TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química da Água

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

Química da Água – QUI203

Lista de exercícios – Márcia

  1. Qual a diferença entre oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO)?

A diferença é que, a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) possui um valor demasiadamente baixo, enquanto a concentração de oxigênio dissolvido (OD) possui valores mais elevados, o que faz com que se mantenha um equilíbrio local. Nestes ambientes o consumo de oxigênio para a decomposição de matéria orgânica é compensado pelo oxigênio produzido na fotossíntese e pela aeração da água.

  1. Existem dois processos pelos quais se pode determinar a demanda de oxigênio. Explique como cada um deles funciona, citando vantagens e desvantagens. Por que os valores de DQO são em geral maiores que os de DBO?

Os processos com os quais podemos determinar a demanda de oxigênio são: a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a demanda química de oxigênio (DQO).

A (DBO) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica através da decomposição aeróbia realizada por microrganismos no meio aquático, sua vantagem é que é o método mais próximo que temos de se reproduzir as condições do meio ambiente, tendo resultados mais precisos, porém sua principal desvantagem é que seu processo de experimento é demasiadamente mais demorado uma vez que demora cerca de 5 dias para ser feito.

Já a (DQO) é Oxidação química dos compostos orgânicos, essa necessita que seja empregando um agente oxidante muito potente, fazendo-se uso de agentes químicos, uma vantagem da (DQO) é que seu processo pode ser feito em torno de 3 a 4 horas, todavia apresenta algumas desvantagens uma vez que apresenta valores bem maiores que os da (DBO), dessa forma devemos considerar apenas 80% dos valores registrados nos experimentos de (BQO).

 

  1. Explique detalhadamente o seguinte gráfico

[pic 1]

Na 1°zona limpa podemos ver que a quantidade de oxigênio dissolvido é alta, e que a quantidade de matéria orgânica é baixa, assim como essa é a parte do rio que não está poluída, com dejetos, podendo sustentar uma grande variedade de vida (peixes).

Na zona de decomposição, podemos ver que é uma área onde possivelmente dejetos de esgoto são despejados, assim por consequência a quantidade de matéria orgânica aumenta e a concentração de oxigênio dissolvido diminui por causa da biodegradação, por consequência a vida animal tem menos oxigênio para respirar e baixa luminosidade.

Na zona séptica não temos quase nada de oxigênio dissolvido no local, onde a concentração de matéria orgânica é ainda menor, aqui temos a presença de micro-organismos anaeróbicos e a ausência de peixes.

Na zona de recuperação temos que há uma diminuição da concentração de matéria orgânica, por consequência o oxigênio dissolvido começa a voltar o que faz com que a presença de vida volte.

Na 2° zona limpa o rio volta ao seu curso normal, ou seja a presença de quantidade de oxigênio dissolvido é alta e a de matéria orgânica baixa, com uma grande variedade de peixes.

  1. Qual o objetivo principal e como funciona cada uma das seguintes etapas numa estação de tratamento de efluentes que emprega tratamento aeróbio:
  1. Caixa de areia

Caixa de areia ou desanerador é um tanque onde se coloca o efluente que passou pelo gradiante, para isso é necessário que haja uma diminuição da vazão, para podermos decántalo, esse material é parecido com areia, por isso o nome desta etapa, nessa caixa, com a Ajuda de um motor duas pás giraram lentamente para não suspender o material, toda essa movimentação leva para o local onde é retirado.

  1. clarificador primário

Ocorre dentro do tratamento aeróbico, etapa responsável por remover todos os sólidos sedimentáveis, aqui o efluente já passou pelo gladiamento e desanerador, dessa forma essa etapa fica responsável pela etapa inicial do tratamento do lodo ativo, assim para o tratamento deste, o mesmo é passado por tanque circulares, onde os efluentes entram pelo meio do tanque e circulam todo o meio do tanque, não havendo movimentação da coluna desse efluente, devido ao fato do tanque ser muito grande. Assim os sedimentos podem se depositar no fundo e se sedimentar através das pás, que se movem bem devagar coletando e removendo todo o material sedimentar. Com isso o efluente tratado vaza pela lateral do tanque, bem mais limpo que na etapa inicial. Seu tratamento predominante é físico, não cumprindo o padrão de lançamento uma vez que sua aplicação é parcial, já que é uma etapa intermediária de tratamento.

  1. clarificador secundário

Seu tratamento predominante é do tipo biológico, cumprindo usualmente seu padrão de lançamento, é um tratamento mais completo (para MO).

Ocorre em duas etapas em conjunto, necessitando de dois tanques separados, o 1° é onde fica o aerador, nela entra o efluente que passou pelo tratamento primário e que tem menos sedimentos, dessa forma nesse tanque necessitamos remover a matéria orgânica que nele está inserido, assim é introduzido ar (aeração), juntamente com oxigênio, todavia consequentemente necessitamos da ajuda de micro-organismos de lodo, para que ocorra a biodegradação.

Após isso é preciso remover os micro-organismos que inseri anteriormente, uma vez que esse parece lodo, dessa forma é aí que entra o 2° tanque ou clarificador secundário, esse efluente contem micro-organismos que decantam e reciclam o lodo fazendo com que ocorra um processo de decantação, assim parte do lodo volta para o primeiro tanque e outra parte ficará depositado no fundo, assim esses os micro-organismos podem ficar em excesso, sendo necessário há sua remoção.

  1. processo de digestão do lodo ativado

por ser formado constantemente, possui grande quantidade de água, assim necessitamos  retirá-la, para isso devemos colocar o lodo ativado em digestores até ficar cheio, há de se destacar que para a realização do processo são necessários no mínimo dois digestores, dito isso, deve-se ligar os digestores é aquecê-los a uma certa temperatura, assim esses formaram flocos maiores que serão decantados, com isso um material mais denso ficará depositado, todavia esse processo leva alguns dias para acontecer, após isso os mesmos materiais são levados por prensas que removem a aguá, dessa forma na etapa final o cake ou bolo como é conhecido, forma resíduos sólidos que podem através da secagem servir de adubo por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (128.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com