TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS ADVINDOS DE PAINÉS FOTOVOLTÁICOS

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.375 Palavras (18 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 18

RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS ADVINDOS DE PAINÉS FOTOVOLTÁICOS

Adriana de Fátima Rafael Teixeira¹, Amanda Laís Ribeiro e Silva², Denisio Campos Fernandes³, Eduardo Correia de Lima Santos4, Eliane Coelho Ferreira5, Humberto Alves de Souza 6, Karina Érika Dias Gomes 7, Mariele de Paula Souza 8 Sayonara Simeão Vasconcelos de Carvalho 9 & Simone da Cruz Amorim 10.

¹UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, adrianafrt20@gmail.com;

²UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, amanda.r.lais@gmail.com;

³UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, denisio.fernandes@hotmail.com;

4UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, dudulimasantoscorreia@gmail.com;

5UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, eliane.7l@hotmail.com;

6UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil,  h1bertoalves@gmail.com;

7UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, karinaelanna@gmail.com;

8UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, marielledepaula@hotmail.com;

9UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, sayosvcarvalho@gmail.com;

10UNIFEMM, Sete Lagoas, MG, Brasil, dacruzamorimsimone@yahoo.com.br;

  1. INTRODUÇÃO

As fontes de energia alternativa, também conhecidas como energias renováveis, são cada vez mais consideradas no contexto atual, visto que o aquecimento global ocasionado pelo acúmulo de gases de efeito estufa, resulta em mudanças climáticas que são prejudiciais ao nosso planeta. Sendo assim, a necessidade pela busca por essas fontes energéticas alternativas ao combustível fóssil, vem se tornando cada vez mais imprescindível, intensificando a demanda por diferentes fontes de energia, sendo a fotovoltaica uma dessas alternativas.

O uso de energia através de painéis fotovoltaicos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado energético devido a sua origem não ser proveniente de combustível fóssil. A geração da energia provém do efeito fotovoltaico na forma de corrente contínua, o que contribui para   a redução da emissão dos gases tóxicos, causadores do efeito estufa.

A energia fotovoltaica é baseada na coleta da energia solar, fonte inesgotável e limpa, que ao ser absorvida pelos painéis fotovoltaicos fazem a conversão da energia solar em energia elétrica. A crescente utilização dessa tecnologia deve-se ao fato de se tratar de um dispositivo que não emite gases ou efluentes durante seu processo, já que   utiliza como fonte a luz solar.

Existem diversos tipos de painéis fotovoltaicos no mercado, porém de modo geral, eles são constituídos de matérias como o metal alumínio, o vidro, um semicondutor que varia conforme a tecnologia fotovoltaica empregada, e metais condutores como cobre e prata. Há também a presença de polímeros variados, usados para junção dos diversos componentes, possuindo ainda muitas vezes, uma função de proteção.

 Esse tipo de tecnologia só se tornou disponível em larga escala a partir dos anos 2000. O mercado insipiente e a escassez de estudos aprofundados em relação aos impactos ambientais gerados pelo descarte desses resíduos, tem atrasado medidas relativas ao manuseio e tratamento dos resíduos gerados por essa tecnologia. Se comparado com outros sistemas eletrônicos, os módulos solares possuem vida longa, de aproximadamente vinte e cinco anos.

Uma vez que os painéis têm vida útil em média de vinte e cinco anos e sua tecnologia foi implantada em larga escala cerca de trinta anos atrás, é esperada uma grande quantidade de resíduos procedentes desses painéis num futuro próximo. O prognóstico é de que em 2035, cerca de um milhão de toneladas de painéis fotovoltaicos serão descartados, o que o torna por um lado um equipamento oportuno, mas por outro lado, fonte de um resíduo sólido ao fim de sua vida útil, e indesejável ao bem estar ambiental

O grande problema quanto a este resíduo sólido é a forma indevida de descarte, principalmente dos compostos metálicos. Uma vez que forem descartados no meio ambiente podem ser arrastados por lixiviação para corpos d´água, causando por consequência, morte por intoxicação da fauna e flora.

 Da mesma forma como os dados de geração desses resíduos ainda são novos, sua gestão também. Pesquisadores estão estudando alternativas para recuperação e reaproveitamento de materiais constituintes nesses resíduos, rotas e tratamentos para reciclagem dos painéis fotovoltaicos, sendo necessário desenvolver os estudos sobre possíveis desígnios e diferentes mecanismos de reciclagem para esses resíduos.

O descarte desse material não é englobado pela Legislação brasileira vigente. Somente a União europeia possuem restrição de descarte e reciclagem para esses produtos, e as empresas que produzem e comercializam os módulos, implantaram a reciclagem por responsabilidade ambiental.

A recuperação de materiais desses equipamentos, é considerada um problema de processo, sendo de interesse econômico e ambiental, visto que os painéis possuem metais preciosos e tóxicos. A reciclagem desses equipamentos é objeto de estudo há anos e    nota-se uma tendência de reciclagem cada vez mais abrangente sendo, portanto, considerado um problema de médio impacto.

           Levando-se em consideração o impacto ambiental causado pelo descarte de forma indevida e incorreta dos módulos fotovoltaicos, e as consequências negativas que poderão ser geradas a longo prazo, optamos por trazer esse tema como proposta, pois não há dúvida de que a médio prazo a tendência para esse tipo de impacto ambiental só irá aumentar. O mercado de painéis solares fotovoltaicos está em uma fase de crescimento mundial, e, com isso, as reservas de metais estarão sobre forte pressão para acompanhar esse crescimento. Logo, a recuperação desses metais passa a ser economicamente interessante.

             Logo, o tema desse projeto foi baseado numa análise paralela ao descarte indevido desses produtos, também considerando que diversos materiais utilizados na composição dos módulos solares possuem um valor econômico agregado e podem ser recuperados e reutilizados para outros fins, principalmente materiais metálicos como o alumínio, silício e a prata.

  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo a recuperação de matérias metálicos provenientes de painéis fotovoltaicos. Para tal, os integrantes do grupo utilizarão do conhecimento adquirido no decorrer dos cursos de engenharia química e elétrica por eles cursados, assim como pesquisas e estudos concluídos a respeito do problema proposto, comparando as metodologias mais viáveis até o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com