TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Programação G Labviw

Por:   •  7/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Católica de Pernambuco

CCT – Centro de Ciência e Tecnologia

Graduação em Engenharia Química

Laboratório de Processos 2

Avaliação 2º GQ

Alunos: Bruno Cabral

               Juliana Francelino

               Kellyton Cássio

               Rochele Klering

               Vivian Jaques

Recife, 22 de novembro de 2018

Introdução

A cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo.

Na área de produção de cerveja, o Brasil só perde para a China e Estados Unidos. No país, são produzidos 14 bilhões de litros anuais e a tendência é crescente. A cada ano, é registrado um crescimento maior, impulsionando a geração de empregos, a criação de novos negócios e, sobretudo, a perpetuação de uma nova cultura de consumo. Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontaram um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil em 2017. A maior parte da fabricação das bebidas se concentra nas regiões Sul e Sudeste, porém todas as regiões do Brasil estão investindo nesse tipo de produção. 

Em antemão à essa tendência de mercado, busca-se o aprimoramento das técnicas já existentes e, em consequência, a utilização cada vez mais recorrente de ferramentas para o controle e automatização do processo.

Uma dessas ferramentas é o Software LabVIEW.

LabVIEW é um ambiente de desenvolvimento gráfico que complementa o IEC 61131-3 baseado em CLPs, incorporando PC e tecnologias embarcadas para análises em tempo real, monitoramento, controle avançado, e manutenção preditiva. Com a utilização desse Software pode-se aumentar significantemente o desempenho, produtividade e disponibilidade nos sistemas baseados em CLPs. O LabVIEW aumenta a capacidade de medições industriais com novas funcionalidades projetadas para análise e controle avançados, gerenciamento de sistemas distribuídos aprimorados e novas interfaces homem-máquina (IHMs). Como exemplo, as bibliotecas do LabVIEW permitem aos Engenheiros utilizar ferramentas de programação de FPGA simplificadas para implementar sistemas de monitoramento e segurança de alto desempenho baseado em hardware. Com o LabVIEW, Engenheiros e fabricantes de máquinas podem utilizar uma ferramenta de software para desenvolver e projetar sistemas industriais e implementar sistemas industriais de alto desempenho em medições, controle e análise avançada baseados em FPGA, comunicação com sistemas existentes, e interfaces homem-máquina.

Objetivos

  1. Utilizar o LabVIEW para colocar em operação a planta de produção de cerveja artesanal no Laboratório de Engenharia Química na Universidade Católica de Pernambuco.
  2. Efetivar o funcionamento dos três tanques (Fervura, Lavagem e Mostura) através do Software LabVIEW na produção de cerveja experimental no Laboratório de Engenharia Química na Universidade Católica de Pernambuco.

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (164.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com