TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da série 14000 para o meio ambiente

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

UNIC - Universidade de Cuiabá

Cuiabá/MT, 08 de setembro de 2015.

Curso: Engenharia Civil - Turno: Matutino

Introdução à Gestão Ambiental

Importância da série 14000 para o meio ambiente

Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas com o atingimento e demonstração de um desempenho ambiental correto, por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente, coerente com sua política e seus objetivos ambientais. Agem, assim, dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas e outras medidas visando adotar a proteção ao meio ambiente, e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.

Conforme aumentam as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, organizações de todos os tamanhos vem crescentemente voltando suas atenções para os potenciais impactos de suas atividades, produtos e serviços.

Nesse contexto, foram elaboradas diversas normas, desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), com o fim de estabelecer diretrizes relacionadas à área de gestão ambiental.

A denominada ISO 14000 oferece parâmetros para o desenvolvimento e implementação de princípios e sistemas de gestão ambiental, bem como sua coordenação com outros sistemas gerenciais, dando ênfase ao melhoramento contínuo.

Trata-se de uma série de normas, de âmbito internacional e de adoção voluntária, as quais foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente.

São aplicáveis a qualquer organização e especificam os elementos de um sistema de gestão ambiental, oferecendo ajuda prática para a sua implementação ou aprimoramento, de modo a permitir que sejam formuladas políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos. São diretrizes destinadas ao uso interno, como uma ferramenta gerencial voluntária.

A série ISO 14000 refere-se a vários aspectos, como sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental, avaliação do desempenho ambiental, avaliação do ciclo de vida e terminologia. É composta pela ISO 14001 (a única que permite a certificação) e um conjunto de normas complementares.

A ISO 14001 é a estrutura mais reconhecida de sistemas de gestão ambiental que ajuda as organizações a gerenciar melhor tanto o impacto de suas atividades no meio ambiente quanto a demonstrar a boa gestão ambiental.

Tal norma especifica os requisitos para que um sistema de gestão ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar políticas e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos. Pode ser aplicável a todos os tipos e portes de organizações e adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.

Com efeito, o sucesso do sistema de gestão ambiental depende do comprometimento de todos os níveis e funções e, especialmente, da alta administração. Um sistema deste tipo permite a uma organização desenvolver uma política ambiental, estabelecer objetivos e processos para atingir os comprometimentos da política, agir, conforme necessário, para melhorar seu desempenho e demonstrar a conformidade do sistema com os requisitos da norma.

A finalidade geral da ISO 14001 é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas, especificando os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros por ela subscritos, além de informações referentes aos aspectos ambientais significativos.

A ISO 14001 é aplicável aos aspectos ambientais que a organização identifica como aqueles que possa controlar e influenciar. Em si, ela não estabelece critérios específicos de desempenho ambiental.

Para alcançar um desempenho ambiental consistente, se faz necessário um comprometimento organizacional e uma abordagem sistemática ao aprimoramento contínuo.

O sistema de gerenciamento ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos: - uma política ambiental suportada pela direção da empresa; - identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos; - identificação de requisitos legais e outros requisitos (legislação); - estabelecimento de objetivos e metas que suportem a política ambiental; - um programa de gerenciamento ambiental; - definição de papéis, responsabilidades e autoridade; - treinamento e conhecimento dos procedimentos; - processo de comunicação do sistema de gerenciamento ambiental com todas as partes interessadas; - procedimentos de controle operacional; - procedimentos para emergências; - procedimentos para monitorar e medir as operações que tem um significativo impacto ambiental; - procedimentos para corrigir não conformidade; - procedimentos para gerenciamento dos registros; - programa de auditorias e ação corretiva; e - procedimentos de revisão do sistema pela alta administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com