TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Industrial

Por:   •  17/5/2021  •  Tese  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas Manutenção industrial 11/03/2021

  1. O que é manutenção?

R: Conforme slide fornecido pelo professor Emerson no slide 11 “manutenção é garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção ou de serviço, com confiabilidade e segurança, preservação do meio ambiente e custos adequados”, após esta citação confirmo que manutenção não é apenas o ato de corrigir ou arrumar o que está estragado, mas também prevenir e planejar, mantendo, repondo e concertando através de ações operacionais, técnicas e administrativa, com o objetivo  que estes estragos não aconteçam, levando em consideração atender os requisitos de um processo ou serviço de produção (para que não atrapalhe), sempre atendendo aos custos menores e preservação do meio ambiente.

  1. Para que serve a manutenção?

R: Após ler e entender o slide 17, afirmo que manutenção serve para evitar e prevenir falhas e quebras em maquinas, instalações e outros, serve também para melhorar a qualidade e diminuir desperdícios dando confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade aos equipamentos sempre seguindo com o principio da maquina, ou seja, a manutenção dará o funcionamento correto da máquina.

  1. Em que etapa a manutenção está embutida na indústria?

R: A base é na fabricação. Desde o inicio conforme slide 26 e explicação do professor, na aquisição de um material (matéria prima) deve-se seguir as especificações que a maquina “suporta”, e na aquisição de uma máquina deve-se ter em mãos a estrutura da maquina e todo seu suporte. No processo deve-se ter um bom rendimento da maquina para não haver atrasos e uma boa qualidade na peça. E no final se a maquina esteve em bom funcionamento o produto será entregue no prazo.

Exemplo: em uma empresa que trabalhei que produzia filtros automotivos foi inserido uma modelo novo para GM, onde a manutenção aprovou seu funcionamento junto a equipe de projetos, porém no andar da produção a inserção  de uma bucha através de um sistema de vibração não estava ocorrendo de forma certa, e isto atrasou o pedido para o cliente e houve muitas peças danificadas gerando um custo não calculado.

  1. Qual o papel da engenharia da manutenção?

R: No slide 21, afirma que por volta de 1950 foi observado que o tempo para diagnosticar as falas era maior que o tempo de execução do reparo, para isso criou-se a engenharia de manutenção com o encargo e elaborar e executar projetos de manutenção corretiva e preventiva onde também avalia o desempeno do equipamento e identifica necessidade de trocas de peças. Nesta área prepara planos de manutenção e métodos de trabalho e recursos de acordo com especificações .

  1. Uma empresa sobrevive por muito tempo sem manutenção? Por que?

R: Não, uma empresa não sobrevive muito tempo sem manutenção. Porque a maquina tem um tempo útil, e as peças que a compõem também, a sujeira também ocasiona defeitos que necessitam de reparos, acumulo de óleo também necessita de manutenção. Imprevistos acontecem em qualquer lugar, estamos tão acostumados com a manutenção que é difícil dizer em ficar sem.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

N/C, Marina. Saiba tudo sobre manutenção industrial, seus benefícios e exemplos. Checklistfácil Blog, 2021. Disponível em: https://blog-pt.checklistfacil.com/manutencao-industrial/ .Acesso em: 11 mar. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com