TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCAL

Por:   •  22/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCAL

Atividades Práticas Supervisionada

Trabalho escrito do projeto de instalação elétrica residencial realizado em uma maquete, que foi baseada em uma residência real, o projeto será a avaliação das atividades práticas no curso de Engenharia Civil.

Supervisão: Prof.ª Michele Coelho

BRASÍLIA

2016

CURSO ENGENHARIA CIVIL: TURMAS P e Q  TURNO: NOTURNO

INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL

Atividades Práticas Supervisionada

BRASÍLIA

2016

RESUMO

O objetivo desse trabalho é descrever todo o processo do projeto de instalação elétrica residencial realizado em uma maquete. Todo o projeto foi baseado em uma residência real, e em conformidade com as prescrições da NBR 5410/2004 e a ABNT NBR 6227. A maquete projetada tem 1,2 m de comprimento e 0,6 m de largura, possui cinco cômodos, sendo que cada cômodo é iluminado por uma ou duas lâmpadas levando em conta a sua dimensão, a quantidade tomadas e interruptores variam em cada compartimento devido a sua extensão e de acordo com a norma técnica. Também montamos um painel para facilitar o entendimento do projeto e auxiliarmos na apresentação. Inicialmente aprestaremos os critérios para construção e realização do projeto, em seguida descrevemos todos os procedimentos realizados.

1 INTRODUÇÃO

A energia elétrica está presente em praticamente tudo no nosso dia-a-dia, seja para iluminar as residências, no funcionamento dos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, nos empreendimentos, como indústria, empresas, edifícios.

Para usarmos a eletricidades nas nossas casas, nos prédios, nas industrias, são necessárias instalações que distribuirão a energia para os todos os compartimentos, (o que são essas instalações, o que contém), no planejamento de uma construção é necessário a elaboração de um projeto elétrico, este por vez deve ser elaborado com cálculos e normas técnicas, a fim de garantir a segurança e a comodidade do ambiente.

O objetivo do projeto da construção da maquete com a instalação elétrica é familiarizar os alunos com as atividades práticas de um engenheiro, aplicando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na sala de aula.

2 O PROJETO

2.1 A escolha do projeto

O projeto consistir em construir uma maquete residencial, seguindo todos os critérios de uma residencial real, com lâmpadas, tomadas, interruptores. O projeto elétrico deve atender as regras das normas técnicas NBR 5410 e NBR 6227 ANBT.

A construção da maquete deve obedecer alguns critérios, conforme seguem abaixo:

  • A maquete precisa ter no mínimo três cômodos, sendo que todos devem conter lâmpadas e interruptores, o maior cômodo terá que ter no mínimo duas lâmpadas e dois interruptores;
  • Terá que ter luzes internas e externas
  • Uma chave geral
  • E alimentação elétrica que pode ser de pilhas ou baterias.

Em uma primeira reunião fizemos a escolha do melhor projeto obedecendo uma série de critérios como: um projeto viável, possível e econômico. Fizemos a escolha do melhor material a ser utilizado para edificação da maquete e optamos pelo MDF(Placa de fibra de média intensidade), por ser um material resistente e de eficiente acabamento.

Iniciamos então a elaboração do projeto utilizando o Autocad 2015, sendo este elaborado sobre vários critérios, obedecendo diversas normas da ABNT as quais citaremos no decorrer da narrativa.

A planta baixa do projeto escolhido segue como Anexo A – Planta Baixa.

2.2 A construção da maquete

          Com o projeto em mãos iniciamos a construção da maquete utilizando o MDF, seguindo com rigor e precisão as determinadas medidas da planta baixa. Fizemos todas as marcações e iniciamos os cortes da madeira.

Optamos em fazer uma base com o fundo oco para posterior passagem dos cabos que serão responsáveis pela iluminação da maquete. Após os cortes começamos a colagem das partes correspondentes uma cola de rápida secagem para um melhor rendimento no tempo de execução, após coladas as peças as fixamos na base. Abaixo seguem as imagens com o procedimento da colagem das partes:

Imagem 1 – Colando as paredes

Já com as paredes coladas e fixadas fizemos o corte no acrílico que vai ser encaixado em cima das paredes da maquete, optamos pelo acrílico transparente para uma melhor visualização de toda a infraestrutura elétrica, e também pela inovação pois queríamos fazer algo novo, algo que ainda não tínhamos visto, procuramos em vários sites de busca e não encontramos nenhuma maquete com forro em acrílico.

          O telhado que montamos será removível, conforme mostrar a imagem abaixo, optamos em fazer assim para dar ênfase a instalação elétrica que ficará sobre o forro de acrílico.

Imagem 2 – Telhado removível

        Continuamos com a montagem da maquete, acrescentamos mais detalhes para ficar com um melhor designer. Abaixo segue a imagem da maquete faltando apenas o acabamento.

Imagem 3 – Maquete quase finalizada

Tabela 1 – Materiais utilizados para a construção da maquete

MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

MDF

Acrílico

Cola tipo seca rápido

Tubo de aço

Pregos

Bola de plástico (bola de ping-pong)

Tabela 2 – Instrumentos usados na construção da maquete

INSTRUMENTOS USADOS NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

Serra mármore circular

Furadeira

Esquadros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com