TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mão de Obra na Construção Civil

Por:   •  27/2/2019  •  Seminário  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

A MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

João Marcos Santos de Lira Pessoa

jlirapessoa@hotmail.com.br

Metodologia do Trabalho Científico - Gerson Luiz Apoliano Albuquerque

Resumo em português

Este documento apresenta o modelo de como são distribuídos os diferentes tipos de mão de obra, como isso mostrar o porquê que devemos qualificá-las e como isso beneficiará várias partes da sociedade. O presente artigo mostrará como diferenciar cada tipo de trabalhador do ramo da construção como Engenheiro Civil, Mestre de Obra, Pedreiro, Carpinteiro, Operário, Servente, Eletricista e Técnico de Segurança do Trabalho, mostrando o que cada um faz dentro da obra e o porquê da existência de altos índices de desqualificação entre os trabalhadores no ramo da construção civil. Também mostrar a diferença dos salários de cada membro da obra e os níveis que cada um tem que chegar para receber tais salários além da carga horária que cada um tem que cumprir para receber esse valor no final de todo mês, sendo nível médio, nível técnico ou até mesmo nível superior. No fim mostrar porque devemos iniciar um projeto para o incentivo a qualificação dessa mão de obra e por fim mostrar como essa qualificação ajudará o governo, os donos e proprietários das obras em questão e aos próprios empregados. Todo o conteúdo foi escrito pelo autor e todas as fontes de estudo foram colocadas na referência desse documento.  

Palavras-chave: Mão de Obra. Qualificação. Desqualificação. Salários. Jornada de Trabalho. Benefícios. Engenheiro Civil. Carpinteiro. Pedreiro. Mestre de Obras. Servente. Operário. Eletricista. Técnico em Segurança do Trabalho. 

Introdução

        Neste presente artigo científico será discutido a respeito da mão-de-obra na área da construção civil constando suas ramificações, como esse sistema encontra-se em decadência e também o motivo pela qual tal fato ocorre de modo a demonstrar como esse problema poderá ser resolvido.

        Muitas pessoas não sabem diferenciar as várias funções que uma pessoa pode exercer em uma construção, este artigo deixará clara as diferenças de cada funcionário e como podemos diferenciá-los apenas observando alguns materiais.

        Nesse mesmo conceito, esse artigo mostrará o que leva a desqualificação da mão de obra dentro da construção civil, os erros causados pelos trabalhadores, atrasos e a baixa qualidade de algumas obras que encontramos no Brasil.

        Com tudo mostrar como se deve qualificar a mão de obra e o porquê seria tão importante tal fato para governo, proprietário da obra e para o próprio empregado, deixando a ver que esse fato não ter ocorrido até este momento é pelo fato de governo e proprietários de obra não quererem gastar recursos com pessoas menos significativas.

        Por fim mostrar que o sistema da construção só funciona com o conjunto dos trabalhadores, que todos devem trabalhar juntos para o funcionamento ideal da obra, e assim concluir o serviço com o tempo esperado e com uma ótima qualidade.

        

Desenvolvimento

        

1 Divisão da mão de obra

        A mão de obra na construção civil é dividida em vários setores, tais como engenheiros, mestres de obra, carpinteiros, pedreiros,serventes, operários, eletricistas e técnicos em segurança do trabalho. A função de todos é de muita importância para o desenvolver de uma obra. Cada membro desse trabalho exerce um trabalho único, sua divisão é feita não só pelos nomes, mas também em um objeto de segurança, o capacete, cada função dentro da obra ganha uma cor diferente de capacete:

POSIÇÃO NA OBRA

COR DO CAPACETE

ENGENHEIRO

CINZA OU BRANCO

MESTRE DE OBRA

BRANCO

CARPINTEIRO

VERMELHO

PEDREIRO

AZUL

OPERÁRIO

SERVENTES

VERDE

VERDE

ELETRICISTA

LARANJA

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PRETO OU MARROM

VISITANTE DA OBRA

AMARELO

Tabela 1: Cores dos Capacetes na Obra.

Fonte: <http://www.cimentoitambe.com.br> Cores dos Capacetes

        

        O engenheiro civil é um graduado no ramo da construção e comporta o cargo mais alto de uma construção, pois é ele quem calcula o orçamento da obra, desenha a planta da obra antes do início desta, que garante a qualidade do serviço e supervisiona o desempenho dos outros funcionários ali presentes.

        O mestre de obra é um técnico na área da construção civil, trabalha como um administrador da obra, gerenciando o trabalho dos funcionários, fiscalizando a qualidade das matérias-primas, controlando o uso e a qualidade de equipamentos e máquinas e liderando a equipe de construção.

        O carpinteiro cria arte com madeira, trabalhando com formas geométricas quase perfeitas e tendo que lidar com a madeira em seu estado natural, para a construção civil ele não só cria móveis como também cria equipamentos necessários para a obra, como o chamado "esqueleto da casa" que é a parte da casa feita de madeira como mostra a figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Esqueleto de madeira de uma casa

Fonte:  Esqueleto de una casa de madera

        O pedreiro é o funcionário que mais trabalha, pois é ele quem faz os trabalhos "pesados", ou seja é ele quem faz as tarefas mais difíceis da construção, tais como construir, cavar, preparar materiais e rebocar paredes e teto. É ele quem faz a maior parte do trabalho manual e é um dos trabalhadores menos respeitados na atualidade, recebendo salários inversamente proporcionais a quantidade de trabalho realizado e não tendo o verdadeiro conhecimento na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com