TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Programação

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da filosofia no ensino de ciência nas universidades?

A filosofia normalmente é uma matéria superestimada pelos estudantes universitários, considerando-a menos importante para a compreensão da ciência, em comparação com matéria matemáticas, biológicas, etc. Entretanto, a filosofia é essencial para a ciência, pois ela contribui com questões conceituais, interpretativas, éticas, metodológicas, etc.

Grandes cientistas históricos eram, antes de tudo, filósofos. Einsten, por exemplo, conseguiu conciliar as duas disciplinas (Ciência e Filosofia) no intuito de criar a sonda espacial de Cassini, entre outros cientistas, utilizaram a filosofia junto com a ciência para desenvolver grandes descobertas.

A razão pela qual a filosofia é mal interpretada pela maioria de seus estudantes, é devido a maneira de ensino cientifica, como eles fazem para os alunos absorverem muitas informações em um curto período de tempo, deixando de lado questões filosóficas e como elas são importantes na parte teórica e pratica da ciência. Dessa maneira os estudantes ficam de fora do conhecimento geral, de certa maneira alienados em relação a utilização da filosofia na ciência e como se torna crucial a utilização simultânea delas para se tornar um grande cientista. E uma maneira de conseguir instituir a filosofia de modo em que os estudantes a usem e reflitam sobre a sua importância na ciência geral é a ajuda de professores cientistas, dessa maneira eles continuam exercendo aulas de ciência mas não deixando de enaltecer a importância da filosofia e a maneira em que ela é crucial na ciência, sendo repleta de questões interpretativas, éticas, metodológicas, sendo altamente relevantes para o aprendizado da ciência em geral.

                                Aluno: Lucas Moraes Carvalho

1° período de Engenharia Civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com