TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Programação e Controle

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DA PRODUÇÃO, PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO. GP-2

Djavan Carvalho

Filipe Leão

Joelle Silva

Juliana B. Prado

Kaique Carvalho

Lidiane Felix

Vitoria Da Conquista

Junho / 2016

  1. Introdução

Nos dias atuais a competitividade com relação vem crescendo diariamente e com isso os meios de atividades de gestão vem se expondo de maneira bem efetiva quando se trata de controle e demanda de pedidos e estoques. Para que sejam atingidos melhores resultados em produtividade e competitividade, torna-se extremamente importante um planejamento adequado e voltado para as capacidades da produção.

Para calcular a necessidade de materiais, neste trabalho, é trabalhado um jogo que simula a nível tático e operacional uma empresa de fabricação de camas de dois tipos, LX e ST. A interface de simulação do jogo nos fornece parâmetros de produção como: demanda anterior, preço, demandas máximas e mínimas de cada cama entre outras informações custos de estocagem, de produtos inacabados, falta de matéria prima, custos fixos e outros custos que venham a serem acrescentados em caso de falta de materiais.

O objetivo principal deste trabalho consiste em apresentar a simulação do planejamento dessa empresa, no qual mostraremos a importância do equilíbrio necessário entre a demanda, a capacidade efetiva da produção, o controle de materiais e vendas, aplicando da melhor forma o conhecimento teórico adquirido na 1° e 2° unidades para estabelecer uma previsão para períodos futuros para que seja alimentado o PMP, respeitando o comportamento anterior de cada cama, seja ela sazonal ou linear e com isso passar para as demais etapas do jogo.

Todavia como o jogo em si, é baseado em processos decisórios, houve pequenas divergências de opiniões sobre qual modelo poderíamos utilizar já que teríamos dois tipos de métodos de previsão. Depois que decidimos o método de previsão tínhamos que entrar em acordo sobre o fator de serviço que atenderíamos. Outro impasse que foi discutido foram as prioridades nas ordens de produção tendo em vista que o objetivo que chegamos de acordo era de que não se deveria ter muito tempo ocioso nas máquinas para que o lead time fosse o menor possível.

Portanto recorríamos muito ao auxilio do professor e do livro apresentado em sala para que tomássemos a melhor decisão para simular o jogo.

  1. Desenvolvimento

O desenvolvimento da produção da nossa empresa foi gerenciado de maneira critica com relação a padrões exigidos, no qual era subdivido por produtos e qualquer tomada de decisão sem fundamentação teórica poderia afetar no resultado final do produto.

Inicialmente plotamos os dados históricos de períodos anteriores das duas camas tanto a LX quanto a ST, traçamos um gráfico para podermos observar qual foi o comportamento de cada cama no decorrer dos períodos já previamente fornecidos pelo o jogo. Ao realizarmos essa tarefa observamos que a cama LX apresentava um comportamento linear em sua demanda e a cama ST um comportamento sazonal. O jogo nos fornecia de maneira rápida uma maneira de prevermos todos os períodos futuros desejados para a cama que tivesse o comportamento linear, pois utilizava o método de tendência linear, então para cama LX só foi preenchido os períodos subsequentes que foram desejados. Já para cama ST não era possível fazer dessa forma, pois, não tinha o mesmo padrão, o jogo fornecia um método de média exponencial móvel para prevermos o primeiro período de um comportamento sazonal, bastava preencher o coeficiente de ponderação que ele geraria a previsão através da formula M=Mo+CP(DO-Mo). Contudo na próxima parte do nosso jogo teríamos que alimentar o PMP da máquina com a demanda prevista ate o de todos os períodos, com isso, tivemos que fazer essa previsão na planilha do excel utilizando um método que aprendemos na primeira unidade do curso e julgamos mais preciso, de Regressão Simples: Previsão de Vendas com Tendência e ciclicidade, porque como essa demanda apresenta historicamente uma ciclicidade, ou seja, apresenta crescimento e decrescimento ao longo dos períodos , utilizamos esse mesmo padrão para definirmos a demanda futura através da tendência desses dados, e seu coeficiente médio de ciclicidade.

Quando passamos para a planilha do PMP temos a Previsão da demanda para cama ST será, no primeiro período, o que encontramos substituindo o CP por 0,5 na parte de Média móvel exponencial e o restante será o que encontramos como Vendas com Ciclicidade Projetada a partir do segundo período. Depois de preenchermos a previsão de demanda calculamos o estoque de segurança para qual deveríamos trabalhar. Fizemos o cálculo utilizando um fator de serviço de 95% por ser o mais usual entre as empresas, calculamos o desvio padrão da nossa previsão e jogamos na fórmula de estoque de segurança com variação na demanda que seria Eseg = Desvio padrão x F ator de serviço x sqrt Lead time/ pp. Quando obtivemos o valor do estoque de segurança lançamos no planejamento mestre de produção valores que projetariam esse estoque.

Esses dados colocados no PMP alimentam a planilha MRP, possibilitando que o controlador saiba quanto ira liberar em ordens pra atender o planejamento, respeitando sempre lead time para cada peça. Essa liberação de ordens vira necessidade bruta da hierarquia de materiais. Por isso para cada peça que as camas necessitam para ficar pronta calculamos um estoque de segurança para que não faltassem peças para a montagem.

Feito isso para cada peça das duas camas, a planilha de administração de estoques geram valores de necessidades, demanda de produtos acabados e demanda por matéria prima. Então preenchemos a parte de estoque de segurança para as matérias primas escolhemos como dito anteriormente, um fator de serviço de 95%, logo o jogo gera automaticamente estoque de segurança de tinta, prego e parafuso. Contudo, a decisão de seguir esse estoque foi escolha do grupo, pois, na parte de ponto de pedido nos é dado a opção de escolher o estoque.

Na próxima planilha a de emissão e sequenciamento de ordens é onde se encontra a parte chave desse jogo, pois nela definimos qual material será produzido primeiro. Foi definido após olharmos as diversas ferramentas que nos foram passadas e encontradas nas bibliografias indicadas pelo professor, definimos que criaríamos um padrão priorizando os seguintes aspectos: o material que passar por mais estações de trabalho será priorizado; depois iríamos pela quantidade de tempo de processamento total. Essa foi a forma que gerou menos ociosidade que o grupo conseguiu estabelecer gerando os menores lead time e tendo menor ociosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (557 Kb)   docx (244.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com