TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Alessandro Fernando Diniz Júnior

  1. PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO

Devido a grande quantidade de combustíveis existentes e a disponibilidade dos mesmos praticamente em todos os lugares, estamos sujeitos a ocorrência de incêndios a qualquer momento, bastando somente uma variação de temperatura.

  1. Transferência de Calor

A transferência de calor pode ocorrer de três modods diferentes, sendo eles, condução, irradiação e a convecção.

  1. Condução

O calor é passado de ponto para outro de forma continua, através de moléculas. Essas vão para o estado vibratório onde se comunicam com outras ao seu lado transferindo calor.

  1. Convecção

O método de transmissão é através do transporte de matéria (massa de ar), onde esse transporte é devido a diminuição da densidade, efeito da expansão da massa de ar (aumento de volume). Sendo assim as massas de ar quentes próximas a fonte de calor irão subir transferindo o calor para áreas superiores.

  1. Irradiação

Nesse caso a transferência de calor é feita por ondas eletromagnéticas denominadas de ondas caloríficas ou calor radiante. Essas ondas de calor se propagam sem a necessidade de um meio molecular.

  1. Pontos Notáveis

A combustão é uma reação química que ocorre a partir da queima de um combustível junto a um comburente, sendo assim temos pontos notáveis como:

  1. Ponto de fulgor 

É a temperatura no qual o combustível elimina gases ou vapores suficientes para tornar uma mistura inflamável que pode ser queimado por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente pra se manter uma chama acesa.

  1. Ponto de combustão 

Da mesma forma que o ponto anterior, a diferença é de que a quantidade de vapores ou gases emitidos é suficiente para se manter a combustão mesmo que seja retirado o agente ígneo.

  1. Ponto de ignição ou auto-ignição

É a mínima temperatura no qual somente a mistura combustível com o comburente pode resultar na combustão do material. Isso pode ocorrer tanto com gases quanto com sólidos, um exemplo seria uma folha de papel ao tocar em um metal rubro ou em brasa sem chamas.

Figura01: Pontos notáveis;

[pic 1]

Fonte:

  1. Classes de Incêndio e Extintores
  1. Classe A

A principal individualidade desta espécie de fogo é deixar resíduos, como carvão e cinzas. Os incêndios classificados como A são os causados por materiais sólidos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc.

  1. Classe B

Os incêndios causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se tornam líquidos são considerados classe B. Alguns exemplos são parafina, querosene, óleo, gasolina, tintas, graxas etc.

  1. Classe C

A identificação C diz respeito a incêndios quando há abrangência de equipamentos elétricos que estejam energizados. Alguns exemplos são quadros e cabos de força, geradores, computadores, transformadores etc.

  1. Classe D

A classe D é recebida quando os fogos são causados por metais pirofóricos, ou seja, partículas finas de metais que podem entrar facilmente em combustão. Alguns exemplos são zinco, titânio, urânio e lítio.

  1. Classe K

Óleo de cozinha e gorduras são os combustíveis característicos de incêndios de classe K. Geralmente acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e equipamentos onde essas substâncias atingem altas temperaturas.

  1. tipos de extintores de incêndio e suas aplicações

Os extintores são classificados de acordo com suas especificidades. São vários os tipos sendo cada um melhor atuante em um tipo de incêndio, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (664.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com