TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  14/8/2019  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento – Citações e Conteúdo

IFMG – Campus Congonhas

Graduação em Engenharia de Produção

Disciplina: Projeto em Engenharia I

Prof.: Dr. Sílvia Maria Santana Mapa

Aluno(a): Lidiane Fernandes Silva

Data:    24 / 05 / 2019

VAZ, Caroline Rodrigues; MALDONADO, Mauricio Uriona. LOGÍSTICA REVERSA:  Definições, conceitos e suas peculiaridades. SINERGIA - sustainable energy innovation, 1. ed., p. 130, UFSC, Florianópolis, Brasil, 2017.

No capítulo 3, o livro expõe as “Características dos bens de pós consumo”, nas páginas 61 a 78. O qual explica a classificação da logística reversa, sendo esta de pós-consumo ou de pós-venda, porém a mais comum é o retorno dos produtos de pós-consumo.

Conceitos gerais: As empresas acreditam que é mais barato o uso de matérias-primas “virgens” do que usar materiais recicláveis (VAZ e MALDONADO, 2017), porém Leite (2003) explica que os canais reversos tornam-se mais viável economicamente, à medida que as matérias primas se tornam cada vez mais caras.

Metodologia: Usou-se os seguintes tópicos, com as seguintes definições:

Canal de distribuição: consiste “no caminho percorrido pela mercadoria, desde o produtor até os importadores e usuários finais.” (VAZ e MALDONADO, 2017, p. 62)

Canal de distribuição reverso: “[...] as etapas, as formas e os meios em que uma parcela desses produtos, com pouco uso após a venda, com o ciclo de vida útil ampliado ou após extinta a sua vida útil, retorna ao ciclo produtivo ou de negócios, readquirindo valor em mercados secundários pelo reuso ou reciclagem de seus materiais constituintes.” (LEITE, 2003, p. 4). O mesmo caracteriza por produtos oriundos de descarte após uso e que podem ser reaproveitados de alguma forma e, somente em último caso, descartados. (ROGERS e TIBBEN-LEMBKE, 1998, CHAVES e BATALHA, 2006)

Canal reverso de pós-consumo: Leite (2003) constitui canal reverso de pós-consumo sendo o fluxo reverso dos produtos ou materiais constituintes que surgem no descarte dos produtos depois de encerrada a vida útil e que retornam ao ciclo produtivo. Além de ressaltar, a logística reversa de pós-consumo agrega valor a um produto constituído por bens inservíveis ao antigo proprietário, ou que ainda estejam em condições de serem utilizados.

Os canais reversos de pós-consumo podem ser de reciclagem, de reuso ou descarte. (VAZ e MALDONADO, 2017, p. 65)

Disposição final dos bens de pós-consumo:        o descarte “de bens e materiais residuais, não importando o modo como é feita, caso não seja devidamente controlada, gerara impactos ambientais, seja pela liberação de constituintes nocivos a vida, seja pelo acumulo desses resíduos, originando indiretamente poluição.” (VAZ e MALDONADO, 2017, p. 73)

Considerações do Leitor

Pontos fortes da obra: o livro expõe conceitos importantes para conhecimento do tema e demonstrou estes em várias figuras para maior entendimento e compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com