TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA AÉREA NO BRASIL COMPARADO COM OUTROS PAÍSES

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA AÉREA NO BRASIL COMPARADO COM OUTROS PAÍSES

Joel M. Farage

Juliana Alves Vieira Campos da Silva

Julio Cesar Silva Santos

Karen Almeida Bras da Silva

Laila de Souza Marinho da Silva

  1. PROBLEMÁTICA

O transporte de cargas atualmente no Brasil possui problemas emergenciais, principalmente no tempo em que as mercadorias levam para serem transportadas, na segurança e na garanta da integridade no manuseio. Diminuir custos logísticos de distribuição, avarias e armazenagem, são fatores primordiais para uma empresa crescer e aumentar a sua lucratividade, além disso, reduzir o tempo de entrega é um dos pontos essenciais para garantir a satisfação e fidelidade dos clientes. Em relação a esses apontamentos, o Brasil tem enfrentado grandes dificuldades há muito tempo, de acordo com a CNT (Confederação Nacional de Transportes) o modal rodoviário, responsável por 60% da movimentação de mercadorias no Brasil, é prejudicado pelo baixo índice de rodovias pavimentadas com apenas 12% em todo país. No modal ferroviário existe a irregularidade de distribuição pelo território nacional e a falta de investimentos em infraestrutura, com malha de apenas 3,1 metros por km² (ESCOLA, Equipe Brasil. "Transporte ferroviário no Brasil").

Diante desses gargalos e com as exigências de mercado cada vez mais imediatistas, entende-se que o transporte aéreo é uma grande oportunidade de escoamento na distribuição de cargas. Porém, no Brasil existem desafios em comparação a outros países, como a infraestrutura, onde os principais aeroportos brasileiros já operam próximos dos seus limites de capacidades operacionais, enquanto o aeroporto de Madri dobrou de tamanho com construção de novas pistas e terminais. Nova Iorque, Chicago e Londres também possuem projetos de construção de novos aeroportos. Outro fator são os impostos elevados, chegando aos 39%, concorrendo com países com taxas bem menores como, 7,5% nos Estados Unidos e 16%, em média, na União Europeia. Além disso, o horário de atendimento da Receita Federal brasileira é reduzido, fiscais de liberação trabalham apenas durante o expediente comercial, enquanto no mundo todo o serviço é de vinte e quatro horas por dia e sete dias semanais. (Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan).

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente, de acordo com os reflexos da pandemia (COVID-19), a população passou a utilizar frequentemente o comércio digital para consumo de produtos de diversos segmentos, induzindo diretamente as cadeias logísticas de compras pela internet, movimentando mercadorias que necessitam de velocidade de entrega com valores que justificam o deslocamento aéreo. Infelizmente no Brasil não há um sistema de entrega rápida (Feeder Liner) entre os principais aeroportos, de acordo com o exemplo nos Estados Unidos, a empresa Fed-Ex tem a segunda maior frota de aeronaves do mundo, é a maior empresa de entregas rápidas do planeta, faturando anualmente US$ 40 bilhões. Possui um sistema logístico com funcionários e equipamentos qualificados para manusear as cargas com eficiência em todos os procedimentos.

Com isso, entende-se que, com a elasticidade de crescimento do setor aéreo brasileiro, impulsionar o aumento da economia com investimentos no setor aéreo é promissor para o país, integrando as suas regiões com maior agilidade e segurança. Nem sempre a opção de menor frete representará o menor custo total, a exemplo disso é notável que os custos de manipulação de carga, geralmente maiores no modal marítimo, como o adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, que corresponde a 25% do frete marítimo, é inexistente no transporte aéreo, além disso há possibilidade de aumento do transporte terrestre em caso de utilização do transporte marítimo, dependendo da localização do porto. (Transporte Internacional de Cargas - Guilherme Bergmann Borges Vieira). Por isso, investir na infraestrutura do modal aéreo elevando a intermodalidade do transporte brasileiro, reestruturar as políticas de atendimento à liberação de cargas e diminuição tributária, assim como países afora, aumentarão o nível de desenvolvimento socioeconômico do país, reduzindo desequilíbrios dos problemas enfrentados pelos consumidores.

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

O presente trabalho visa como objetivo geral, primordialmente promover uma comparação no que tange os modelos de transporte aéreo em território brasileiro e em território norte americano, de acordo com os serviços de aviação e analisar a dinâmica de distribuição de cargas no transporte aéreo nacional e internacional na perspectiva do Brasil. Por objetivo específico, identificar quais são as soluções que o Brasil vem produzido para a melhora do modal aéreo e quais são as expectativas quanto a isso, e como as buscas por soluções diante dos desafios encontrados estão sendo encaminhadas na busca de alternativas.

  1. METODOLOGIA

Para compreensão da pesquisa científica apresentada, foram utilizadas metodologias em seu desenvolvimento, dentre elas a etnográfica, que visa compreender o cotidiano dos processos nas suas modalidades. Além dela, a pesquisa do participante, onde o pesquisador se coloca na postura de identificação com os pesquisados para observar os problemas encontrados, interagindo com eles em todas as situações e ações.

Além disso, a pesquisa de ação também foi aplicada, onde compreende e visa intervir na situação relatando a problemática, destacando que para todo o problema existe uma solução, e para toda solução há uma ação. Assim, ao mesmo tempo que se realiza a análise para se obter um diagnóstico de determinada situação, a pesquisa apresentada foi realizada para tentar resolver parte do problema aéreo no Brasil, comparando-o com outros países é observado que ainda há muito o que evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com