TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO AMIDO DE MILHO COMERCIAL NA PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO PRODUZIDO EM RESIDÊNCIAS

Por:   •  15/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

ELISA CLARA SILVA OLIVEIRA

INFLUÊNCIA DO AMIDO DE MILHO COMERCIAL NA PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO PRODUZIDO EM RESIDÊNCIAS

PATOS DE MINAS

2021

ELISA CLARA SILVA OLIVEIRA

INFLUÊNCIA DO AMIDO DE MILHO COMERCIAL NA PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO PRODUZIDO EM RESIDÊNCIAS

Projeto de pesquisa apresentado à Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas com orientação da professora doutora Sandra Lúcia Nogueira.

PATOS DE MINAS

2021

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 OBJETIVO GERAL        4

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

1.3 JUSTIFICATIVA        5

2 REVISÃO DA LITERATURA        5

2.1 AMIDO        5

2.1.1 Amido de milho        6

2.1.2 Amido na produção de papel        6

2.2 PAPEL        6

2.2.1 Produção de papel        7

2.2.2 Reciclagem de papel        7

3 METODOLOGIA        8

3.1 PREPARAÇÃO DO PAPEL        8

3.3 ADIÇÃO DE AMIDO DE MILHO        9

3.4 SECAGEM        10

3.5 TESTE DE CARACTERIZAÇÃO                                                            11

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES         11

5 REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

Segundo Roberto Paiva do Jornal Hoje, o Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de papel por mês, sendo que somente 3% desse número é reciclado. Além da superlotação em lixões e aterros sanitários, o descarte indevido do papel polui rios, lagos e oceanos, acabando com a biodiversidade aquática e causando problemas nas cidades brasileiras como as enchentes (AEMS, 2013).

O papel é produzido através da extração da celulose em madeiras. Essas árvores em sua grande maioria não são frutos de desmatamento e sim são árvores de reflorestamento, ou seja, são plantadas para este fim. No entanto, o maior problema na fabricação de papel não é o desmatamento e sim a quantidade de água utilizada no processo. Estima-se que cerca de 10 L de água são usados para produzir apenas uma folha de papel A4, dá-se aí a importância de achar outras fontes para fabricação de papel (AEMS, 2013).

Uma dessas fontes é a própria reciclagem, além de reutilizar o papel já fabricado impedindo que o mesmo vá parar em locais indevidos, há um menor uso de fontes como a madeira e a água. A reciclagem só é possível pois, para suprir a necessidade das características das fibras do papel que são perdidas no papel reciclado, são utilizados aditivos industriais que promovem a reposição dessas fibras. Um desses aditivos é o amido, sendo este responsável por garantir a reposição de fibras e também ajudar a manter a cor branca do papel.

O amido é a principal fonte de carboidrato encontrado em vegetais, tendo grande importância tecnológica na indústria. O amido recebe o nome do vegetal que é extraído, como por exemplo o amido de milho que é extraído do milho. Quando em contato com água se transforma em pasta sendo utilizado na produção de alimentos, produtos farmacêuticos, aditivos industriais entre outras aplicações.

Desta forma, o presente trabalho de pesquisa visa através de experimentos, validar a importância da utilização do amido de milho como reposição de fibras no papel reciclado. Os experimentos foram realizados em casa de maneira simplificada, com utilização de equipamentos domésticos para toda a preparação. Para comprovar a eficiência do amido de milho no papel, serão realizados testes nos laboratórios do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

1.1 OBJETIVO GERAL

O projeto tem como objetivo realizar a reciclagem de papel com a adição de diferentes porcentagens de amido de milho e analisar a influência nas características finais do papel em relação com a quantidade de amido de milho inserida no processo de reciclagem.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever e aperfeiçoar a maneira de realizar a reciclagem de papel sem auxílio de equipamentos de laboratórios;
  • Analisar as características do papel reciclado;
  • Analisar as características do amido de milho;
  • Analisar a interferência positiva ou negativa do amido de milho no papel reciclado.

1.3 JUSTIFICATIVA

O papel tem várias utilizações no mundo moderno, é encontrado nos livros, cadernos, jornais, adesivos e até mesmo em embalagens. Seu processo de fabricação ao passar dos anos se tornou mais tecnológico e principalmente ecológico com a utilização de fontes renováveis como a madeira de reflorestamento.  Além disso, o papel passou a ser reciclado diminuindo o acúmulo do mesmo em lixões e aterros sanitários.

 Essa reciclagem só é possível pois nos processos de fabricação são adicionados produtos para suprimir a perda de fibras que são essenciais para garantir resistência mecânica ao papel. Um desses produtos é o amido derivado do milho, pois além de ser uma alternativa barata, suas propriedades físicas e químicas garantem com que as perdas de resistência mecânica causada pela falta de fibras da matéria prima sejam compensadas.

Desta forma, o presente trabalho de pesquisa pretende produzir papel reciclado com adição de amido de milho e verificar através de testes de resistência mecânica suas características finais, comprovando a eficiência do amido como reposição de fibras em auxiliar os processos de fabricação de papel reciclado.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 AMIDO

O amido é um carboidrato de reserva encontrado em diversas espécies de vegetais como: grãos de cereais, raízes e tubérculos. Suas propriedades caracterizam grande parte de produtos processados além do valor tecnológico (WALTER, SILVA e EMANUELLI, 2005).

 Segundo a Agência Brasileira De Normas Técnicas – ABNT (1978), o amido é um produto amiláceo extraído das partes aéreos comestíveis dos vegetais, seu nome deve ser composto a partir da planta que ele é extraído, no caso deste estudo, o amido é extraído do milho, portanto é denominado amido de milho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com