TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA

Por:   •  1/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA

Introdução

A acetanilida é um sólido cristalino branco que se apresenta na forma de flocos, é uma substância do grupo amida que pode ser sintetizada através de uma reação de acetilação da anilina que apresenta grande interesse comercial pois além de suas propriedades analgésicas e antipiréticas, é usada para a obtenção de fármacos e corantes.

A filtração a vácuo é um método utilizado de forma exclusiva para a separação dos componentes presentes em uma mistura heterogênea e, para isso, eles devem estar obrigatoriamente nos estados sólido e líquido.

Materiais

Balão de condensação, condensador de refluxo, proveta de 100ml, bastão de vidro, pipeta de 20ml, béquer 500ml, funil de buchner, papel de filtragem, kitassato, gelo, água gelada e manta aquecedora.

Reagentes

Anilida (C6H5NH2) ml, ácido acético (C2H4O2)10ml, anidrido acético (CH3CO)20 10ml e zinco em pó 0,2g.

Procedimento

No balão de condensação (250ml) adicionamos 10ml de anilina, 10ml de ácido acético, 10ml de anidrido acético e aproximadamente 0,2g de zinco em pó. Misturamos os reagentes para se obter uma mistura completa e em seguida aquecemos por 30 minutos (figura1). Depois de aquecida transferimos a mistura para um frasco com 250ml de água fria, após a mistura refrescar realizamos a filtração a vácuo para se obter os cristais da acetanilida e por fim lavamos os cristais obtidos com água gelada e deixamos secar para então termos o rendimento da acetanilida que foi 16,34g.

Figura 1:

Resultados

No rendimento teórico o volume calculado foi de 100% para o rendimento de 14,22 g de acetanilida. No rendimento prático obtivemos cerca de 114,91 % com base no rendimento teórico. Depois da realização de todo o processo foi obtido uma acetanilida com as seguintes características: cheiro de vinagre, brilhante, tons na cor bege e meio empelotada.

Discussão

É uma reação de acilação do grupo amina formando uma amida, o processo foi aquecido por cerca de 30 minutos pois é o tempo necessário para obter um rendimento, foi colocado na água gelada para que ocorresse a precipitação, e utilizamos a filtração a vácuo por ser mais rápida e mais eficiente, o ácido acético foi utilizado para que a reação ocorresse em meio ácido e o zinco é o catalizador químico

Conclusão

O rendimento que foi obtido foi maior que 100% por possíveis erros no processo entre eles o principal a falha na filtração não sendo evaporado todo o ácido acético, deixando a acetanilida úmida e no processo da pesagem sendo somados a massa da acetanilida mais a massa do ácido acético não filtrado.

Referências bibliográficas

http://www.cempeqc.iq.unesp.br/Jose_Eduardo/APRESENTA%C3%87%C3%95ES%20ANOS%20ANTERIORES%20V%201.5%2011_08_2010/P9_Recristalizacao/9%20-%20Seminario%20recristaliza%C3%A7ao%20acetanilida.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com