TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantações de Produtos Químicos Agrícolas

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

engenharia de controle e automação - ci1n2

josé nilton gomes de lima - RA:207122013

Química tecnológica

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

josé nilton gomes de lima

química tecnológica

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia de Controle e Automação)  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Engenharia Ambiental].

Prof. José Humberto

Guarulhos

2016

FERTILIZANTES

Implatações de Produtos Químicos Agrícolas

Este Trabalho tem como objetivo mostrar a ulitilazação racional dos insumos agrícolas em busca do aumento da produtividade, que vem adquirindo importância crescente nas atividades ligada a agropecuária, entretanto para que esse abjetivos seja atingidos, torna-se necessário um conhecimento cada vez mais abrangente dos diversos fatores que afetam o uso eficientes desses insumos.

O que se observar, entretanto é que muitas vezes esses conceitos básicos, talvez por fato de conhecimentos ou pela sua simplicidade, não são aplicados pelos agricultores, levando muitas vezes os niveís extremamente básicos de eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas aplicados.

O objetivo desse trabalho é inforcar os aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas, aqueles direto ou indiretamente envolvidos no processo com detalhamento do manejo para o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos nesses insumos, bem como para maximização dos seus benefícios no sistema solo - planta - atmosfera.                       

Podem ser compostos orgânicos ou inorgânicos, e são utilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Assim, aqueles que são necessários em menores contidades chamam-se micronutrientes (como o ferro, o zinco, o boro, o manganês, o cobalto, etc).

Os nutrientes que necessários em maiores quantidades são macronutrientes (o azoto, o potássio, o fósforo, o hidrogênio, o carbono, o oxigênio, o enxufre, o magnesio, o cálcio).

Temos alguns tipos de fertlizantes classificados como minerais:

  • Fertlizantes azotados, fertlizantes fosfatados, fertlizantes potássicos, orgânicos, e mistos.

Fertlizantes Azotados: Obtidos por processos utilizados em grandes escalas nos dias de hoje, esse processo consiste em otimizar os parâmetros da reação química entre o hidrogênio e o azoto atmosférico.

N2 (g) + 3 H2 (g) --› 2 NH3 (g)

Fertlizantes Potássicos:  As materias primas para essa produção é fertlizantes de sulfato e potássico e o cloreto de potássico, ele existe em depósito superficiais de lagos salgados ou em jazidas subterranêas. 

(DAP) 18%  N,  45% de P2O5.

Nitrato de potássio – 44% de K2O e 13% de nitrogênio. Sulfato Duplo de potássio e magnésio (Sul –po-mag) – 22% K2O e 18% MgO. Sulfato Duplo de potássio e magnésio ( Patent-kali) – 28% de K2O e 10% MgO.

Uma fórmula 10-10-10 assegura um conteúdo mínimo de 10% de N total P2O5 e K2O solúveis.

Fertlizantes Fosfatados: Pode ser produzido a partir de fosfato de amónio. Cristais de fosfato e amónio, de acordo com equações abaixo:

 Obtidos por processos utilizados em grandes escalas nos dias de hoje, esse processo consiste em otimizar os parâmetros da reação química entre o hidrogênio e o azoto atmosférico.

NH3 (aq) + 3 H3PO4 (aq) --> (NH4)H2PO4 (aq)

        

Fertilizantes orgânicos: Está pode ser uma alternativa aos fertilizantes minerais com algumas vantagens,mais o fato que podera ser mais interessante é que qualquer um de nós pode produzir para sua pequena produção agrícola ou para o seu jardim.este fertilizante é feito com materias naturais e o seu objetivo é fertilizar e enriquecer a terra. Um fertilizante orgânico é composto por cinco elementos essenciais, onde cada um ocupa um papel importante no que respeita à produção de nutrientes para o solo:

  1. Uma camada verde (para produzir azoto)
  2. Uma camada castanha (para produzir carbono)
  3. Ar
  4. Água
  5. Um pouco de terra de jardim

A sua dimensão deve ser adequada à quantidade de terreno disponível. Deve ter uma tampa e pequenas aberturas para a entrada de ar. Deve também ser resistente.

Para formar a camada verde podem ser utilizados por exemplo dejetos de galinha, borras de café, folhas de chá, restos de frutas e vegetais ou relva.

A camada castanha será a fonte de fibra. Podem ser utilizadas: cascas de ovos, plantas mortas, ervas daninhas, flores murchas, papelão, feno, palha, etc. 

Os fertilizantes devem ser utilizados: A aplicação de fertilizantes requer uma avaliação prévia das condições do solo. Para isso, pode ser feita uma análise ao solo. Consiste num teste que verifica, entre outros aspetos, o nível de fertilidade. Através da análise de solo e de possíveis sintomas de má nutrição vegetal, é possível determinar o tipo de fertilizante necessário.há como determinar o tipo de fertilizante necessário, bem como sua quantidade. O excesso de adubo pode ser tão nocivo à planta quanto sua carência.

Os fertilizantes orgânicos apresentam a vantagem de poderem ser produzidos no local, diminuindo a dependência de terceiros e permitem também a melhoria da estrutura do solo e promovem a biodiversidade. Podem ajudar a reter a água no solo. Apresentam menores riscos de contaminação do meio ambiente e também menores custos, se forem produzidos localmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com