TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Ética Corporativa

Trabalho Universitário: A Importância Da Ética Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Ética é conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.

Segundo Francisco Gomes de Matos, não existe um código e nem uma técnica para a ética, mas sim Cultura, Liderança e Estratégia, onde a ética pressupõe competência, envolvendo liderança, estratégia e cultura corporativas.

A Ética corporativa representa a maneira de “ser” de uma organização. Significa que sua conduta pública é norteada por princípios de valores consensuais, que caracterizam um perfil próprio. Da ética corporativa, resulta o comprometimento de pessoas com a organização, ou seja, o orgulho de pertencer ao quadro da empresa. É imprescindível o sentimento de admiração para que exista uma identificação com a causa. A ética corporativa retrata a cultura organizacional, é o resultado de lideranças competentes e comprometidas e também de visão estratégica da questão ética.

A ética garante o ambiente de confiança necessário para a manutenção do bom ambiente de trabalho e da qualidade de vida. Um funcionário motivado apenas pelo salário jamais achará que está sendo remunerado à altura, já o funcionário motivado pela competição predatória, acabará se autodestruindo e em ambas as situações o ambiente se deteriora e a qualidade de vida também. O salário e a competição saudável devem compor a cultura feliz, cultura grande e cultura corporativa.

As empresas estão sempre em busca de seu crescimento econômico e se preocupam com o resultado financeiro, porém é importante alcançar esta meta observando de que forma o sucesso será conquistado. Um grande exemplo disto é a Empresa McDonald’s, que foi denunciada pela exploração de seus funcionários, que trabalhavam a uma condição de salário inferior ao salário mínimo. Esta situação prejudicou a imagem da empresa. A partir de então, para recuperar a confiança dos clientes e consumidores, aumentou a remuneração de funcionários pagando então um salário justo.

Portanto, é imprescindível promover a ética nas empresas, pois ela é condição essencial para um bom ambiente de trabalho e para a qualidade de vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com