TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDIÇÃO

Por:   •  30/10/2017  •  Monografia  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4
  1. METODOLOGIA

Esse capítulo é direcionado para o desenvolvimento metodológico. Tem o intuito de apresentar e aplicar conhecimento técnico dos métodos utilizados para a pesquisa, demonstrar os conceitos pesquisados para definir a estratégia de pesquisa e qual sua abrangência nesse estudo.

“a essência de um estudo de caso é tentar esclarecer uma decisão ou um conjunto de decisões: o motivo pelo qual foram tomadas, como foram implementadas e com quais resultados” (Schramm, 1971).

A estratégia de pesquisa adotada para este trabalho foi o estudo de caso, pois surge do desejo de compreender fenômenos sociais complexos permitindo uma investigação para se preservar as características gerais e significativas dos eventos da vida real, como por exemplo processos organizacionais.(Yin, 2015) (*com alterações do texto original*).

  1. PESQUISA EMPÍRICA

O trabalho é caracterizado como uma metodologia investigativa e de caráter empírico, porque explora, a partir dos dados coletados, uma situação real que engloba o fluxo da matéria prima no processo de envase na empresa. Sendo assim um trabalho de campo, que utilizará metodologia de solução de problemas para aplicação nas dificuldades encontradas e a partir disso implantar um plano de ação.

É uma pesquisa de abordagem qualitativa em função de que os dados obtidos são descritivos, através de entrevistas semiestruturadas, segundo Miguel (2010) de forma a capturar os diversos pontos de vista dos indivíduos da organização, delinear o contexto e entender o desenrolar dos processos. (*Miguel 2010 pg54*)

Trata-se de um estudo de caso longitudinal, pois investiga o presente e os eventos que ocorreram no passado até os dias atuais. (Miguel 2010, pg 135)

A preocupação é obter informações sobre a perspectiva dos indivíduos, bem como interpretar o ambiente em que a problemática acontece. Isso implica que o ambiente natural dos indivíduos é o ambiente da pesquisa.

(...) significa o pesquisador visitar a organização pesquisada fazendo observações e, sempre que possível, coletando evidências.  (* Miguel ,2010,pg52)

  1. SETOR ESTUDADO

 Falar de amenities.....

  1. SELEÇÃO DE CASO

Quanto a quantidade de casos, caracteriza-se como caso único, sendo estudado apenas na Empresa X que descreveremos nesse trabalho, com foco no setor de Envasamento de produtos (Produção), permitindo um maior aprofundamento e maior riqueza na coleta de dados.

Caso selecionado foi uma indústria de cosméticos, fornecedora de Amenities (produtos de pequenos tamanhos para hotéis, como 20,30 e 45 ml), líder e reconhecida no mercado hoteleiro, com 20 anos de atuação no ramo, localizada na cidade de Franca, São Paulo. Neste trabalho denominaremos como EMPRESA X.

A empresa atua com aproximadamente 220 colaboradores, considerada empresa de médio porte e que fornece à clientes e redes hoteleiras no Brasil todo, possuindo grande fatia do mercado. Seu mix de produtos é muito abrangente e seu nível de personalização é elevado, com rápido prazo de entrega. Tudo isso ocorre devido um funcionamento integrado entres os setores administrativos e de produção através de um ERP que compõe todas as informações, movimentações e comunicações necessárias para andamento do processo. Além disso uma  gestão de fornecedores e de qualidade de processos e produtos fazem parte das rotinas organizacionais.  

Em geral a EMPRESA X fornece produtos como: shampoo, condicionador, mousse de banho, sabonete líquido, sabonete, sais de banho, kits de barbear, dental, polimento de calçados, toucas de banho, gerando uma linha inteira de produtos para o ramo.

O estudo ocorre em um dos seus setores de produção, o ENVASAMENTO, através da coleta dos dados necessários e observação dos acontecimentos em relação ao objeto do estudo: os frascos utilizados como matéria prima para serem envasados com os produtos desenvolvidos. Os processos da linha do ENVASAMENTO são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com