TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AULAS: 01, 02, 03 E 04

ORIENTAÇÕES:

  • ATIVIDADE INDIVIDUAL;
  • RESPONDER UTILIZANDO O GUIA DE ESTUDOS;
  • OUTRAS FONTES SERVIRÃO COMO COMPLEMENTO PARA O ESTUDO;
  • NÃO PLAGIAR RESPOSTAS DAS INTERNET;
  • ATIVIDADES IDÊNTICAS SERÃO ZERADAS;
  • AO LER, APAGAR AS ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DAS ATIVIDADES.

  1. Conceitue ciências e cite os tipos de conhecimentos científicos.

A ciência é um conjunto de conhecimentos, que busca desvendar fenômenos e buscar repostas. Para que seja considerado ciência precisa se de uma comprovação.

Conhecimento Popular:  conhecimento popular que é transmitido geralmente de geração para geração. Normalmente ele ocorre na busca de compreensão de fatos do cotidiano, mas é muito superficial pois geralmente não se submete a experiência ou outra forma verificável e portanto pode ser facilmente questionável.

Conhecimento Filosófico: O conhecimento teológico surge do sobrenatural, ou seja, da revelação de Deus ao homem. Desta forma este tipo é: dogmático, pois aceitá-lo depende de fé, vem de Deus e portanto não pode ser questionado, é sistemático, uma vez que ele traz a explicação da origem, o significado, a finalidade e o destino do mundo como obra divina.

Conhecimento Teológico: O científico é um conhecimento sistemático, pois, não registra apenas os fatos mas também a busca das causas que os determinam. Ele parte da objetividade e considera os resultados como verdade, baseando sempre no experimento. 

  1. Quais são os tipos de métodos científicos? Conceitue.

Método científico refere-se ao conjunto de passos necessários para a produção de conhecimentos que tem o rigor da ciência. É uma técnica usada para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo

Método indutivo: é o método empirista onde o conhecimento é adquirido por meio da experiência. Nele ocorre a generalização proveniente da observação.

Método hipotético dedutivo: consiste em se perceber problemas, contradições no conhecimento prévio ou em teorias existentes. A partir desses problemas são formuladas soluções ou hipótese.

Método dedutivo: tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise geral para o particular, chega a uma conclusão.

Método dialético: baseia se na argumentação, discussão e confronto de ideias.

  1. Conceitue: Teoria, Lei, Método Qualitativo e Método Quantitativo.  

Lei: surgem da necessidade de se encontrar explicações para fenômenos ou fatos da realidade.

Teoria: trata se de um meio para interpretar, criticar, e unificar leis estabelecidas.

Método quantitativo: são usadas técnicas estatísticas para quantificar as modalidades de coletas de informações. Tem por objetivo garantir a precisão dos resultados e evitar divergências nas análises de interpretações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com