TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Usabilidade

Dissertações: A Importancia Da Usabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

A importância da usabilidade

A grande questão por trás de qualquer usabilidade é achar o equilíbrio na necessidade de elementos, ou seja, muitos elementos deixam a pessoa confusa, poucos elementos dificultam as chances de ela encontrar rápido o que procura, e com isso faz com que a pessoa desista do que ela está procurando e fecha o website.

Nesta parte do desenvolvimento do site, conhecer o público-alvo também é muito importante. Precisamos saber quem vai acessar o que será colocado no site para conseguirmos desenvolver uma plataforma de fácil identificação com o usuário.

Para que o cliente possa se identificar de uma forma mais agil e facil fazendo com que ele visite mais vezes o site e fique mais tempo navegando.

A importância da legibilidade:

Se a legibilidade do site não for bem aplicada, a usabilidade pode ser comprometida. Já afirmava Nielsen “Todo o resto – design, velocidade, conteúdo – falha quando os usuários não conseguem ler o texto”. Por isso devemos estar atentos, ao menos, aos preceitos básicos da legibilidade na web.

§ Contraste: Devemos utilizar cores que possuam um bom contraste entre o texto e fundo, ou seja, se a tonalidade do texto for claro o fundo deverá ser escuro e vice-versa.

Os grandes portais na web costumam não utilizar o preto puro sobre o fundo branco, optam por um tom de cinza escuro o que proporcionar mais suavidade tornando a leitura menos cansativa.

O mesmo ocorre em sites com fundo preto, onde o designer costuma optar por um tom de cinza claro ao invés de 100% branco.

§ Serifas: Os detalhes das tipografias serifadas (Times new Roman, Georgia) não conseguem ser bem definidos pelos monitores, prejudicando a legibilidade, principalmente em tipografias pequenas e textos longos. Por isso é recomendável que elas sejam usadas em casos específicos como, chamadas curtas e títulos.

Os tipos sem serifa (Arial, Verdana, Tahoma) são os mais recomendados para web, tanto é que são utilizados em grandes portais de notícias como, globo.com e UOL. Nielsen ao falar de legibilidade ressalta: “Devido à baixa resolução das atuais telas de computador, o texto pequeno é mais legível em tipos sem serifa”.

§ Tamanho e Entrelinhamento: Uma das principais preocupações para que o texto seja legível é o seu tamanho, por isso devemos estar atentos a ele.

Para parágrafos o recomendável é que sejam usados tamanhos entre 12-14px. Dentro dessa escala o texto fica com um tamanho bom para a leitura sem comprometer a estética do layout como todo.

O entrelinhamento deve variar entre 120-200%. Assim para textos de tamanho 12px costumo usar espaçamento entre linhas de 18px.

§ Alinhamento: O alinhamento justificado tende a ser mais usado (por designers gráficos principalmente) porque proporciona uma organização mais definida dos parágrafos. Porém quando alinhamos o texto justificado os espaçamentos entre as palavras aumentam, muitas vezes desproporcionalmente, o que dificulta a legibilidade.

Já no alinhamento à esquerda temos um ponto de partida constante com espaçamentos padrões e quebras desreguladas que servem como guia para seguir até a próxima linha, o que faz a leitura fluir de maneira bem menos cansativa.

Em casos mais específicos os alinhamentos a direita, centralizado e justificado podem ser usados de maneira inteligente sem comprometer a leitura.

§ Devemos evitar: PARÁGRAFOS TODO EM CAIXA ALTA. Segundo Nielsen, os usuários lêem textos todo em maiúsculo cerca de 10% mais devagar do que quando lêem textos comuns (com letras minúsculas e maiúsculas).

Organização de elementos

Além dos textos é importante ficar atento à separação de todo e qualquer elemento presente no layout da página. É através dos espaçamentos que o usuário poderá distinguir facilmente as áreas do conteúdo exibido. Procure definir espaçamentos padrões de largura e altura, isto poderá tornar os layouts mais agradáveis e ainda melhorar a legibilidade.

Quando é feita uma leitura de um site e se chega ao fim de um determinado elemento, o usuário procura imediatamente a próxima linha de texto ou o próximo elemento, por isso, é importantíssimo organizar as informações de acordo com a relevância que queira passar para o visitante do site.

Estes são alguns critérios básicos para que consiga desenvolver um site legível e de boa usabilidade.

A importância da antecipação:

A relação entre antecipação, autonomia e consistência de dados também é muito importante quando da criação do website. Quanto maior a antecipação maior a chance de ser ter uma melhor consistência de dados, ou seja, quanto menor a autonomia do usuário melhor será a padronização dos dados imputados nos cadastros.

Resumindo, os formulários que possuem um nível de programação tal que impeça o usuário de passar para uma próxima etapa sem antes verificar cada campo é um exemplo de site com pouco autonomia para o usuário e bastante antecipação.

Para facilitar a antecipação da experiência de uso devemos definir os limites e as regras de comportamento e de ação no ambiente de cada interface onde as realizações dessas tarefas pertencem ao usuário. Onde devemos:

- Prover baixo tempo de download para a interface e imediata percepção de valor aos usuários, de modo que as chances de permanecerem nas páginas aumentem.

- Oferecer suporte à navegação e ao uso, por meio de mensagens claras e objetivas.

- Facilitar o aprendizado de uso, de modo que o usuário possa usar o site sem precisar de aprendizado formal.

- Informar o usuário as tarefas a realizar, como o download de um arquivo, uma compra de produto, o carregamento na tela de um arquivo muito grande.

- Permitir a reversibilidade das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com