TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Paquímetro

Por:   •  10/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL BÁSICA

SEMESTRE 2020.2

PRÁTICA 01 - PAQUÍMETRO

ALUNO: LUIZ CARLOS MATIAS TEIXEIRA

MATRÍCULA: 485432

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

TURMA: 03

PROFESSOR: WANDEMBERG PAIVA FERREIRA

DATA E HORA DA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: 07/01/2020 ÀS 14:00h

[pic 2]

1 OBJETIVOS

Conhecimento do paquímetro. Especificamente, conhecer as partes do paquímetro, calcular sua precisão e aprender a fazer uma leitura de medida no paquímetro.

2 MATERIAL

        - Vídeos explicativos sobre o paquímetro, seu funcionamento e como fazer a sua leitura.

        - Sites com simuladores de paquímetro.

3 INTRODUÇÃO

A necessidade de estabelecer sistemas padronizados de medidas é muito antiga e, sem eles, provavelmente estaríamos vivendo de uma forma totalmente diferente. Já imaginou como seria comprar um tênis, trocar um pneu ou fazer um bolo? Teríamos que nos reinventar para realizar estas tarefas. Ainda bem que há 4000 anos os egípcios começaram a padronizar as primeiras medidas, não necessariamente sendo os criadores, mas a partir daquele momento deu-se início as convenções e que hoje definem padrões conhecidos e universalizados como: o pé, a jarda e o metro, e em outras dimensões como massa e tempo, inclusive.

Atualmente, graças aos instrumentos e métodos de medidas, é possível fazer coisas inimagináveis há 4000 anos, com as máquinas industriais de várias toneladas que são capazes de realizar movimentos com precisão milimétrica. Esta evolução é resultado da padronização das unidades e da precisão das medidas. Dada a importância desses fatores, este relatório irá tratar da utilização do paquímetro, um instrumento de realizar a medição de objetos com uma precisão muito boa (normalmente 0.1mm, 0.05 mm ou 0.02 mm), podendo haver vários tipos, entre os quais:

Paquímetro Mecânico Universal: É o modelo mais utilizado e para uso mais geral, utilizado para medir profundidade, comprimento de superfícies internas e externas.

Paquímetro Universal com Relógio: Semelhante ao anterior, mas apresenta um relógio, que permite leituras mais rápidas, utilizado em situações quando devemos medir muitas coisas em pouco tempo.

Paquímetro com Bico Móvel: Funcionamento semelhante aos anteriores, porém, por ter um bico móvel, é mais utilizado quando queremos medir objetos cônicos ou com diâmetros diferentes em suas extremidades.

Paquímetro de Profundidade: Permite exclusivamente a medição de profundidades.

Paquímetro Digital: Mesma funções dos paquímetros universais, mas este apresenta um relógio, que permite a visualização rápida e sem erro de paralaxe, em que a leitura depende do ângulo de visão da pessoa. É ideal para controle estatístico.

(Fonte: INSTRUSUL, 2017)

Figura 3.1 – Elementos do paquímetro

[pic 3]

Fonte: Régua Online (2012).

Elementos do paquímetro:

  1. Orelha fixa;
  2. Orelha móvel;
  3. Nônio ou vernier (polegada);
  4. Parafuso e trava;
  5. Cursor;
  6. Escala fixa;
  7. Bico fixo;
  8. Encosto fixo;
  9. Encosto móvel;
  10. Bico móvel;
  11. Nônio ou vernier (milímetro);
  12. Impulsor;
  13. Escala fixa de milímetros;
  14. Haste de profundidade.

4 PROCEDIMENTO

Para aprender sobre como usar um paquímetro e como realizar as suas leituras, bem com as partes que o compõem, fizemos a utilização de vídeos disponíveis na plataforma do youtube. O primeiro vídeo mostra o funcionamento do nônio e o cálculo da resolução de um paquímetro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-h78uZk-1Cw. O segundo vídeo mostra como fazer a leitura correta do paquímetro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pnEFcplHCWc. Para o primeiro contato com um paquímetro, utilizamos simulador virtual, disponível em: .

Mediante nosso contexto de pandemia e distanciamento social, iremos realizar essa prática através de um simulador virtual de paquímetro, com precisão de 0,05mm disponível em: https://www.stefanelli.eng.br/paquimetro-milimetro-05-autoavaliacao/, onde iremos aferir a medição virtual em oito leituras, conforme mostra tabela abaixo, observando a medição proposta e escrevendo a resposta em seguida.

Tabela 4.1 – Leituras no simulador virtual.

Número

Leitura do Paquímetro (mm)

1

2,95

2

1,20

3

3,15

4

0,10

5

6,65

6

92,35

7

37,85

8

4,10

Fonte: autor.

Foram adicionadas duas figuras, representando a primeira e a oitava leitura, pata permitir a comprovação do número de acertos. Para a primeira leitura obtive uma leitura de 2,95 mm e para a oitava obtive 4,10 mm, totalizando uma sequência de oito acertos, conforme podemos observar nas figuras abaixo.

Figura 4.1 – Primeira leitura no simulador.

[pic 4]

Fonte: adaptado de STEFANELLI.

Figura 4.2 – Oitava leitura no simulador.

[pic 5]
Fonte: adaptado de STEFANELLI.


5 QUESTIONÁRIO

5.1 - As figuras abaixo foram feitas com um paquímetro igual (P = 0,05 mm) ao utilizado durante a prática. Faça as leituras correspondentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (478.3 Kb)   docx (204.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com