TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática Na Educação

Dissertações: A Informática Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autor: Israel de Oliveira Barbosa - Aluno do 7º período de Sistemas de Informação, Faculdade de Balsas - Unibalsas, email: ysrraeu@gmail.com

RESUMO

A Informática, juntamente com a Educação, tem buscado aperfeiçoar ferramentas computacionais de ensino e, a cada dia, novas abordagens sobre o uso da Informática na Educação têm criado novas perspectivas para esta área. A informática está entrando na educação com o objetivo de transpor as fronteiras que o modelo pedagógico tradicional não consegue ultrapassar, oferecendo às escolas uma nova maneira de trabalhar os conteúdos programáticos para que estas possam oferecer aos alunos a eficiência na construção do conhecimento, convertendo a aula num espaço real de interação onde as aulas são adaptadas à realidade do aluno independentemente do lugar que ele esteja.

PALAVRAS CHAVES: Informática, educação e escola.

ABSTRACT

The Computer along with Education, has sought to improve computational tools for teaching and every day, new approaches to the use of informatics in education have created new opportunities for this area. The computer is entering the education in order to cross the borders that the traditional pedagogical model can not overcome, offering schools a new way of working the syllabus so that they can offer students the efficient construction of knowledge, converting the classroom in real space of interaction where classes are adapted to the reality of the student regardless of where he is.

KEYWORDS: Computer, education and school.

INTRODUÇÃO

O avanço da tecnologia em diversas áreas reformulou também modelo pedagógico tradicional que possui muitas limitações para o atual mundo globalizado em que é gerada a cada dia uma grande quantidade de informações. A educação é um processo permanente onde as pessoas aprendem para realizarem um determinado objetivo seja ele pessoal ou profissional. Atualmente o mundo requer pessoas criativas, versáteis, competentes, proativas e que saiba agir cooperativamente e a tecnologia possibilita que a educação consiga produzir mais dessas pessoas tornado consequentemente a sociedade cada vez melhor.

O mundo atual é caracterizado por mudanças que estão causando entusiasmo e revolucionando diversas áreas do conhecimento principalmente os setores de atividade humana, tais transformações avançam cada vez mais rápido com a utilização da tecnologia, as novas tecnologias de informação e comunicação oferecem suporte ao surgimento de novas áreas de especialização.

Com base em pesquisas bibliográficas este resumo expandido busca mostrar a importância da utilização da informática no processo de educação, tendo em vista que estes dois se bem aplicados possuem um papel significante para desenvolvimento da sociedade.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada para este resumo expandido tem como principal objetivo mostrar a importância da utilização da informática no processo de educação, para tanto foram feitas pesquisas bibliográficas a respeito do tema Informática na Educação buscando destacar as vantagens que o processo de educação pode obter com a utilização da tecnologia.

Resultados e Discussão

O estudo realizado constatou que a informática pode ser aplicada de diversas maneiras na educação, abaixo é descrito algumas formas de sua aplicação:

• Informática Aplicada à Educação: caracteriza-se pela utilização da informática em trabalhos de controle administrativo, como emissão de relatórios e digitação de textos, sua utilização está voltada para o gerenciamento do estabelecimento escolar.

• Informática na Educação: Caracteriza-se pela utilização da informática através de softwares desenvolvidos com o objetivo de oferecer suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com