TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Por:   •  17/11/2020  •  Resenha  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

   UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

METODOLOGIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Belém, 22 de outubro de 2020.
Aluna: Geovana Pinheiro de Macêdo

Matrícula: 201607540045

Professor Denilson da Silva

TRABALHO 1

  • Tipos de pesquisa:
  1. Quanto à área da ciência:
  1.  Pesquisa Teórica: Este é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos” (Demo, 2000, p. 20). Foco na reconstrução teórica, quadro de referência, condições Explicação da realidade, controvérsia e discussões relacionadas. Pesquisa teórica não significa intervenção imediata na realidade, mas ainda é importante, porque o seu papel é decisivo para criar condições de intervenção.
  2. Pesquisa Metodológica: Refere-se ao tipo de pesquisa destinada a investigar o que é considerado método e procedimento científico. “O paradigma da pesquisa, a crise científica, os principais métodos e tecnologias de produção científica fazem parte da metodologia de pesquisa”
  3. Pesquisa Empírica: Segundo Demo (2000), trata-se de um estudo dedicado a lidar com experiências realistas e faces factuais. A geração e análise de dados são sempre realizadas por meio do controle da experiência e dos fatos. Esse tipo de pesquisa é avaliado porque pode fornecer mais especificidade para o argumento, mas a base factual pode ser trivial. O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas esses dados terão efeitos relacionados, especialmente no sentido de promover métodos justos.
  4. Pesquisa Prática: De acordo com Demo (2000), trata-se de pesquisas relacionadas à pratica, ou seja, prática histórica direcionada ao conhecimento cientifico para fins específicos de intervenção. Não vai esconder a ideologia, mas não vai perder o rigor metodológico. Alguns métodos qualitativos seguem nessa direção, como a pesquisa participativa, a pesquisa-ação, na qual os pesquisadores costumam devolver os dados à comunidade estudada para uma possível intervenção;
  1. Quanto à natureza:
  1. Pesquisa Básica: É um dos tipos de pesquisa mais comuns no meio acadêmico, principalmente em trabalho de conclusão de curso (TCC). Sua direção é aprofundar o conhecimento científico que vem sendo estudado. Frequentemente, pesquisadores que conduzem pesquisas para esse fim procuram complementar certos aspectos ou peculiaridades de pesquisas já concluídas. Trata-se de um tipo de pesquisa teórica que requer revisão bibliográfica e abordagem sistemática. A pesquisa básica ainda pode ser dividida em pura e estratégica, dependendo do foco de sua análise. 
  2. Pesquisa Aplicada: Diferente da pesquisa básica, a pesquisa aplicada tem como objetivo gerar conhecimento que possa ser efetivamente aplicado na vida real para ajudar a mudar situações, fenômenos ou sistemas. A pesquisa aplicada pode complementar ou aprofundar os temas de pesquisas anteriores. No entanto, a sugestão é propor alternativas que ajudem a melhorar ou mudar determinado aspecto de seu objeto de pesquisa.
  1. Quanto aos objetivos:
  1. Pesquisa Exploratória: É um dos tipos de pesquisa científica. Envolve a realização de pesquisas para familiarizar os pesquisadores com os objetos a serem estudados durante o período da pesquisa. Sua aplicação é aproximar pesquisadores do campo de objetos de pesquisa, fornecer informações e orientar a formulação de hipóteses de pesquisa. Também permite ao pesquisador escolher a tecnologia mais adequada para sua pesquisa, de forma que possa decidir sobre questões que requerem mais atenção durante o período de pesquisa. Por meio da pesquisa exploratória, além de descobrir novos fenômenos e propor novas ideias e hipóteses, mesmo com as evidências fornecidas, é possível obter explicações para fenômenos que outros pesquisadores inicialmente não aceitavam.
  2. Pesquisa Descritiva: Quando o objetivo é esclarecer ao máximo um tema conhecido e descrever todo o seu conteúdo, a pesquisa é descritiva. Nesse caso, o pesquisador deve realizar uma revisão teórica aprofundada de seus objetos de pesquisa e analisar e comparar as informações. Por fim, os autores do estudo devem tirar conclusões com base nas diferentes variáveis ​​analisadas. A pesquisa descritiva costuma ser muito comum em cursos de graduação, principalmente em trabalhos de conclusão de curso.
  3. Pesquisa Explicativa: Este é um tipo de pesquisa mais complexo, geralmente a "maturidade" de pesquisas anteriores descritivas ou exploratórias. Portanto, costuma ser mais comum em teses de doutorado ou mestrado. O objetivo principal é explicar e racionalizar os objetos de pesquisa. Busca estabelecer um novo tipo de conhecimento. Por isso, é necessário combinar grande quantidade de dados bibliográficos com os resultados obtidos em pesquisas experimentais.
