TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios e Vantagens da Plataforma BIM

Por:   •  24/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

                                                  [pic 1]

Relatório BIM

Ricardo Koei Ribeiro Iha    D7289F-1  EC7P33

Índice

1. O que é o Sistema  _______________________________________pg03

2. Histórico: quando iniciou? __________________________________pg04

3. As principais aplicações  ___________________________________pg05

4. Benefícios e vantagens da plataforma BIM  ____________________pg06

5. Definição dos programas: Autocad e Revit _____________________pg07

6. Diferenças entre Autocad e Revit ____________________________pg08

7. Como o sistema facilita a compatibilização entre disciplinas _______pg09

8. As dimensões da metodologia BIM: 3D, 4D, 5D, 6D e 7D _________pg10

9. Bibliografia______________________________________________pg13

O que é o Sistema

O termo BIM, vem do inglês building information modeling, significa modelagem de informações da construção. Esses softwares permitem a construção de modelos 3D, com o objetivo de integrar e compartilhar informações durante o planejamento e execução de um projeto. O objetivo principal do BIM é a adaptação de um projeto para uma representação 3D precisa da estrutura em construção, visualizando todas as discrepâncias que possam surgir no canteiro de obra.

[pic 2]

Fig1-O que é BIM?

Histórico: quando iniciou?

Em 1974, o professor Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia, e sua equipe, criam o conceito BDS, do inglês Building Description System, ou Sistema de Descrição da Construção.

Segundo Eastman et al. (1974):

“o sistema BDS foi iniciado para mostrar que uma descrição baseada em computador de um edifício poderia replicar ou melhorar todos os pontos fortes de desenhos como um meio para a elaboração de projeto, construção e operação, bem como eliminar a maioria de suas fraquezas.”.

Este conceito criou uma oportunidade para os projetos de construção para a transição de projetos e documentação em papel, para sistemas digitais, facilitando o trabalho de projetistas e desenhistas técnicos.

Em 1992 Eastman, F.P. Tolman e G.A. van Nederveen publicaram um artigo abordando a múltiplas versões de modelagem da construção e o conceito de que BIM seria útil para fundamentar a estrutura de um projeto, baseado nas opiniões individuais dos participantes do projeto.

Iniciou-se a conversão de projetos e documentação em CAD e em papel, para a utilização de um banco de dados integrado. Esta mudança foi devido a maior eficiência de troca e validação de informações.

As principais aplicações

Levantamento de materiais e orçamento da construção

Com o BIM é possível trabalhar com outros parâmetros além de espessura, comprimento e altura, especificados em plantas tradicionais. No BIM, pode-se incluir informações de materiais, custos, fabricantes e outras propriedades necessárias para a construção.

Assim, o levantamento de materiais passa a ser muito mais simples, bastando fazer uma busca filtrada no programa que calcula o volume do material selecionado automaticamente. Isso elimina a necessidade de manter planilhas manuais.

Análise de interferências

O estudo de interferências entre os projetos de uma construção, também chamada pelo nome inglês Clash Detection é uma etapa fundamental no ciclo de vida de um projeto. Com o BIM, é possível visualizar onde os projetos se interpõem, algo que normalmente seria descoberto e resolvido durante a construção.

A união dos setores através

As empresas que adotaram a tecnologia BIM devem buscar a integração entre as diferentes fases do projeto. É necessária a comunicação entre as construtoras que terceirizam projetos e as contratadas, pois é comum que projetos hidráulicos, elétricos e estruturais sejam realizados por empresas diferentes. O BIM facilita integração de setores, o que diminui a chances de conflitos entre os projetos.

Benefícios e vantagens da plataforma BIM

A otimização da estrutura, de custos de produção e de execução é um são constantemente buscados para garantir a lucratividade e a competitividade no mercado. Além da automação de processos e implementação de um banco de dados unificado, o sistema BIM também oferece um meio para reduzir os custos como:

– Efetividade nas estimativas dos custos de produção;

– Menor tempo de execução de tarefas;

– Redução de perdas e desperdício;

– Base de dados atualizada, eliminando erros na gestão de materiais;

– Maior controle de processos na empresa, mapeamento completo dos processos em diversas áreas;

– Otimização dos fluxos de trabalho;

– Tempo de execução de várias tarefas do projeto é reduzido;

– Fornece e armazena dados referentes a estudos de impacto ambiental;

[pic 3]

Fig2- BIM x Tradicional

Definição dos programas: Autocad e Revit

AutoCAD: é um software criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. Sua principal utilidade é a elaboração de peças de desenho técnico em 2D e para criação de modelos 3D.

Esse programa e do tipo CAD, que vem do inglês "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador.

Revit: é um software para arquitetura, urbanismo, engenharia e design. Desenvolvido pela Revit Technology Corporation em 2000. Autodesk adquire a empresa em 2002 e passa a comercializá-lo.

O software permite a modelagem de edifícios e seus componentes estruturais em 3D. É gerado um banco de dados para o modelo, onde é possível acessar elementos de construção individuais.

Diferenças entre Autocad e Revit

Enquanto o AutoCAD é um software CAD usado para criar desenhos 2D e 3D precisos o Revit é um software BIM equipado para modelagem 3D inteligentes de construções, que são utilizados para gerar a documentação da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com