TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Injeção de Polímeros

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Polímeros

O termo polímero deriva do grego, poli “muitas” e meros “partes”. São macromoléculas, formadas por unidades que se repetem na ordem de milhões, chamados monômeros (Rosa).

Existem diferentes tipos de aplicações desse produto na indústria petrolífera, desde a perfuração de poços à injeção para recuperação avançada dos fluidos do reservatório. Tratando desse último tópico, é importante que algumas considerações sejam feitas, tais como: a injeção de polímeros é mais aplicável a reservatórios heterogênios, a faixa ótima de razões de mobilidades água/óleo entre 5 e 40 e a permeabilidade não pode ser muito baixa.

Há muitas vantagens e desvantagem na injeção de polímeros. Dentre as vantagens estão: o fato de serem compostos de alta massa molar relativa e são capazes de aumentar, de maneira significativa, a viscosidade da água mesmo em baixas concentrações (Thomas e Igor monopoli), alteração da permeabilidade da formação e não apresentam características tóxicas nem corrosivas. Quantos as desvantagens, a principal é a alta taxa de degradação química, bacteriana ou mecânica de alguns compostos, além do bloqueio total de poros, resultando em uma perda significante de injetividade. Logo, antes da utilização de qualquer tipo de polímero, é necessário adotar um critério de seleção para localizar o material mais adequado (Rosa).

Tipos de Polímeros

Na parte de recuperação avançada, que é o foco do presente trabalho, os polímeros são divididos em dois grupos: biopolímeros e polímeros sintéticos.

Biopolímeros

Biopolímeros são formados por organismos vivos encontrados na natureza, resultado de um processo de fermentação, tanto de origem animal, como vegetal (Fogaça 2014, monopoli). Possuem peso molecular e estrutura menores que os polímeros sintéticos. (NTNU). As principais vantagens são o alto poder viscosificante e a alta resistência à degradação mecânica (Nathan). O polímero natural mais conhecido e tratado na literatura de recuperação avançada é a goma xantana.

Polímeros sintéticos

Os polímeros sintéticos são produzidos de forma artificial com compostos parecidos com os de origem natural. Eles surgiram com o propósito de aumentar a oferta do produto e suprir a alta demanda do mercado. Atualmente, o polímero sintético mais utilizado na indústria petrolífera é a poliacrilamida, na sua forma parcialmente hidrolisada (HPAM) (Sorbie).

(Botar figura da acrilamida)

Poliacrilamida parcialmente hidrolisadas (HPAM)

As poliacrilamidas são formadas a partir de propileno, oxigênio e nitrogênio, e tem como cadeia como cadeia principal a acrilamida (Bento e Dória 1995). Elas podem ser modificadas por hidrólise parcial das amidas, convertentdo alguns grupos de amida em grupos carboxílicos, resultando na forma de poliacrilamidas parcialmente hidrolisadas (HPAM). O grau de hidrólise é calculado para otimizar algumas propriedades como solubilidade em água, viscosidade e retenção do polímero, que serão importantes para a adsorção e estabilidade frente a cisalhamento e temperatura.

(continuar)

(Verificar páginas 25, 26 e 27 do bento)

Critérios de seleção de polímeros

        Como visto anteriormente no texto, nem sempre a utilização de polímeros como método de recuperação é aplicável. Ainda quando é possível a utilização dessa técnica, é necessário fazer uma análise do material a ser usado.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com