TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Plano de Comunicação em Projetos

Por:   •  1/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

                        A importância do plano de comunicação em projetos

Gerenciar as comunicações é um desafio,a falha na transmissão das informações pode induzir a equipe a cometer erros e levar o projeto ao fracasso.É preciso criar uma estratégia de comunicação para o projeto,em que as partes interessadas recebam as informações necessárias.

O grande desafio em administrar as comunicações ,é garantir que a execução seja fiel ao plano desenvolvido, e caso sejam encontrados erros,é necessário que seja realizada correções. Existem várias formas para realizar a comunicação em projetos,e é necessário identificar o melhor meio para se utilizar, dentre as opções,estão :reuniões, conversas ,mídias sociais ,documentos escritos, etc .É importante que todas as pessoas interessadas no projeto recebam as informações já filtradas pelo gestor, para que não seja repassada nenhuma informação desnecessária.

"Uma comunicação ineficiente pode trazer inúmeros prejuízos para a gestão de projetos e até mesmo levar ao fracasso da tarefa em questão".( BLOG AEVO , 2021).No estudo de caso apresentado, foram mostrados diversos erros que trouxeram prejuízos e insatisfação aos stakeholders, um dos erros foi a comunicação entre os membros do projeto da empresa gama e seus terceirizados que não seguia um padrão estabelecido, o prazo de comunicação entre os líderes do projeto ocorreria a cada 45 dias e o cancelamento do processo pois a logística interna apresentava erro gravíssimo, para transporte de aproximadamente 100 mil pessoas, precisaria de 10 elevadores, mas o projeto desenvolveu estrutura apenas para 3. Diante desse contexto os clientes ficaram insatisfeitos e houve uma perda de milhares de dólares investidos.

Uma comunicação eficaz é aquela que todas as pessoas conseguem compreender. Uma ferramenta que pode ser considerada como a resolução desses problemas é o gráfico de Gantt pois possibilita verificar todas as etapas ,quando as tarefas serão iniciadas e sua duração, facilitando a forma como a equipe vai entender as possibilidades e acompanhar o andamento do projeto.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO EM PROJETOS. Disponível em:   <  https://artia.com/blog/entenda-a-importancia-do-plano-de-comunicacao-em-projetos/#:~:text=O%20plano%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20em,que%20a%20sua%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20ocorra.&text=Quando%20a%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20feita,correta%20chega%20ao%20profissional%20certo.>. Acesso em 14 de Abril de 2021 às 19:00.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS.  Disponível em: <  https://blog.aevo.com.br/entenda-a-importancia-da-comunicacao-em-projetos/ >. Acesso em 15 de Abril de 2021 às 21:00.

GRÁFICO DE GANTT: O QUE É ,COMO FUNCIONA E COMO MONTAR O SEU . Disponível em:   < https://www.nomus.com.br/blog-industrial/grafico-de-gantt/ >. Acesso em 16 de Abril de 2021 às 20:00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com