TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Sistema de Informação para a Organização e seus Líderes na Tomada de Decisão

Pesquisas Acadêmicas: A Importância do Sistema de Informação para a Organização e seus Líderes na Tomada de Decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste mercado competitivo, as organizações vêm buscando forma eficaz de gestão, onde a tecnologia de informação oferece ferramentas oferecendo recursos para a melhoria nos processos nos seus processos.

As empresas devem receber informações externas, compila-las e devolve-las ao meio externo em forma de serviços e produtos. Para tal as informações devem ser corretas, sem dúvidas nos dados contidos nelas, estas são captadas através das ferramentas de sistema de informação.

Hoje, é inaceitável que gestores possam tomar decisões que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas.

Na ‘Era da informação’, faz se necessário conviver com a tecnologia de informação bem como os recursos e benefícios que ela traz.

Nesse contexto, este trabalho irá mostrar a importância do sistema de informação tem sobre as organizações e seus gestores na tomada de decisões.

DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO.

Na era da informação em que estamos vivendo as organizações buscam cada vez mais se adaptar a realidade do mercado, e a Informação é o fator crucial. Aqueles que se adaptarem a nova realidade utilizando conhecimento de forma definida e bem elaborada terão em sua organização um elemento fundamental para definirem quais serão e onde serão adquiridos os dados às informações e o conhecimento para realizar trabalho em que as tomadas de decisão sejam de forma exata.

A construção de um sistema de Informação é caracterizada pela captação de dados, que serão armazenados de forma compreensível, para que haja a um processo adequado em que um conjunto de dados serão regras, procedimentos aumentando a qualidade dos processos da empresa.

O conhecimento é um conjunto de ferramentas, em que nós usamos para criar e aprimorar as informações criadas a partir dos dados e atingir os objetivos das organizações.

TECNOLOGIA DE iNFORMAÇÃO.

Devido à exigência cada vez maior por parte do mercado, é cada vez mais necessário que haja nas organizações uma tecnologia de qualidade garantindo a capacidade de armazenar em tempo hábil e fazer com que os dados e informações sejam úteis para tomadas de decisão na estrutura de qualquer processo gerencial.

O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000).

COMPONENTES DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.

Para que a tomada de decisão na organização seja realizada de forma eficaz é preciso que as informações cheguem aos gestores primordialmente de forma veloz, proporcionando agregar valor de mercado. Para tal, são necessários componentes:

- Hardware e seus dispositivos e periféricos, ou seja, a qualidade dos equipamentos.

- Software e seus recursos, a qualidade de um programa, sendo claro e abrangente.

- Sistema de telecomunicação, ter em mãos toda estrutura como Internet, telefone e outros.

- Gestão de dados e informação.

Apoio para controlar, facilitar, as informações, determinar o conhecimento aos que necessitarem.

MELHORIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS COM USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.

A tecnologia inova e o mundo dos negócios, e seus processos são beneficiados com a melhora no desempenho da tecnologia para que consequentemente haja otimização nos processos, reduzir custos a qualidade se expande do atendimento ao cliente ao criar novos produtos e serviços, tornando a empresa competitiva proporcionando novas opções de mercado.

Mesmo com o investimento em tecnologia de informação sendo elevado o retorno é satisfatório, pois o objetivo é alcançado.

SISTEMA.

Visando obter uma organização estruturada, principalmente nas soluções de problemas, desenvolverem um sistema faz com que a empresa conheça seu potencial interno e com isso estando preparada para sobreviver ao meio externo.

Para Bertalanffy (1975, p.84) “um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (...)”, sistema é um conjunto de elementos independentes em interação, com vistas a atingir um objetivo. (CAUTELA; POLLONI, 1991).

CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA.

Os sistemas podem ser classificados em sistemas abertos e fechados. Um sistema aberto interage com o seu ambiente. Ou seja, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.

Já um sistema fechado é o contrário do aberto. Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.

SISTEMA EMPRESA

Todas as empresas são sistemas abertos. pois ela capta informações do meio externo e retorna estas informações ao ambiente externo de forma de bens e serviços prestados. Na definição de Laudon e Laudon (1999) o SI cumpre claramente um papel em relação à estratégia, pois o mesmo corresponde a um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar, e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

- Por que utilizar Sistemas de Informação?

Na era da informação, o que diferencia as empresas, são as ferramentas que são utilizadas, o SI é uma delas, procporcionando uma visão ampla já que as informações da empresa estão organizadas e passam a garantir melhores resultados que são:

- Atendimento dos reais necessidades dos usuários

- Atender o usuário com presteza e ter custos compatíveis

- Estar sempre atualizado às novas tecnologias

- E principalmente estar em perfeita sintonia com a estratégia da empresa.

O SI é classificado de acordo com sua utilização, e os principais sistemas de Apoio Gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com