TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR E A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 11

PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR E A SUSTENTABILIDADE

¹

²

³

RESUMO

O setor de energia nuclear é extremamente importante para garantia da sustentabilidade de seu desenvolvimento econômico de um pais e para tanto uma avaliação das tecnologias de geração é fundamental para nortear as decisões estratégicas de investimento no setor. Este procedimento garante que os aspectos abordados nas fontes geradoras possam permitir uma tomada de decisões mais assertivas para cada modalidade, seja pelo viés econômico e ambiental.

Palavras-chaves:  Energia Nuclear.  Desenvolvimento Econômico. Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

A produção de energia nuclear é e de extrema importância para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico de um país, pois o uso de suas tecnologias são fundamentais para nortear as estratégicas de investimento das fontes geradoras, afim de tomar decisões mais assertivas. Vale ressaltar que o desenvolvimento humano e econômico está intimamente ligado à disposição de recursos energéticos.

Para Marques (2009) aquilo que hoje podemos chamar de “energia nuclear” é um conjunto de conhecimentos científicos e técnicos os quais nos levam a exploração da radioatividade tanto para fins bélicos como pacíficos.

Atualmente a energia nuclear é uma fonte de recursos considerada mais eficiente e viável economicamente que outros combustíveis usados como potencial energético, apesar de não ser uma fonte renovável, porém é vista como uma resposta ao controle de emissão de gases do efeito estufa e na redução da dependência de combustíveis fósseis.

De acordo com Marques (2009) a energia nuclear surgiu como alternativa energética antes mesmo do esgotamento das fontes dos combustíveis fósseis.

Apesar da energia nuclear não ser um investimento barato, pode ser considerada uma alternativa economicamente viável por atender, de forma ampla e a longo prazo as necessidades da sociedade moderna, na produção de energia e combustível mais barato, além de fornecer tecnologia avançada para os mais diversificados setores da indústria.

Segundo Gonçalves & Almeida (2005) a energia nuclear tem se tornado cada vez mais presente e indispensável no cotidiano da sociedade moderna.

Vale ressaltar que existem muitas opções para desenvolver a produção de energia nuclear e outras tantas para utiliza-la de forma a suprir o crescente aumento da demanda e da necessidade de obter variadas fontes, porém todas as opções devem seguir o conceito de responsabilidade ambiental.

Sapunaru et al. (2014), é notória a necessidade de buscar novas alternativas para tentar diversificar a matriz energética brasileira.

O uso da energia nuclear ainda gera reações espontâneas de rejeição motivadas pelo medo e pelo desconhecimento, do que por uma postura refletida e ou baseada numa análise de riscos racional, sua utilização na indústria bélica para fins não pacíficos muito contribuiu para essa imagem negativa.

Apesar dos fatos, as questões energéticas ocupam lugares estratégicos, por oportunizarem o crescimento econômico do país, porém os impactos ambientais podem trazer inúmeros prejuízo a sociedade.

A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR

        A utilização da energia nuclear dentro e fora das usinas deve ser gerida por uma gestão qualificada para garantir que a manipulação dos produtos radioativos seja gerenciados por equipes capacitadas.

        As empresas estão cada vez mais adeptas ao uso das fontes radioativas e das técnicas nucleares que são empregadas principalmente para garantir a melhoria dos processos industriais, na produtividade e no controle da qualidade de seus produtos.

        A aplicação da tecnologia proveniente da energia nuclear transformou e renovou os hábitos em todo mundo, através do uso das técnicas nucleares que contribuíram para a conservação e durabilidade das frutas frescas, grãos e vegetais pelo processo de irradiação, também é utilizada na produção de alimentos pela radiação ionizante, além de auxiliar no combate as pragas e na redução da população de insetos na agroindústria.

De acordo com Cardoso et. al. (2012) o campo de aplicação da energia nuclear é vasto e sempre crescente, tal como: na geração de energia elétrica, na medicina, na agricultura, na indústria e tantas outras. A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas muitas vezes impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais.

        O uso desta tecnologia está inserido na indústria de diferentes ramos de atuação, seja em campos mais simples como, no controle de padrão de espessura de folhas de papel, no controle de qualidade de junção de peças metálicas,  esterilização térmica (radiação ionizante), conservação de produtos médicos, produção de eletricidade (fissão) e dessalinização da água ou em áreas de grande complexidade como, testes para detecção de defeitos e ou problemas na qualidade dos insumos ainda na planta (radiografia com nêutrons), na eliminação de microrganismo causadores de doenças (interação de radioisótopos ou cintilografia), medicina nuclear diagnóstica (raio X), medicina nuclear terapêutica (propriedades ionizantes) e muitos outros.

Para Cardoso et al. (2012), a medicina nuclear é a área da medicina onde são utilizados os radioisótopos, tanto em diagnósticos como em terapias. É a especialidade que utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar ou tratar certas doenças.

É um fato, mais que comprovado, que a utilização da energia nuclear no cotidiano do mundo globalizado, trouxe inúmeros benefícios para a humanidade, melhorando e aperfeiçoando técnicas para suprir as necessidades da sociedade e contribuindo com o bem-estar social e econômico do pais.

De acordo com Cardoso et. al. (2012) o campo de aplicação da energia nuclear é vasto e sempre crescente, tal como: na geração de energia elétrica, na medicina, na agricultura, na indústria e tantas outras. A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas muitas vezes impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais.

AQUALIDADE E PRODUTIVIDADE X TECNOLOGIA NUCLEAR

Sabe-se que a qualidade dos produtos fornecidos pela empresa é de vital importância para sua sobrevivência e crescimento no mercado, para tanto o planejamento deve ser feito minuciosamente para garantir que os processos de produção sejam cada vez mais eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com