TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa

Por:   •  18/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Tarefa 2.1: Apresentar 03 conceitos sobre o verbete assunto.

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica

Professora: Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma Gonçalves

Rio de Janeiro 2017

  1. Introdução

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o vocábulo “assunto” significa ser o tópico mais importante de uma conversa, tudo que se escreve ou pronuncia, matéria ou obra de arte. 

Este trabalho apresenta as dimensões do vocábulo “assunto” em relação ao seu conceito.

  1. Desenvolvimento

Após algumas pesquisas sobre o vocábulo “assunto”, é possível identificar que seu significado também quer dizer elevado ao céu. Uma explicação para essa afirmativa se descreve no jornal eletrônico religioso chamado Alateia.

“O dogma da Assunção de Maria, proclamado em 1950, não dirimiu a questão, afirmando que “a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste”. O corpo de Maria, elevado ao céu, podia já ser um corpo glorificado, como o de Jesus após a ressurreição. ”

NEOTTI, Frei Clarêncio. Onde e quando morreu Maria? Disponível em: < http://pt.aleteia.org/2017/02/02/onde-e-quando-morreu-maria/>. Acesso em: 26 de março de 2017.

Por outro lado, também existe um grande equívoco sobre o que venha ser assunto e tema. Em uma entrevista com um professor de Português para o G1, o mesmo afirma: “O assunto é uma proposta mais ampla que pode ser desdobrada em temas. ’’

KATYARA, Raphael. Professor de português explica diferença entre tema e assunto. Disponível em:< http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/professor-de-portugues-explica-diferenca-entre-tema-e-assunto.html>. Acesso em: 26 de março de 2017.

  1. Conclusão

O processo de ler um documento para extrair conceitos que traduzam a sua essência é conhecido como "Análise de conceitos". Trata-se também de um processo em que há uma certa confusão conceitual, como observamos no caso do vocábulo “assunto”. É importante que tenhamos ciência da importância da pesquisa e de suas diferentes interpretações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com