TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ponte de Palitos

Por:   •  5/12/2018  •  Seminário  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CAMPUS SETE LAGOAS

DESAFIO DE PONTES DE PALITOS

LPI - 2A

Grupo - VIKINGS

Alessandra Silva

Arlene Mary Volpi Guimarães

Cleiton Junior                  

Leitica Rodrigues

Pedro Henrique Ribeiro Felício

Ricardo Henrique de Figueiredo

SETE LAGOAS

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        02
  2. OBJETIVO        03
  3. PROJETO
  1. MATERIAIS UTILIZADOS        04
  2. DESENHO DO PROJETO        05
  3. CONFECÇÃO DO PROTÓTIPO        06
  1. CONCLUSÃO        08

1. Introdução

        A engenharia civil é uma área profissional que vem sendo aprimorada de uma geração para a seguinte. É comumente denominada construção civil e pode ser considerada como uma ciência relativamente nova, surgindo a partir do séc. XVIII na Europa, mas especificamente foi considerada como formação em Paris na École Nationale des Ponts et Chausseés.

No Brasil o estudo da engenharia começa no Rio de Janeiro, inicialmente teve foco no ensino militar, sucedida posteriormente pela Real Artilharia, Fortificação e Desenho que passou a oferecer o curso formal realizado em 7 anos, em que no sexto ano a ênfase era dada a engenharia civil. Esta antecedeu a Escola de engenharia da UFRJ. Nesse caminho também pode-se perceber a importância da fundação da Academia Real Militar, que tinha em seu corpo um curso de engenharia civil regular. O ensino da engenharia civil nessa instituição era voltado para as técnicas de construção de estradas, canais, edifícios e pontes.

        As pontes podem ser menores e de estrutura mais simples, que permitem a passagem de pedestres e animais, ou ainda pontes melhor estruturadas, utilizadas não só por pedestres, mas também por meios de transporte. Não são estruturas criadas recentemente, há muito tempo que são utilizadas.

Porém, com os avanços em engenharia, as estruturas também se tornam tecnologicamente mais avançadas. Passa-se a pensar em uma estrutura útil, durável e segura. Começou a se considerar influências ambientais e estudos prévios. Não só passou a ser levada em conta sua segurança, utilidade, mas também a beleza e a economia envolvidas em sua construção.

        Neste projeto, desenvolvemos uma Ponte de Palitos através da disciplina Laboratório de Práticas Integradas 2A para participar do Desafio de Pontes de Palitos proposto. Para alcançar este objetivo, trabalhamos em equipe e com dedicação a fim de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Uma Ponte de Palitos trata-se de uma pequena maquete de ponte constituída por palitos de madeira. Foi construída com o intuito de levar aos alunos uma experiência prática dos conhecimentos obtidos em aula.

2. Objetivo

        Em um formato de competição, o desafio tem como objetivo explorar as habilidades de trabalho em equipe dos alunos. Colocando em prática os conceitos adquiridos em aula a fim de compreender a diferença entre o roteiro técnico e teórico com aplicação prática.

3. Projeto

3.1 Materiais Utilizados

- Tesoura

- Cola

- Trena

- Serrinha de segueta

- Palitos de picolé

- Folha de ofício

- Linha de pipa

- Lixa de parede

        

Dimensões da Ponte de Palitos

Comprimento

125,0 cm

Altura

29,0 cm

Largura

22,0 cn

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (713.5 Kb)   docx (595.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com