TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Limite de Plasticidade

Por:   •  8/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

Limite de plasticidade

Limite de Plasticidade é definido pelo teor de umidade presente em um solo quando este sofre a transição do estado plástico para o semi-sólido. Para tal determinação são necessários testes específicos descritos pela norma ABNT NBR 7180/2016.

O ensaio para determinação da plasticidade é realizado em laboratório e com auxílio de equipamentos específicos. Estes são: Peneira de 0,425 mm (Nº 40); Estufa capaz de manter a temperatura entre 105°C e 110°C; Balança com capacidade de 200 g, sensível a 0,01 g; Placa de vidro esmerilhado; Cápsula de porcelana com 12 cm de comprimento e 5 cm de altura; Cilindro de comparação (gabarito); Espátula de aço; Pinça metálica.

Para a execução do procedimento é necessário que este ensaio seja realizado em um ambiente que minimize a perda de umidade, preferencialmente ambientes climatizados. Segundo a NBR – 6457/2016, a quantidade de material da amostra deve ser medida considerando dados resultados do processo de peneiramento, estes são apresentados na Tabela 1. A amostra deve ser previamente seca ao ar até o nível de umidade higroscópica, após isso, faz-se o trabalho de homogeneizá-la de modo a desmanchar volumes aderidos. Seguindo para NBR – 7180/2016, deve-se tomar metade da amostra previamente seca, obtida dos processos visados pela NBR – 6457/2016, após separar a quantidade leve-a para a cápsula de porcelana e adicione água destilada ao mesmo tempo que misture bem a massa com a espátula, o resultado deve ser uma pasta homogênea. Com a pasta pronta, tome 10g da amostra e faça uma pequena bola e leve-a para a placa de vidro, enrole bem a amostra com a palma da mão, de modo a formar um cilindro. Se a amostra se fragmentar antes de atingir 3mm de diâmetro, deve repetir o primeiro passo, levando-a novamente a cápsula de porcelana e misturá-la com água destilada., logo depois repete-se o processo da placa de vidro. Quando a amostra atingir o diâmetro estipulado e não se romper, deve-se novamente repetir o processo da cápsula de porcelana e seguindo para a etapa da placa de vidro. Quando o cilindro se romper com 3mm de diâmetro e comprimento da ordem de 100mm, esta amostra deve ser separada em outro recipiente para determinação da umidade, deve-se ter pelo menos três amostras para a comparação.

Para a determinação da umidade do solo, a norma NBR – 6457/2016 especifica os passos para a classificação: primeiramente a amostra passa por uma homogeneização, encapsulamento e pesagem dos seus grãos contidos em uma cápsula metálica (massa M3), anota-se o peso (M1). O passo seguinte envolve a secagem da amostra destampada em uma estufa, este processo leva de 16 a 24 horas, após seca e resfriada a temperatura ambiente a amostra é novamente tampada e pesada, anota-se o peso (M2).

Com os dados já levantados, parte-se para a equação que determina o teor de umidade da amostra (w):

[pic 1]

Faz-se pelo menos três medições e a média entre elas é o resultado a ser considerado.

[pic 2]

Tabela 1 – Tabela para consideração de quantidade da amostra

Referências:

- NBR 6457 – ABNT – “Amostras de Solo – Preparação para Ensaios de Compactação e Ensaios de Caracterização”.

- NBR 6459 – ABNT – “Solo – Determinação do Limite de Liquidez”

- DNER – ME 122/94 – Solos – Determinação do Limite de Liquidez – método de referência e método expedito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (598.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com