TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem técnica é uma linguagem objetiva

Por:   •  3/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

LabCDin #Exp - Título do Experimento #Exp

Matrícula autor1 - Nome Autor1, Matr. autor2 - Nome Autor2,  Matr. autor3 - Nome Autor3
(Primeiro-nome e. Último-nome, Nomes-Intermediários Abreviados - Estilo: )

E-mails: em-uma-fonte-de-tamanho-fixo@como-Courier-News (de preferência)

Objetivos Aqui aparecem os objetivos gerais e os objetivos específicos do experimento (ver roteiro). (Exemplo: O objetivo geral deste experimento é estudar o erro de um sistema em função do tipo do mesmo, tanto para referência como para perturbação. Os Objetivos específicos são medir o erro em regime permanente de um acionamento linear para referências em degrau e em rampa. Medir referência e resposta considerando perturbação e ausência de perturbação.) Estilo:

Resumo Este é o lugar para colocar o resumo. Deve consistir de um único parágrafo, contendo um sumário conciso do experimento, com até 200 palavras. Não deve ser confundido com a introdução, não devendo conter abreviaturas, notas de rodapé, referências à literatura, figuras, etc. Deve ser seguido pelas palavras-chave (entre 5 e 10). Estilo:

Palavras-chave Lista de palavras-chave, separadas por vírgulas. Estilo:

1    Introdução (Estilo: , 20pt antes)

A introdução visa contextualizar o experimento, motivando a leitura do texto que segue, para um leitor qualificado (estudante de engenharia!). Tipicamente não ultrapassa a primeira página do relatório.

A linguagem técnica é uma linguagem objetiva – o relatório dos experimentos deve ser completo sem ser prolixo. Escrever um texto compacto e claro é muito mais difícil que escrever muito. Dá trabalho selecionar o que é importante e formular frases inteligíveis. Simplesmente escrever o que vem à mente (ou pior, o famoso Copy-Paste) produz volume mas não conteúdo.

É fácil, por exemplo, acrescentar 4 páginas com 4 gráficos a um relatório. É bem mais trabalhoso reunir os resultados em um único gráfico de forma a facilitar a comparação das curvas. Naturalmente, o gráfico comparativo é mais eficaz.

Saber se comunicar e comunicar-se bem é muito importante. O bom relatório distingue um diretor de sucesso, um gerente bem pago, um engenheiro requisitado. Vamos usar bem cada oportunidade!

Não é necessário entregar versão impressa dos relatórios. Os autores devem submeter os relatórios na forma de um arquivo PDF unicamente para o e-mail adolfobs AT ene unb br (grafia “anti-robot”).

O prazo para entrega de todos os relatórios é de 14 dias após a realização do mesmo, considerando-se o horário de 23h59m59s. Cada dia de atraso implicará em 0,5 pontos de penalização.

A principal recomendação é ler e seguir os procedimentos descritos nos roteiros: antes (pré-relatório), durante (execução) e depois (relatório). Verifique que todos os itens solicitados no roteiro são contemplados.

Este modelo foi adaptado de uma versão para submissão de artigos disponibilizado no CBA-2012 (Congresso Brasileiro de Automática) e tem por finalidade uniformizar os relatórios desta disciplina, facilitando a correção dos mesmos.

Para manter a formatação adequada, deve-se especificar o estilo certo para cada parte do artigo. Por exemplo, no cabeçalho acima, todas as partes indicam o estilo correto (entre <>). O estilo deste parágrafo é , e o do parágrafo anterior é ; o do título da seção é . Não é necessário especificar os estilos a cada trecho do texto, a menos que haja uma mudança, porque uma vez especificado, o estilo é automaticamente mantido no trecho seguinte. A cada nova seção ou nova subseção, os estilos que deverão ser usados são: e respectivamente.

2    Materiais e Métodos (Estilo: , 20pt antes)

É dedicada à apresentação dos materiais e equipamentos, descrição do arranjo experimental e uma exposição do procedimento experimental realmente adotado. (número do  kit utilizado!). Para facilitar a compreensão é aconselhável mostrar um esboço do aparato.

   3    Resultados (Estilo: , 20pt antes)

Nesta parte são apresentados os resultados das medições efetuadas, na forma de tabelas e gráficos, sem que se esqueça de identificar em cada caso os parâmetros utilizados.

4    Discussão e Conclusões (Estilo: , 20pt antes)

A discussão visa comparar os resultados obtidos e os previstos pela teoria. Deve se justificar eventuais discrepâncias observadas. As conclusões resumem o experimento e destacam os principais resultados e aplicações dos conceitos vistos.

Não esqueça de responder às questões propostas. O livro texto ou uma pesquisa na internet, geralmente, são suficientes para elucidar as questões abordadas.

5   Recomendações para a edição

5.1 Fontes Usadas (Estilo: )

As fontes adotadas são as fontes TrueType:

  • Times New Roman
  • Courier New
  • Symbol

5.2 Figuras e Tabelas

As figuras devem de ser inseridas no documento com o comando Inserir -> Imagem, jamais copiadas e coladas. Ao inserir figuras assegure-se que a resolução seja alta, de tal forma que não seja perdida informação por ocasião da impressão. Antes de submeter seu relatório verifique que o tamanho das figuras, em especial do texto informativo, seja legível. Identifique cada figura e tabela com um número sequencial. Lembre-se sempre de colocar as unidades nos eixos dos gráficos e nas tabelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (380.2 Kb)   docx (367.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com