TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção de Correias em Unidades de Bombeio

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 13

        Manutenção de Correias em Unidades de Bombeio        

Lucas Araújo Damasceno1

Maria Cícera da Silva Mota2

Maria Rita Bandeira de Araújo3

Matheus Henrique Eleutério Cardoso4

Samira da Silva do Nascimento5

Vinicius Gabriel Nascimento Fernandes6

Prof. Orientador: Heytor V.S.B Azevêdo.

RESUMO  

Foi percebido nesse presente trabalho de pesquisa que a substituição de correias, polias ou motor elétrico em unidades de bombeio (UB), são atividades correlacionadas e que envolvem um certo grau de dificuldades, com risco de acidentes quando é executada em campo, por se tratar de equipamentos de grande porte especialmente na etapa final da operação que é o alinhamento do conjunto e o tensionamento das correias. A corrosão de materiais situados nas UB´s é um problema, portanto, faz-se necessário ocorrer a substituição dos parafusos, e/ou também revesti-los por meio de um esmalte sintético para metais, necessitado pelo fato da forte possibilidade de oxidação que existe no campo. Além disso, as guias lineares são projetadas para deslizarem cargas com precisão e suavidade, com isso realizam a movimentação do motor de forma longitudinal e transversal efetivamente. Contando também com o auxílio de mecanismos de trava que seriam os parafusos de regulagem colocados na forma horizontal, permitindo que não aconteça vibrações. Utilizando-se o alinhador a laser e a caneta tensionadora, para verificação do alinhamento e tensionamento respectivamente. Diante do exposto, garante-se a redução dos riscos de acidentes e a melhoria na qualidade do alinhamento e tensionamento do conjunto de transmissão por correias. Como consequência: a diminuição da frequência de troca de correias e polias.

Palavras-chaves: Guia linear, unidades de bombeio, oxidação, parafusos, manutenção.

ABSTRACT

It was noticed in this present research work that the replacement of belts, pulleys or electric motor in pump units (UB), are correlated activities and that involve a certain degree of difficulties, with risk of accidents when performed in the field, because it is of large equipment, especially in the final stage of the operation, which is the alignment of the set and the tensioning of the belts. The corrosion of materials located in the UB's is a problem, therefore, it is necessary to replace the screws, or to cover them with a synthetic enamel for metals, necessary due to the strong possibility of oxidation that exists in the field. The use of a hydraulic winch has its relevance, since it removes the belt protector. In addition, linear guides are designed to slide loads accurately and smoothly, thereby effectively moving the motor longitudinally and transversely. Also counting on the aid of locking mechanisms that would be the adjustment screws placed horizontally, allowing vibrations to not occur. Using the laser aligner and the tensioner pen, to check the alignment and tension respectively. In view of the above, it is guaranteed to reduce the risk of accidents and improve the quality of alignment and tensioning of the belt transmission set. As a consequence: a decrease in the frequency of changing belts and pulleys.

Keywords: Linear guide, pump units, oxidation, screws, maintenance.

1 INTRODUÇÃO

        De acordo com KARBAGE et al., 2019, a troca das polias e correias acontecem por meio do desligamento no quadro de comando das unidades de bombeio, deixando reduzir a velocidade de funcionamento ao mínimo necessário para permitir o acionamento do freio sem danos no redutor. Através do equipamento de elevação adequado, retira-se o protetor de correias, onde também é necessário folgar os parafusos de fixação da base do motor elétrico para permitir a remoção do conjunto. [1.1]

A substituição e tensionamento desses elementos acontecem de acordo com as recomendações do padrão PE-3E3-09016. O aperto dos parafusos da base do motor elétrico durante esse processo em relação as correias são essenciais, assim como a reinstalação do protetor. Além disso, observar o funcionamento da UB por 5 minutos através de percepção visual e auditiva para detectar possíveis anormalidades torna-se indispensável, (KARBAGE et al., 2019). [2.1]

As localizações das UB são expostas aos efeitos do tempo, por isso, estão propícias a problemas relacionados a oxidação de materiais que desgastam elementos, como os parafusos. São esses desgastes que vão ocasionar problemas na movimentação do motor, no alinhamento e também no tensionamento das polias e correias. Portanto, as organizações petrolíferas brasileiras para obtenção de melhores resultados, buscam ideias inovadoras para a resolução do imbróglio.

Os parafusos têm como finalidade colaborar para o processo da manutenção do conjunto polia e correia. Torna-se, portanto, necessário o uso de resistentes materiais anticorrosivos e excelentes revestimentos para os parafusos de fixação da base do motor, guia, e de regulagem. Para que resultem na diminuição de trocas, na melhoria do tensionamento e na utilização duradoura dos elementos. O auxílio do guincho hidráulico permitirá a retirada do protetor de correias com maior facilidade. A caneta tensionadora e o alinhador a laser proporcionam à amplificação de melhoria do alinhamento e tensionamento.

As guias lineares surgem como um avanço para o acréscimo da facilidade na movimentação transversal e longitudinal do motor elétrico. A adaptação do barramento para as novas guias implica na melhora do mantenimento, maior eficiência da geometria da máquina e na economia substancial de energia para o mantenedor, ou seja, diminui relativamente a fadiga do mecânico durante a realização do processo de troca do conjunto polias e correias.

Esse material não causa desgaste adicional. O resultado evidencia que as superfícies deslizantes não precisam ser recondicionadas, nem é necessário alterar a precisão com relação à lubrificação, precisando apenas de preenchimento periódico de uma pequena quantidade de graxa ou lubrificante. A revisão é simples, ajudando também a manter o ambiente de trabalho limpo. A guia linear contém esferas totalmente redondas e possui uma estrutura restrita sem folga. Além disso, usa os trilhos em paralelo em vários eixos para formar um sistema de guias de mesma configuração. Assim, torna-se capaz de absorver o desalinhamento em linearidade, planicidade ou paralelismo que ocorreria na usinagem da base na qual a guia linear será montada ou em sua instalação pela média desses erros. Como auxílio, os parafusos com mola vão servir como sistema de trava, e contribuir para a diminuição de vibrações que ocorriam na fixação do motor. Quando o desalinhamento é dado a um dos trilhos da mesa, a magnitude desse alinhamento é a precisão dinâmica real (linearidade na posição horizontal). Ao aplicar essas características obtidas com o efeito da média, é possível estabelecer facilmente um sistema de guias com alta precisão de movimento. [1.2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (881.1 Kb)   docx (755.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com