemas empresariais, Chiavenato (2014, p. 414) afirma que “O desenvolvimento da tecnologia sempre constitui a plataforma básica que impulsionou o desenvolvimento das organizações e permitiu a consolidação da globalização.” O mundo atual vem vivenciando incontáveis transformações devido ao avanço constante na tecnologia, do mesmo modo, as organizações passam a vivenciar estas diversas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com