TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Sistemas e Métodos

Por:   •  6/5/2015  •  Artigo  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade investigar o tema Reengenharia, os fatores que contribuiram para seu avanço e os desafios, criticas, e sua aplicabilidade nas empresas. Através de pesquisas bibliograficas,foram realizadas comparações às teorias estudas por diversos autores que serviram para dar veracidade ao trabalho.Os resultados indicaram que a Reengenharia é uma metodologia da atualidade e seu sucesso depende de autodisciplina e empenho de gestores e funcionários da empresa.

Palavras-chave: Reengenharia, evolução, desafios, competitividade.

[pic 1]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2. REFERENCIAL TEORICO        

2.1  História da Reengenharia        

2.2 Definição de Reengenharia        

2.3 Princípios da Reengenharia        

2.4 Características da Reengenharia        

2.5 Enfoques da Reengenharia        

2.5.1 Como Utilizá-la?        

2.6 Críticas a Reengenharia        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        


[pic 2][pic 3]

1 INTRODUÇÃO

Muitos empresários se perguntam: Por que meu negócio não está dando certo? Onde está o erro? Como faço para sair do buraco? Na verdade, o erro pode estar ocorrendo na empresa toda. Métodos e processos de administração e gestão que deram certos em outros tempos, hoje não dão mais. Nesses casos, a empresa toda tem que passar por um processo de reengenharia. Agora... O que é reengenharia?

A Reengenharia de Processos de Negócios é um fenômeno recente, embora algumas técnicas que ela incorpore já sejam utilizadas há muito tempo como iniciativas para promover mudanças nas organizações, se trata de um sistema administrativo criado no início da década de 90 pelos americanos Michael Hammer e James Champy, utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.

Basicamente, o sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como: “Um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresarias, estruturais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002).

A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os processos principais da organização, tais como:

  • Serviço prestado ao cliente;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Cultura organizacional, dentre outros.

Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente, questiona toda uma forma de trabalhar de uma organização, gerando uma redefinição total de processos. Por este motivo a sua utilização e implementação precisa passar primeiro por um processo de definição de estratégia, afim de mapear os processos que requerem melhorias.

Diante do contexto apresentado, observa-se o quanto é importante buscar o entendimento sobre o tema reengenharia, vivendo numa sociedade totalmente globalizada, repleta de inovações tecnológicas que intensificam cada vez mais a competividade no mercado. Verifica-se a importância de realizar um estudo abordando esse tema, com intuito de aprimorar as técnicas e conhecimentos que possibilitam acompanhar essa evolução que caminha a passos largos.

De forma simples e objetiva a o intuito deste trabalho é aprimorar o conhecimento sobre Reengenharia através de pesquisas bibliográficas de autores renomados.


2. REFERENCIAL TEORICO

Neste capitulo estão dispostas características fundamentais sobre Reengenharia, incluindo a história, conceitos, definições, condições para o sucesso da Reengenharia, ferramentas necessárias e sua aplicabilidade.

2.1  História da Reengenharia

Nas décadas de 1970 e 1980, do século XX, as empresas nos EUA enfrentavam um período bastante crítico. O grande crescimento da competitividade da indústria japonesa abalou os alicerces das grandes corporações americanas que ainda viviam no universo chamado “anos dourados” após a Segunda Guerra Mundial. Os produtos japoneses passaram a aparecer nos mercados com uma qualidade igual ou superior aos produtos das empresas norte americano e com um custo menor. A indústria norte americana, então, começou a perder participação de mercado dentro de seu próprio país.

Desta forma, historicamente a Reengenharia surgiu como uma proposta às pressões econômicas e à concorrência que as organizações vinham sofrendo desde a década de 1970 e com uma tentativa de reestruturar o sistema industrial norte americano em relação à indústria japonesa.

Segundo Hammer e Champy, que estão entre os idealizadores da proposta de Reengenharia, a maioria das empresas atuais, qualquer que seja seu ramo ou, sua nacionalidade de origem, foi construída em torno do principio de divisão do trabalho. Esses princípios refletiram a observação de que certo número de trabalhadores especializados, cada qual realizando uma etapa individual da fabricação, produziria em um dia muito mais do que o mesmo número de trabalhadores empenhados na produção inteira. Esses trabalhadores jamais completam uma operação inteira, apenas fragmentos do todo.
No entanto, como já exaustivamente discutido, essa forma de funcionamento tornou-se ineficaz e ineficiente. No mundo atual, as atividades orientadas para tarefas estão obsoletas. As empresas precisam organizar seu trabalho em torno de processos. A proposta de Reengenharia é que as empresas não podem mais ser consertadas. Elas devem ser destruídas. Elas devem começar de novo. Devem ser reinventadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com