TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E COMPETITIVIDADE ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL X CHINA

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.929 Palavras (32 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]


LOGÍSTICA



INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA E COMPETITIVIDADE

ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL X CHINA

ALINE BASTOS

AMANDA SPREY

EDUARDO AMARAL

GABRIELA LEANZA

ADMINISTRAÇÃO

TB - 2016.1

Professor: Paulo Sérgio

Rio de Janeiro

        Maio de 2016

Sumário

1.        Descrição do Projeto        

2.        Fundamentação        

3.        Introdução        

4.        Referencial Teórico        

5.        Logística        

6.        Infraestrutura logística        

7.        Infraestrutura logística no Brasil        

7.1.        Estrutura dos Modais        

7.1.1.        Aéreo        

7.1.2.        Rodoviário        

7.1.3.        Ferroviário        

7.1.4.        Aquaviário        

7.1.5.        Dutoviário        

8.        Infraestrutura logística na China        

8.1.        Estrutura dos Modais        

8.1.1.        Aéreo        

8.1.2.        Rodoviário        

8.1.3.        Ferroviário        

8.1.4.        Aquaviário        

8.1.5.        Dutoviário        

9.        Análise Comparativa: Brasil X China        

10.        Conclusão        

11.        Bibliografia        

Descrição do Projeto

A principal preocupação das empresas e países ao redor do globo está focada em como ofertar produtos e serviços aos seus consumidores de uma maneira rápida, segura e pouco custosa, a fim de que assim possam estar em vantagem quanto aos seus concorrentes. Com a crescente oferta dos mais variados produtos, a competição é realidade no mercado.  

Contudo, para que esses empreendimentos sejam competitivos e possam desempenhar suas atividades de forma mais rápida e menos custosa do que os demais, se faz necessário haver um suporte estrutural logístico que consiga sustentar esse processo. Essa estrutura compreende principalmente modais de transporte, terminais, centros de distribuição, vias de escoamento de produtos, entre outros.

A realidade atual é de que alguns países como o Brasil estão perdendo espaço no cenário comercial internacional exatamente pela falta de eficiência causada por esta infraestrutura logística fraca ou muitas vezes inexistente. Enquanto outros países como a China que se propuseram a investir em infraestrutura desde o começo da sua abertura econômica, o que corroborou para que ela se tornasse essa imensa potência altamente competitiva no comércio internacional.

Fundamentação

A logística é a área responsável pelo gerenciamento do fluxo de produtos, desde o ponto de fornecimento até os pontos de consume que objetiva suprir as necessidades do consumidor e reduzir os custos destas atividades. Sendo assim, esta tem suma importância, pois proporciona uma forma de gestão que promoverá a competitividade e qualidade ao consumidor. Por isso, a logística tem absorvido um papel cada vez mais importante para muitos negócios.

Dentro do contexto da logística, existe o conceito de infraestrutura logística que compreende todos os elos e partes da cadeia logística e esta pode garantir o sucesso ou resultar no fracasso de um negócio.

É importante mencionar o quanto a logística é fundamental para o desenvolvimento global e conexão dos quatros cantos do mundo. Ao nível de país, pode- se afirmar que se estes investem na consolidação de uma infraestrutura madura de logística detêm uma vantagem competitiva em relação aos demais.

Desta maneira, serão definidos quais fatores logísticos e estruturas cooperam para o sucesso e competividade de alguns países em detrimento dos outros e além de como os países de sucesso no quesito logística podem servir de benchmarking para os demais. A motivação deste trabalho refere-se a entender as diferenças logísticas entre China e Brasil, que fazem com que o primeiro seja o 28º no ranking do índice de desempenho logístico do Banco Mundial, enquanto este último amarga a 65º posição no mesmo ranking.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)   pdf (579.7 Kb)   docx (915.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com