TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E OBSOLESCÊNCIA

Por:   •  31/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E OBSOLESCÊNCIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------- Pág. 04

RELATÓRIO---------------------------------------------------------------------- Pág. 05 CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------- Pág. 07 BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------ Pág. 08

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da tecnologia vem ocorrendo há vários anos, apresentando produtos e alternativas cada vez mais práticas e modernas. Porém em tempos mais recentes, esta se tornando cada vez mais forte, produtos são inseridos no mercado e ganhando popularidade rapidamente. Um fator, que vem desencadeando o consumismo no mundo é a obsolescência dos produtos.

As empresas visam o lucro, e o consumidor visa possuir o melhor, e é esta é a idéia que as empresas nos transmitem, devemos ter o produto mais inovado, ou estaremos fora de “linha”. A alienação desse pensamento vem crescendo por ser tão difundido nas mídias, ferindo ate mesmo princípios da ética.

A ética embora seja um assunto de grande relevância, por diversas vezes é deixada de lado, pois, pode afetar de diversas maneiras o poder que as empresas exercem sobre o mercado, reduzindo o consumo e conseqüentemente os lucros das mesmas.

RELATÓRIO

A ética esta associada a varias áreas. Tem como característica fundamental, a boa conduta dos profissionais. A ética é estabelecida por códigos que auxiliam o profissional e estabelece maneiras de como ele deve se comportar no âmbito de seu trabalho.

A empresa ao inserir princípios de ética profissional, esta estabelecendo uma divisão entre o ético e o não ético. E as mesmas ao inserir a obsolescência aos seus produtos, esta gerando uma contradição entre o que é proposto pelos princípios da ética, e o que é proposto através da obsolescência.

A obsolescência é a redução da vida um útil de um determinado produto, para que o mesmo seja substituído por não ser mais utilizável ou por outro que seja mais moderno. É dividida em obsolescência técnica ou funcional, obsolescência planejada ou programada e obsolescência perceptiva ou percebida.

A obsolescência técnica ou funcional acontece quando um determinado produto perde a sua utilidade por ter outro mais moderno para substituí-lo. E então a sua fabricação é paralisada, e como consequência quem possui o produto é forçado a adquirir um novo, principalmente por não existir peças de reposição quando o produto mais antigo estraga. A ética das empresas que praticam esse tipo de obsolescência é contraria ao que elas promovem, pois a fabricante de um determinado produto também teria que ser a responsável por fornecer ao consumidor a manutenção das mesmas, não só a mão de obra, mas também peças reparadoras.  Porém é mais viável economicamente que o consumidor adquira um novo produto, gerando assim lucros para a empresa fabricante.

A obsolescência planejada ou programada é uma estratégia empresarial desenvolvida para reduzir a vida útil dos produtos, de forma que durem menos tempo do que a sua tecnologia permite. Desta forma, o produto se torna inútil e o consumidor terá que adquirir outro. Esta estratégia realizada por diversas empresas fere os princípios da ética profissional, pois as mesmas “treinam” os seus profissionais colaborados para produzirem um produto já programado a se tornar inútil. O colaborador estará produzindo uma tecnologia mais avançada que proporciona melhorias ao consumidor, mas ao mesmo tempo estará enganado o consumidor pela pouca durabilidade que o produto terá. Este tipo de obsolescência quebra os conceitos atribuídos ao profissionalismo e como consequência desrespeita a ética profissional.

E por último, porém não menos importante, a obsolescência perceptiva ou percebida, ocorre quando um determinado produto se torna mais avançado e moderno, induzindo o consumidor, com o auxilio da mídia, a adquirir o novo produto mesmo que o anterior esteja em perfeito estado para a utilização.  É o tipo de obsolescência que mais ocorre em aparelhos eletrônicos. Os profissionais de marketing são os responsáveis por disseminar a idéia de que o mais moderno é o que se deve ter, mesmo que a inovação entre o produto lançado e o produto que já se possui, seja praticamente irrisória. O profissional da mídia fera seus conceitos éticos, pois não transmite a verdade, mas sim idéias que aumentam o consumismo desnecessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com