TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação da Logística Reversa Pelas Empresas e Seu Impacto no Ambiente

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 11

A implantação da logística reversa pelas empresas e seu impacto no ambiente

[1]Artur Pereira Dantas Filho

[2]Bruno Berkamp Mota Brandão

[3]Júlia Helena Nascimento de Freitas

[4]Mariah  de Souza Alves Meireles

RESUMO

No cenário nacional, a logística reversa tem se mostrado uma forte aliada no combate aos impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado e a não reutilização de materiais recicláveis ou reutilizáveis, tornando assim uma alternativa eficiente para empresas e órgãos públicos que buscam compreender o ciclo de vida sustentável. Este trabalho tem como objetivo, mostrar o que é a logística reversa e suas características, além de mostrar alguns conceitos base que a compõem. O presente tema, foi elaborado em algumas farmácias na cidade de João Pessoa, capital paraibana, para tanto fazer o recolhimento de alguns dados para que venha a contribuir com este artigo, como também para saber se elas fazem uso da logística reversa na coleta e destinação no que diz respeito aos resíduos de serviços de saúde. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica que envolvem o estado da arte do assunto e também pesquisa descritiva e de campo, já que os envolvidos saíram para a coleta de dados e aplicação de questionário com o objetivo de relatar e fazer conclusões a respeito do que se foi coletado. Os resultados mostraram que grande parte das farmácias fazem uso de uma política sustentável e que conhecem o que é logística reversa, seja de forma mais ampla ou superficial. Vale ressaltar que este artigo procura apontar caminhos aos interessados em conhecer e fazer uso da logística reversa, para se beneficiar, tanto economicamente como socialmente e colaborar com a natureza, de tal forma que se tenha um equilíbrio entre ser humano e meio ambiente. Por fim, o trabalho apontou caminhos para a realização de novas ideias e pesquisas na área que se diz respeito ao tema, além de servir como base para novos trabalhos ou até mesmo na procura de conhecimento para a implantação da logística reversa.

Palavras chaves: Logística reversa, resíduos de serviços de saúde e reutilização ou reciclagem.

INTRODUÇÃO

Com a chegada da Revolução Industrial, o ambiente se viu prejudicado drasticamente pelas atividades humanas: máquinas a vapor, produção em grande escala e extração demasiada de recursos naturais. Todos esses fatores resultaram no despertar ecológico mundial, que passou a tratar com mais seriedade as questões ambientais. Hodiernamente, muito se tem discutido acerca da destinação dos resíduos sólidos, que são os materiais provenientes das atividades humanas e que podem ser reciclados.

Quanto a sua classificação, cita-se por exemplo os domiciliares, de construção civil e hospitalares. Com ênfase  nos hospitalares, por serem um dos que mais agridem o meio e o ser humano se descartados de maneira inadequada, é realidade contemporânea o despejo incorreto desses resíduos. Nesse contexto,  uma das ferramentas que apontam para o caminho correto, é a logística reversa.

A logística reversa é um mecanismo que auxilia empresas, órgãos públicos e até mesmo o indivíduo com a destinação correta dos resíduos produzidos, tal ferramenta contribui de forma significativa para o descarte adequado desses resíduos na natureza. Portanto, planejar, analisar e executar é um grande desafio para os órgãos que adotam essa mentalidade sustentável.No  entanto, torna-se também uma oportunidade para buscar a melhoria e o aperfeiçoamento de técnicas sustentáveis e economicamente viáveis para essas.

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é responsável pela criação de leis que corroboram no combate da destinação incorreta dos resíduos, a exemplo tem-se a Lei n°12.305 de agosto de 2010, que traz consigo o Decreto n° 7.404 de 23 de dezembro do mesmo ano, neste decreto ressalta-se a importância das ações conjuntas, dos meios e dos processos do caminho que será destinado aos resíduos, de forma que venha trazer pontos positivos e viáveis para a destinação desses produtos de tal modo que não prejudique o meio ambiente. A PNRS aborda também que o indivíduo é responsável pela coleta e destinação correta do resíduo gerado por si próprio.

 

OBJETIVO GERAL

Avaliar o conhecimento acerca da logística reversa em algumas farmácias da cidade de João Pessoa e se utilizam esse mecanismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Demonstrar cada etapa do trabalho, e como se chegou a tais resultados.
  • Apresentar dados colhidos por meio de questionário, feito aos farmacêuticos dos seus respectivos estabelecimentos.  
  • Fazer análises críticas e construtivas a respeito do tema, apontando possíveis soluções para implementação da logística reversa.
  • Citar algumas conclusões a respeito do artigo, para que assim este venha a ser meio para os demais posteriormente.

 METODOLOGIA

Neste capítulo são apontados os métodos que foram utilizados para a realização do presente artigo, e as justificativas de cada um de acordo com alguns autores especializados em Metodologia Científica.

O presente trabalho é caracterizado por ser uma pesquisa bibliográfica, pois, para a sua construção, foram realizadas pesquisas em algumas fontes de conhecimento: sites, artigos científicos e livros, com o intuito de adquirir conhecimento sobre o tema logística reversa.

Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007), a pesquisa bibliográfica é um dos pilares base para a produção de artigos, teses, dissertações, ou qualquer estudo monográfico, pelos quais se pretende ter um maior domínio sobre um determinado tema.

Este artigo também pode ser considerado uma pesquisa do tipo descritiva, visto que foi utilizado um questionário para o recolhimento de dados, bem como a  análise desses para correlacionar os fatos com o tema.

De acordo com Barros e Lehfeld (2000), a pesquisa descritiva ocorre quando se analisa e procura colher informações sobre um determinado tema além de descrever, e correlaciona fatos ou fenômenos que ocorre em sua natureza, sem manipulá-los.

Por fim também pode ser caracterizado como pesquisa de campo, uma vez que foram preestabelecidos objetivos, para que posteriormente os integrantes do grupo fossem a algumas farmácias da cidade de João Pessoa, na Paraíba, realizar a aplicação de um questionário, análise, e recolhimento de dados, assumindo assim, este caráter de pesquisa.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A logística reversa é um termo bastante abrangente, em seu sentido mais amplo é uma das ferramentas utilizada para a melhor destinação e reutilização de resíduos que compreendem o ciclo de vida sustentável, ou seja, para tais resíduos tem-se uma destinação correta. Seguindo essa lógica, o melhor a se fazer seria a reciclagem desses produtos. Neste contexto, esse sistema está historicamente ligado com outros meios sustentáveis, tais como reciclagem ou compostagem de produtos em meio aos seus aspectos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com