TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metal Mecânico

Por:   •  26/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Ibirubá

VITOR GUSTAVO DA SILVA E JOEL TREVISAN

PROJETO DE PESQUISA

Ibirubá

2016

1 TEMA

        O tema abordado nesse projeto de pesquisa será sobre cilindros hidráulicos que está dentro da área da engenharia mecânica onde será apresentado a função dos cilindros, seus tipos e seu funcionamento. Entretanto a delimitação do tema será sobre vazamento de óleo em um cilindro hidráulico com haste oca.

2 REVISÃO DA LITERATURA

        Um sistema hidráulico pode ser dividido em três grupos, o primeiro é o sistema de geração (filtros e bombas), o segundo é o sistema de distribuição e controle (válvulas controladoras e direcionais) e o terceiro é o sistema de aplicação e energia (cilindros e motores hidráulicos). (STEWART, 1981).

        Os cilindros hidráulicos que faz parte do terceiro grupo é um atuador linear, ou seja, o movimento e força que ele executa são transmitidos retilineamente. Sua principal função é transformar força, potência ou energia hidráulica em força, potência em energia mecânica. (STEWART, 1981).

        Os cilindros hidráulicos podem ser divididos em dois tipos principais, os cilindros de simples ação e os de dupla ação. O de simples ação caracteriza-se por ter em um sentido, o movimento por efeito de vazão e pressão hidráulica e o outro por uma força externa. O de dupla ação é denominado assim pois o movimento do pistão é feito através da entrada do fluido em qualquer uma das tomadas a uma determinada vazão e pressão. (ALVAREZ, 2007)

3 JUSTIFICATIVA

        Tema de grande conhecimento relacionado com a área engenharia mecânica pela qual é amplamente utilizado e também aplicado nas indústrias, que praticamente 95% dos implementos agrícolas produzidos possuem algum cilindro hidráulico, onde o mesmo pode apresentar algum tipo de problema fazendo com que o cilindro não apresente o resultado esperado pela empresa.

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        Dentro deste presente tema pode-se obter um determinado problema, dentre vários que os cilindros hidráulicos podem causar, o problema abordado nesse projeto de pesquisa será o vazamento de óleo interno em um cilindro hidráulico com haste oca.

        A primeira hipótese do acontecimento do problema foi a vedação interna de má qualidade, a segunda hipótese foi que os canais de vedação estavam fora das medidas previstas e a terceira hipótese foi a solda interna com vazamento.

5 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS

        O objetivo geral desse projeto de pesquisa será desenvolver uma metodologia para evitar o vazamento de óleo em um cilindro hidráulico com haste oca e os objetivos secundários são ter um melhor conhecimento sobre o presente tema e poder relacionar os cilindros hidráulicos com suas aplicações na indústria como em exemplo das retroescavadeiras onde os cilindros são responsáveis pelo movimento dos braços e da pá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com