TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Alavancas

Por:   •  12/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUCAO

Alavanca, máquina simples que consiste normalmente em uma barra rígida móvel em torno de um ponto fixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. O efeito de qualquer força aplicada à alavanca faz com que esta gire em relação 4 ponto de apoio. A força rotativa é diretamente proporcional à distância entre o fulcro e a força aplicada. No tipo mais comum de alavanca, aplica-se um esforço relativamente pequeno à ponta mais distante do fulcro, para levantar um grande peso próximo a este. Muitas ferramentas, como o quebra-nozes e o carrinho de mão, são baseadas no princípio da alavanca. Uma polia, dispositivo mecânico de tração ou elevação, formado por uma roda montada em um eixo, com uma corda rodeando sua circunferência. A roda e seu eixo podem ser considerados tipos especiais de alavanca. Com um sistema de polias móveis, é possível levantar grandes pesos com muito pouca força.

    Nesse experimento, determinaremos a lei das alavancas para uma alavanca interfixa.para atingir esse objetivo, encontraremos a força F necessária para manter a alavanca carregada em equilíbrio isso será feito em três partes:

  1. A forca F será determinada em função do braço de alavanca  da carga Fl ,para carga FL constante e para braço da alavanca rF constante.
  2. A forca F será determinada em função  da carga Fl, para braço da alavanca rL constante.
  3. A forca F será determinada em função do braço de alavanca  da carga rF ,para carga FL constante e para braço da alavanca rL constante.

Na alavanca interfixa, a força F e a carga FL atua todos os opostos em relação ao ponto de apoio.

OBJETIVO

. Determinar a força necessária para equilibrar uma alavanca em varias situações de carga.

.Determinar a lei de alavancas.

PROCEDIMENTO

Material:

. alavanca (régua graduada com furo central).

. peso variados.

. dinamômetro.

. tripés e barras fixas.

. Parte  1:

O dinamômetro utilizado foi inicialmente calibrado. A seguir, determinou-se a força peso, com o dinamômetro, de uma carga (suporte e massa), com massa correspondente a 100g (50g para o suporte, 50 g para o peso). Faz o mesmo para uma massa total de 150 g e para uma massa total de 200 g. todos resultados foram anotados. Eles foram empregados em algumas das analises feitas.

Após essa medida reposicionou-se o dinamômetro na montagem, da forma como encontrou posicionou-se o fio que prende a régua em seu marco 10 cm.

Parte 2:

Com o braço de alavanca rF da força foram mantido constante (fio do dinamômetro em a, na posição 10 cm da régua), assim como o braço de alavanca rL da carga (carga em d, na posição 70cm da regua). Colocando sucessivamente cargas correspondente as massas de 100, 150 e 200 gramas, e , para cada uma delas, estabeleceu-se o equilíbrio, como na 1ª parte,feito a leitura do dinamômetro, e anotou-se a força F necessária para esse equilíbrio.

Parte 3:

Nessa etapa usamos uma carga constate FL ( obtida com uma massa de 100 g) na alavanca em f(posição 90 cm da régua ). O fio que esta ligado ao dinamômetro foi posicionado sucessivamente em a,b e c (respectivamente, marcas de 10, 20 e 30 cm da régua). Para cada uma das posições, estabeleceu-se o equilíbrio, como na 1ª e na 2ª partes, faça a leitura do dinamômetro, e anotou-se a força F necessária para esse equilíbrio.

RESULTADOS

Tabela 1

Braço de alavanca rF = 0,3 m    m=0,1kg

Carga FL = 0,98 N  N(correspondente 10 g )

 

Medida 1

Medida 2

Medida 3

Braço de alavanca rL

Força F(n)

FL X rL (n.m)

F x rF (n.m)

Tabela 2

Braço de alavanca rF =               m=      

Carga FL =        N(correspondente 10 g )

 

Medida 1

Medida 2

Medida 3

FL(n)

Força F(n)

FL X rL (n.m)

F x rF (n.m)

Tabela 3

Braço de alavanca rF =                     m=

Carga FL =             N  N(correspondente 10 g )

 

Medida 1

Medida 2

Medida 3

rf

Força F(n)

F x rF (n.m)

        

CONCLUSAO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com