TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da TI no processo de tomada decisorio de grandes empresa

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

PAULO VITOR DO PRADO CAMPOREZ

A IMPOTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES CONTÁBEIS DE GRANDES ORGANIZAÇÕES DE ROCHAS ORNAMENTAIS.

COLATINA

2017

1 PROBLEMA DE PESQUISA

        Este projeto de pesquisa propõe analisar o uso da tecnologia da informação como ferramenta no processo decisório de grandes organizações, neste caso será analisado as empresas do Grupo Guidoni. Para isso, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: Como a tecnologia da informação pode ajudar no processo de tomada de decisão das empresas do Grupo Guidoni?

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este trabalho aborda as contribuições da tecnologia da informação, para o processo de tomada de decisões de grandes organizações de rochas ornamentais..

2.1 CONCEITO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

Segundo Alecrim (2011), “a tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais”. A tecnologia da informação pode ser considerada muito mais que uma rede de computadores interligada entre si, segundo Carvalho e Moreno (2010). “A Tecnologia da Informação (TI) não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática” e um bom planejamento usando a tecnologia da informação facilitará o acesso não só empresarial como também casual. Carvalho e Moreno (2010) afirmam que a difusão social da informação em larga escala de transmissão ocorreu a partir desses sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado. Com prestação de alguns serviços de diversas formas variadas, a tecnologia da informação abrange muitas áreas como em planejamento de sistemas, suporte a software e hardware, processo de produção e operação, banco de dados, infraestrutura gestão de recursos, entre outros. O profissional que se especifica em cada área citada, por exemplo, em desenvolvimento, mas também há profissionais que atuam apenas com softwares comerciais (como ERP’s); outros trabalham apenas com a criação de ferramentas para dispositivos móveis, outros que concentram suas atividades na internet. Para Alecrim (2011) “a Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, a informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável”. A tecnologia da informação é vista como uma área abrangente e com diversas subáreas estando essas em constante crescimento. A cada dia que a tecnologia avança, junto com elas diversas outras áreas se adaptam ao uso dessa tecnologia para melhorias de seus serviços e execução.

2.2 A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA NA SOCIEDADE

 

         A tecnologia da informação sempre esteve presente na sociedade desde o tempo primitivo. Ainda que de forma rudimentar, as pessoas das comunidades se comunicavam utilizando técnicas para estabelecer um relacionamento entre si, como por exemplo, a comunicação por meio de desenhos ou escritas em paredes. Com o passar do tempo, a evolução e a consequente transformação do ser humano, tanto intelectualmente quanto no aspecto comportamental, deu início a novas técnicas e práticas, sendo posteriormente aperfeiçoadas e incorporadas no cotidiano das pessoas.

        Esse processo evolutivo criou uma nova dinâmica de relacionamento entre as pessoas, que passaram a viver na chamada sociedade da informação. Para conceituar esse novo nível de relações interpessoais é necessário considerar os avanços tecnológicos e de comunicação. Segundo Lucena (1998,p. 87)

a sociedade da informação é determinada pela integração das tecnologias de informação (particularmente microeletrônica) e de comunicação à vida social, profissional e privada, junto com a percepção da informação como fator estruturante da sociedade e insumo básico de produção (intelectual, cultural e econômica).

     Assim foram surgindo diversas técnicas para que servissem de aprimoramento da comunicação, tais como a escrita, a comunicação por meio do telefone, televisão, rádio, entre outros. Mais tarde com a invenção e popularização do computador, a comunicação, bem como o volume de informação produzida e disseminada cresceram de forma exponencial, em razão da praticidade e agilidade com que é criada e compartilhada.

      Atualmente, a tecnologia da informação facilitou as atividades da nossa sociedade, pois antes o que era feito manual agora é feito com o uso de programas e softwares desenvolvidos justamente para facilitar as atividades humanas, trazendo alta velocidade, precisão e segurança nos procedimentos e informações.

    Tudo isso levou o ser humano a viver na era da informação, na sociedade da informação, uma vez que agora não é só o homem que molda a tecnologia, mas também agora a tecnologia molda a vida do homem em um processo de codependência, em que às vezes não fica bem definido quem é criador e criatura, visto que não só a tecnologia, mas algumas pessoas também podem ser consideradas produtos dessa sociedade.

Caminhamos para um estágio em que o desenvolvimento dessa sociedade será caracterizado pela capacidade de seus membros (cidadãos, empresas e administração pública) de obter e compartilhar qualquer informação, instantaneamente, de qualquer lugar e da maneira mais adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (157.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com