TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO EMPREGO DA PLATAFORMA BIM PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS DE OBRAS

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Vítor Schmidt Teixeira

PROPOSTA DE TRABALHO

ANÁLISE DO EMPREGO DA PLATAFORMA BIM PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS DE OBRAS

Autor: Vítor Schmidt Teixeira Cartão: 00303396

E-mail: stvitor1@gmail.com

Orientador: Cristiane Sardin Padilla de Oliveira E-mail do orientador: cristiane.sardin@ufrgs.br

Porto Alegre Maio de 2022

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Atualmente a engenharia vive um momento de transição entre a tecnologia CAD e a tecnlogia BIM (Building Information Modeling), que já é muito estabelecida para diferentes tipos de projetos. No entando para a realização de atividades na área de orçamentos, o BIM ainda é pouco utilizado, onde é mais comum o uso do AutoCAD, devido ao seu custo e facilidade de operação do programa. Por outro lado, o uso do BIM pode gerar uma maior precisão na extração de quantitivos, conforme é argumentado no Trabalho de Conclusão de Curso de Friedrich Pfeifer Koelln (2015) e em menos tempo do trabalho, porém o custo de sua licença é mais alto. No entanto, devido a essa sensação de segurança, ainda assim podem ocorrer imprecisões em levantamentos, conforme concluído por Leonardo Richter da Natividade (2016).

Além disso, diante um mercado competitivo, onde os prazos de entrega tendem a ser cada vez mais curtos, o tempo de realização de uma determinada atividade é um fator fundamental para o planejamento de uma obra, incluindo a análise de viablidade, data de lançamento, execução e entrega. Para que esse processo ocorra, cabe ao setor de orçamentos obter os quantitativos e custos conforme os prazos estabelecidos, conforme abordado no Trabalho de Conclusão de Curso de Douglas Leonardi Soares (2016).

A construção civil também se encontra num cenário de economias, racionalização de materiais, vizando não apenas o mercado, mas também o meio ambiente. Portantanto é importante haver uma precisão para a estimativa de quantitativos de uma obra, para evitar custos não esperados e mudanças no planejamento.

  1. OBJETIVO

Diante esse cenário de transição que a construção civil enfrenta, a viabilidade da implementação da tecnlogia BIM ainda é incerta para muitas empresas que não dispõem de tempo e recursos para realizar o estudo de sua implementação. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar e comparar os pontos positivos e negativos do BIM e CAD, analisando custo, eficiência e os cenários onde a utilização de um software se aplica melhor em realação a outro.

  1. METODOLOGIA

A fim de se obter um acervo que possa ser utilizado como base para a realização do trabalho, primeiramente será realizada uma revisão das referências bibliográficas a respeito do tema. Posteriormente, será realizado um estudo dos fundamentos  e aplicações tanto do CAD, quanto do BIM, assim como um estudo do mercado, considerando  custos e recursos. Após isso, será elaborado um questionário para a obtenção de daodos dos diferentes estudos de casos. Após sua coleta, será iniciado o trabalho com uma comparação entre as duas ferramentas, para finalizar com uma análise técnico-econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com