TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Interoperabilidade e do SOA frente ao Big Data e ambientes móveis

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 5

1- Introdução

O tema deste trabalho é “A Importância da Interoperabilidade e do SOA frente ao Big Data e ambientes móveis”. Faz-se então, frente ao tema, o esclarecimento e contextualização dos elementos para uma abordagem correta do assunto, apresentando, assim, a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e o Big Data.

1.1 - Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)

SOA, como é conhecida, nada mais é que a adaptação das arquiteturas de sistemas tradicionais para o momento em que se encontra o mercado, ou seja, com mais exigência de rapidez e qualidade. Uma arquitetura SOA possibilita a utilização da infraestrutura para computação distribuída, com serviços que podem ser utilizados com e entre organizações por meio de redes de comunicação [1], com isso, a arquitetura mais do que permitir, exige que os aplicativos sejam interoperáveis e compartilhados.

1.2 – Big Data

Por sua vez, o termo Big Data passou a ser muito utilizado nos últimos anos e não apresenta uma definição considerada definitiva e única por todos que a utilizam. A maioria das definições trata o Big Data como o gigantesco volume de dados (de redes sociais a transações financeiras) movimentados diariamente e que impactam os negócios diários, sendo que Gartner [2], por exemplo, define Big Data como

“... termo adotado pelo mercado para descrever problemas no gerenciamento e processamento de informações extremas as quais excedem a capacidade das tecnologias de informações tradicionais ao longo de uma ou várias dimensões”

Um consenso que se pode ter é que todos tratam o Big Data como a união dos diversos dados transmitidos, bem como sua análise e o uso da tecnologia, e como isso pode ser usado pelo mercado. Quando tratando do Big Data, deve-se lembrar que é trabalhado um alto volume (dados são coletados das mais diversas fontes nas empresas e plataformas mobile), alta velocidade (o usuário de qualquer plataforma sempre exige uma resposta imediata do sistema) e alta variedade (os dados são gerados nas mais diversas formas para análise) de dados e, analisa-los com a devida veracidade, permite a pesquisadores, estudiosos e empresários terem entendimento e acesso a dados que antes eram inutilizáveis ou inacessíveis [3].

2 – Contextualizando SOA, Big Data e outros elementos importantes

2.1 – A tecnologia aliada ao Big Data

O mundo tem se tornado cada vez mais digital. Em 2000, 25% dos dados no mundo eram armazenados de forma digital. Em dados de 2007, este número já era 94% [4]. Percebe-se, então, que se trata não apenas do Big Data, mas também de toda a tecnologia para que ocorra, não só a captação dos dados, que são provenientes de diversas fontes como mídias sociais, tecnologias operacionais e fontes de informação distribuídas, como também da transmissão e armazenamento destes. Pode-se citar aqui importantes tecnologias para isto, como: Banco de dados, Cloud Computing e Internet das Coisas (IoT). Estas tecnologias, que ainda também estão em um crescente, tem tudo para aumentar a quantidade de dados gerada, bem como o desenvolvimento de novos serviços, processos e softwares para utilizá-las.

Outro fator que contribui e muito para a grande geração de dados por segundo, são as plataformas mobile. Aliado ao fato de que as pessoas querem cada vez mais acesso às informações e ter este acesso cada vez mais rápido, os smartphones têm se tornado verdadeiros “computadores de mão” e com seus diversos aplicativos para, por exemplo, redes sociais, bancos, entidades financeiras e de segurança, geram uma grande quantidade de dados por aparelho.

2.2 - Interoperabilidade

Assim, passa a ser difícil tratar do Big Data com a atual situação tecnológica e de mercado do mundo sem tratar da interoperabilidade de sistemas e da utilização da arquitetura SOA, pois, a interoperabilidade, em resumo, trata de como os sistemas de informação de tem a capacidade (ou não) de, apesar do uso de plataformas, redes e meios de comunicações distintos, trocar informações coesas e de forma uniforme [5].

A exemplo: pode-se estar em uma arquitetura orientada a serviços integrando e utilizando diferentes computadores e requisitando acessos remotos por celulares, com softwares diversificados afim de atingir um determinado resultado e utilizar-se de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com