TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIMENTOS E INFRAESTRUTURA NO BRASIL E NO MUNDO

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

INVESTIMENTOS E INFRAESTRUTURA NO BRASIL E NO MUNDO

1 INTRODUÇÃO

Infraestrutura é o conjunto de atividades e estruturas da economia de um país e permite que haja a produção de bens e serviços, que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades.

2 DIVIDE-SE EM 3 SEGMENTOS: SOCIAL, ECONÔMICO E URBANO

2.1 SOCIAL:

A ênfase recai sobre a análise dos sistemas de provisão e equipamentos de suporte aos serviços sociais e de sua distribuição no território nacional, num esforço, de certa forma complementar, destaca-se, neste caso, a necessidade de se disponibilizar essas infraestruturas sociais nas diversas porções do território, como é o caso de alguns equipamentos de saúde, educação, previdência, assistência, entre outros.

Exemplos de infraestrutura social no Brasil:

O maior programa de habitação da historia do Brasil é também o mais bem sucedido. Com o Minha Casa, Minha Vida multiplicaram-se os investimentos em moradia e vem diminuindo o déficit habitacional no país, um problema que parecia insolúvel porque nunca havia sido enfrentado, investimento recorde rompe apagão do saneamento básico.

Energia elétrica ilumina vidas no interior do Brasil, a “Luz para todos”, criado em 2003, mudou a vida nos sertões e nas florestas brasileiras. Ao assegurar o acesso á luz elétrica para 15 milhões de brasileiros..

2.2 ECONÔMICA:

De acordo com o Banco Central, infraestrutura econômica abrange os principais setores que subsidiam os domicílios e a produção. Sua função precípua é a de dar apoio as atividades do setor produtivo.

A infraestrutura econômica tem uma condição indispensável para que o país possa desenvolver contagens competitivas alcançando maior grau de especialização produtiva. Os investimentos elevam a competitividade sistêmica da economia, melhorando as condições de transportes comunicação e fornecimento de energia. Impactam na economia por meio de canais diretos - como a expansão da capacidade de abastecimento ou o escoamento da produção – indiretos, melhoria na produtividade total dos fatores, proporcionando o dessem econômico.

Para Levy (2015), um dos focos do governo (...) será tentar impulsionar o mercado de capitais voltado para projetos de infraestrutura. A ideia é atrair investimentos a taxas cada vez memores para financiar projetos em diversas áreas, como energia e transportes.

O conjunto da infraestrutura econômica constitui no mecanismo concreto de articulação das economias nacionais, e destas como a economia mundial, ao possibilitar a materialização dos fluxos de comercio. Cada setor da infraestrutura econômica tem um impacto direto ou indireto sobre as empresas e as industriais. Estes podem ampliar a capacidade produtiva por meio de custos tecnológicos, capacidade de distribuição.

2.3 URBANIZAÇÃO:

O processo de urbanização e crescimento demográfico brasileiro hoje tem uma realidade de inchaço das metrópoles brasileiras, com mobilidade urbana eficiente, pois a falta de uma política publica eficiente e abrangente implica um transporte sem eficiência, o que resulta em um aumento da densidade habitacional em bolsões de pobreza próximos aos setores de serviços, empregos e diversões que o município oferece e concentra, e que estão localizados em sua zona legal.

Para amenizar esses problemas de urbanização a Constituição Federal de 1988, derrogou ao município o papel de regular a política urbana das cidades.

As taxas urbanas podem mais vezes incrementar o investimento de atividades municipais especifica, sem as vinculações obrigatórias para a saúde, educação ou pagamento da divida publica.

2.4 INFRAESTRUTURA NO MUNDO

100 Projetos de Infraestrutura, levantamento que destaca os principais projetos que estão estimulando o investimento em infraestrutura ao redor do mundo. Um painel global composto por especialistas setoriais identificou as iniciativas mundiais mais inovadoras e impactantes, mostrando como os governos estão se unindo ao setor privado para superar as restrições de captação de recursos para financiar e construir projetos que possam melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com