  1. Quanto aos procedimentos:
  1. Pesquisa de campo: Neste caso o pesquisador vai até o ambiente natural do seu objeto de estudo, eles não controlam mais totalmente as variáveis ​​e só podem observar, identificar e coletar informações sobre seus objetos de pesquisa no contexto da experiência primitiva. Em trabalhos acadêmicos, a pesquisa de campo deve ser uma etapa posterior à pesquisa bibliográfica. O pesquisador deve estar preparado com o máximo de informações teóricas sobre seus objetos de pesquisa.
  2. Pesquisa de fonte de papel: É um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, ou seja, dados e informações que não foram cientificamente ou analisados. A pesquisa de fonte de papel tem objetivos específicos e pode ser usada como um rico suplemento à pesquisa bibliográfica. Os documentos analisados ​​podem ser os mais recentes ou antigos, e podem ser usados ​​para o contexto histórico, cultural, social e econômico de um determinado lugar ou grupo de pessoas em um determinado momento da história. Portanto, é um tipo de pesquisa amplamente utilizado nas ciências sociais e humanas. Essa pesquisa permite a análise qualitativa de um determinado fenômeno, mas, por exemplo, ao usar bancos de dados de análise de informação digital, a análise quantitativa também pode ser realizada.
  1. Quanto ao objeto:
  1. Pesquisa Bibliográfica: Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica é uma das mais comuns. É considerado obrigatório em quase todos os trabalhos científicos. Inclui a coleta de informações de textos, livros, artigos e outros materiais científicos. Esses dados são utilizados em pesquisas na forma de citações como base para o desenvolvimento dos objetos de pesquisa. Trata-se de uma abordagem teórica que enfoca as diferentes perspectivas que um mesmo tema pode ter ao consultar autores com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Posteriormente, o pesquisador deve comparar as informações coletadas antes de estabelecer suas próprias observações e conclusões.
  2. Pesquisa de Laboratório: Este também é um estudo empírico, sedo este uma pesquisa experimental, os pesquisadores podem controlar variáveis ​​e simular situações que devem ser observadas e analisadas. Normalmente os pesquisadores comparam diferentes variáveis ​​com o objetivo de traçar contornos, refutar hipóteses ou aprovar teorias.
  3. Pesquisa de campo: Na pesquisa de campo, os pesquisadores precisam observar em detalhes o objeto de pesquisa e seu comportamento no ambiente real. Além disso, você deve realizar a coleta de dados relacionados ao objeto e, por fim, esses dados devem ser analisados ​​e interpretados. Tudo isso deve estar embasado no embasamento teórico estabelecido previamente, e sempre buscar compreender e explicar os objetos de pesquisa. Também define o propósito e os pressupostos da pesquisa e define os melhores métodos para a coleta dos dados necessários, como por exemplo, por meio de entrevistas ou questionários de avaliação, que fornecerão respostas a situações ou questões encontradas na pesquisa.
  1. Quanto a forma de abordagem:
  1. Pesquisa Quantitativa: A característica desse método é a utilização de técnicas e ferramentas estatísticas como principal meio de análise dos dados obtidos na pesquisa. Os pesquisadores estão limitados a softwares (ou outras ferramentas técnicas) que coletam informações quantificáveis ​​e as aplicam para analisar esses dados. Os pesquisadores são observadores e não devem analisar subjetivamente os dados obtidos. Sua função se limita a apresentar os resultados de forma estruturada com o auxílio de tabelas e gráficos. Para obter os dados necessários na pesquisa quantitativa, os pesquisadores usam questionários de múltipla escolha ou outras escolhas para garantir respostas objetivas e claras.
  2. Pesquisa Qualitativa: Nesse tipo de pesquisa, o próprio pesquisador é responsável pela análise das informações coletadas. É caracterizada pela interpretação de natureza subjetiva. Como os pesquisadores se concentram em recursos mais complexos e não quantificáveis, como comportamento, expressão e sentimento, as técnicas e métodos estatísticos não são mais usados ​​no modelo. Nesse caso, o método de obtenção dos dados não é tão rígido e objetivo. Por exemplo, um questionário pode ter espaço para respostas subjetivas, flexíveis e multi-interpretativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com