TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Métodos

Por:   •  31/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Low cost methods improvement: o uso de recursos esquemáticos na otimização do processo da fabricação de bolos em uma padaria de pequeno porte

Bárbara Martins De Sousa (IFMG) barbaramartins01@hotmail.com

Jaíny Chaves Carrijo (IFMG) jainycarrijo@hotmail.com

Thauana Almeida Gonçalves (IFMG) thauana_ag@hotmail.com

Victor Eller Freitas de Alencar Miranda (IFMG) victor.eller77@gmail.com

Heitor Cardoso de Brito (IFMG) heitor.cardoso@ifmg.edu.br

Resumo: O presente artigo evidencia a importância do estudo de organização e métodos, sendo o o mesmo aplicado no processo de fabricação da massa de bolos de uma padaria de pequeno porte localizada na cidade mineira de Alpercata-MG. O objetivo é propor soluções de baixíssimo custo que busquem reduzir os tempos de ociosidade do operador e as distâncias por ele percorridas durante a produção desse insumo, melhorando, desta forma, o fluxo produtivo. Para tal, realizou-se medições cronométricas e espaciais – a primeira, para analisar os tempos gastos pelo operador e pelo principal maquinário utilizado (batedeira) na manufatura do produto, e a segunda para investigar as distâncias percorridas pelo funcionário para cumprir as suas obrigações. As ferramentas utilizadas no estudo foram o fluxograma vertical, o mapofluxograma e o diagrama homem-máquina, onde, após a sugestão das propostas de mudanças e redesenho do fluxo do processo produtivo, evidenciou-se um ganho/redução de 34% nas etapas de produção, 32% em relação aos procedimentos realizados e 66% na redução do trajeto e 19% em produtividade do operador, além da facilidade na visualização do processo como um todo.

Palavras-chave: Fluxograma; Mapofluxograma; Gráfico homem-máquina; Produtividade; Métodos.

1. INTRODUÇÃO

O mundo está em constante evolução, e esse fato é percebido com facilidade pelos avanços tecnológicos. O avanço da tecnologia é um fator que influi diretamente na produção de pequenas, médias e grandes empresas, permitindo uma maior rapidez e qualidade dos produtos produzidos. Empresas que não acompanham tais evoluções podem, seja nos equipamentos, seja nos métodos de produção, podem ter sérios problemas em suas gestões. Como nem todas as organizações têm capital suficiente par melhorar/trocar seus maquinários constantemente, surge a necessidade de se realizar estudos que objetivam rapidez na produção, otimizando-a e visando a melhoria na qualidade.

Diante das diversas análises e estudos defendidos até a presente data, a área de métodos e processos é uma das que oferece instruções de fácil aplicação e baixo custo de implementação, mais especificamente o estudo de tempos e movimentos. Seu objetivo principal – como o próprio nome diz – é analisar os movimentos realizados nas operações de produção e reduzi-los de forma a eliminar a ociosidade, retrabalhos e movimentos desnecessários ao processo.

Analisou-se, neste trabalho, o fluxo do processo produtivo de uma padaria de pequeno porte localizada na cidade mineira de Governador Valadares e buscou-se reduzir os tempos e movimentos desnecessários com o objetivo de melhorar o fluxo produtivo. Foram aplicadas algumas ferramentas da área Engenharia de Métodos e Processos para alcançar um padrão na produção, eliminar tempos desnecessários, para, dessa forma, realizar essa atividade da maneira mais eficiente possível.

O estudo realizado foi bem aplicado à padaria pois, com as ferramentas escolhidas, foi possível obter uma melhoria na produtividade com apenas simples modificações no processo de produção, sem a necessitade de grandes investimentos e/ou mudanças no arranjo físico.

2. METODOLOGIA

Fonseca (2002), define a metodologia como o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos, para se realizar estudos, pesquisas ou para fazer a ciência. O trabalho foi feito a partir do estudo de tempos e movimentos e de pesquisas bibliográficas; realizou-se, para tal, leituras de artigos a respeito do assunto que já foram publicados.

Por se tratar de um estudo de caso, Gil (1991) afirma que este é o estudo exaustivo de poucos objetos, de forma a permitir conhecimento amplo e especifico do mesmo. No trabalho, foram feitas visitas em uma padaria localizada na cidade mineira de Alpercata, para primeiramente compreender o processo produtivo dos principais produtos, e optou-se pela escolha da fabricação de bolos como objeto de estudo. Após a definição do tema do trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa, cronometrando os tempos do processo, os movimentos do operário, os tempos de ociosidade dentre outros.

Com o estudo e tempos e movimentos, foi possível desenvolver tabelas, gráficos, fluxogramas, mapofluxogramas e diagramas, que auxiliaram na visualização dos processos e permitiram analisar e compreender melhor os problemas encontrados

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Estudo de tempos e movimentos

O estudo de tempos e movimentos surgiu através do americano Frederick Winslow Taylor e do casal Frank e Lillian Gilbreth (ambos buscavam padronizar métodos de trabalho a serem seguidos por todos os operários). Basicamente, o método é um estudo sistemático dos sistemas de trabalho e tem como objetivos desenvolver o sistema/método preferido – em geral, o de menor custo, padronizá-lo, determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada/treinada e orientar o treinamento do trabalhador no método preferido (BARNES, 1977).

Com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário, a união dos estudos de tempos com o estudo dos movimentos, determinam, juntos, a maneira mais eficiente de se realizar as atividades – “o estudo de tempos, introduzido por Taylor, foi usado principalmente na determinação de tempos-padrões” (BARNES, 1977, p.10). Esses tempos-padrão poderiam ser estabelecidos, por exemplo, através do tempo médio que os operários gastavam para realizar uma tarefa específica e, para determinar um padrão normal de tempo, Maynard (1970) afirma que era necessário subdividir a operação em elementos de trabalho, descrevê-los, medi-los com um cronômetro e adicionar certas permissões que levem em conta esperas inevitáveis e fadiga.

Já em relação ao estudo dos movimentos do casal Gilbreth, o trabalho manual poderia ser reduzido a movimentos elementares que permitiriam decompor e analisar qualquer tarefa. A esses movimentos, deram-se o nome de therbligs, nome surgido pela alteração da sequência das letras (anagrama) do sobrenome do casal – “O estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho” (BARNES, 1977, p.10). Essa melhoria se dava uma vez que o estudo tinha por finalidade eliminar movimentos desnecessários, executando apenas os movimentos úteis e com uma sequência conveniente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com