TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA NO BRASIL

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UBM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INFRAESTRUTURA PORTUARIA NO BRASIL

barra mansa – rj

SETEMBRO/2018


INFRAESTRUTURA PORTUARIA NO BRASIL

barra mansa – rj

SETEMBRO/2018

OBJETIVO

Neste trabalho será apresentado as situações portuárias no brasil e no mundo, como são realizados, suas principais características e desvantagens, com isso, permitindo obter o conhecimento em uma rica fonte de transporte.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1:  Método de experimentos        Erro! Indicador não definido.

Figura 2: Ensaio de Líquido Penetrante        Erro! Indicador não definido.

Figura 3: Ensaio de Tração        Erro! Indicador não definido.

Figura 4: Ensaio de Dureza        Erro! Indicador não definido.

Figura 5: Ensaio de Ultrassom        Erro! Indicador não definido.

Figura 6: Inspeção Termográfica        Erro! Indicador não definido.

SUMÁRIO

1        INTRODUçÃO        1

2        DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Funcionamento        5

2.2 Aplicação        7

3        conclusão        8

  1. INTRODUçÃO

Existem três grandes momentos na história portuária do Brasil: em 1500, quando da chegada dos primeiros navegadores europeus em terras inicialmente chamadas de Santa Cruz e depois Brasil; em 1808, quando D. João VI anunciou para o mundo a abertura dos nossos portos para o comércio exterior; e em maio do ano passado, quando o presidente Lula criou a Secretaria Especial de Portos, na perspectiva de tornar os portos brasileiros mais competitivos, mais modernos e velozes, capaz de se igualarem aos principais portos do bloco de países do primeiro mundo. 
Extremamente emblemático no contexto da nossa historiografia, esses 200 anos de “abertura dos portos” nos leva a uma reflexão sobre o sistema portuário brasileiro. Principalmente quando a economia mundial exige que o tráfego de mercadorias desde as suas fontes de produção chegue mais rápido, sempre em maior volume e seguros aos mercados consumidores. E tudo isso passa pelos nossos portos. Apesar do seu enorme potencial, as exportações brasileiras representam apenas 3% dos volumes movimentados em todo o mundo.

O Brasil encontra-se em fase de crescimento, quando falamos em portuária, porém, com muitos problemas no que diz respeito às operacionalizações, já ao falar de portuária internacional encontramos problemas similares ao do Brasil, falta uma base sólida e coerente para o planejamento da capacidade necessária dos portos. 

[pic 2]

[pic 3]

        

  1. DESENVOLVIMENTO

O Brasil tem uma faixa costeira de 8.698 km de extensão, 50.000 Km de rios navegáveis e cerca de 98% do comércio exterior brasileiro circula por meio de nossos portos, movimentando recursos de aproximadamente U$ 100 bilhões por ano, demonstrando assim, a importância da atividade portuária para a economia brasileira.

A competição internacional no transporte de cargas marítimas, impulsionada pela globalização da economia, traz, na sua esteira, um processo de ruptura entre o modo de produção do porto antigo e as modalidades de gestão, operacionalização e funções de um porto moderno. O processo iniciado por meio de grandes movimentações de cargas, reforçado pela mundialização da produção, penetrou nas cidades portuárias de forma determinística e impositiva. Ao mesmo tempo, as novas perspectivas para a mobilização de cargas solicitam capacidades e organização estratégicas que devem ter como foco central o binômio eficácia/eficiência.

A partir dos anos 1990, com a intensificação do processo de globalização, caracterizado pela crescente integração das esferas da produção, do consumo e da circulação em todas as escalas geográficas, novas demandas foram colocadas sobre os portos. No caso do Brasil, a ausência de uma política portuária nacional conferiu às iniciativas, federais ou locais, um caráter fragmentado. Apesar dos resultados operacionais positivos, as inovações institucionais, mais especificamente em termos de governança portuária, são escassas. Criar uma nova cultura portuária é um desafio central para a definição de políticas públicas inovadoras e a transformação dos portos em vetores de desenvolvimento.

O processo de modernização portuária, implementado no brasil a partir da lei nº 8.630/93, buscou solucionar os problemas gerados pelos altos custos, baixa produtividade, serviços não-competitivos, excesso de pessoal, subsídios e burocracia governamental. Tais características levaram a um intenso processo de reestruturação e reformas nos portos, a fim de compatibilizá-los com o acelerado incremento comercial entre países e blocos econômicos e a demanda por eficiência produtiva.

A Lei 8.630/93 estabeleceu o conceito de Porto Organizado, dentre outros, visando fundamentalmente estimular os arrendamentos, o aumento da eficiência operacional nos portos, à redução de custos e, consequentemente, à promoção do porto à condição de veículo logístico moderno voltado à facilitação e ao estímulo de fluxos comerciais crescentes e sustentáveis. A importância estratégica dos portos para o País é incontestável. Os portos brasileiros ainda se encontram em processo de modernização, não apenas no tocante ao maquinário, como também no que se refere a sua logística operacional. Passados quase 15 anos da promulgação da Lei nº 8.630/93, há muitas razões para acreditar que o processo brasileiro de reestruturação portuária ainda está incompleto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (429.4 Kb)   docx (367.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com