TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem de plásticos

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

THAINÁ FREITAS

Reciclagem de Plásticos

Salvador

Dezembro,2015

Reciclagem de Plásticos

[pic 3]

Índice

Introdução --------------------------------------------------------------------------  4

Revisão bibliográfica -------------------------------------------------------------  5

Aplicações práticas na Engenharia mecânica -----------------------------  6

Conclusão  --------------------------------------------------------------------------  7

Referências ------------------------------------------------------------------------- 8

Introdução

O plástico é um dos materiais mais utilizados no cotidiano da sociedade atual. A maioria dos produtos possui algum tipo de polímero, seja na embalagem ou na constituição do mesmo.

Os plásticos são produzidos através de um aglomerado de cadeias moleculares de polímeros gerados por um processo de polimerização , que consiste na união de monômeros. Eles podem ser classificados como termofixos ou termoplásticos. Os termofixos são estruturas que depois de moldadas inicialmente, não podem ser fundidas e remoldadas, ou seja, eles sofrem alterações em sua estrutura química se tentarem ser remoldados. Essa característica impossibilita sua reciclagem. Já os termoplásticos são estruturas que podem ser remoldadas e recicladas, pelo fato de não sofrerem alterações em sua estrutura química quando submetidas a pressão ou temperaturas elevadas. Entre os plásticos recicláveis estão o Polipropileno (PP), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Polietileno de Baixa densidade (PEBD), Polietilenotereftalato (PET), Poliestireno (PS) e o Policloreto de Vinila (PVC).

Existem diversas maneiras e etapas para reciclar plásticos. Elas podem ser divididas em primarias, secundárias e terciárias. A primeira delas trata-se da reciclagem de produtos industriais e sem impurezas, a segunda é a mais comum, que é feita a partir da coleta nos lixões e ruas e a terceira é a mais complexa e pouco difundida, que consiste na transformação do plástico em produtos químicos e gases.

A reciclagem de plásticos se tornou um mercado crescente no Brasil, gerando renda pra população e reduzindo, em pequena escala, a quantidade de lixos nas ruas. No entanto, do total de plásticos produzidos no Brasil, somente 15% é reciclado. Um dos problemas é a variedade de tipos de plásticos, que requer um processo de separação específico.

Processos de reciclagem

A reciclagem de plásticos pode ser feita de diferentes formas, de acordo com o produto final que se deseja obter. Os processos de reciclagem conhecidos são: a reciclagem mecânica, energética e química.

  • Reciclagem mecânica:

A reciclagem mecânica é o processo mais utilizado e consiste na transformação dos descartes plásticos industriais em pequenos grânulos que podem ser reutilizados na produção de novos materiais, como fibras, cordas, fio de costura, pisos, peças automotivas, entre outros.

Esse processo se divide em cinco etapas: Separação, moagem, lavagem, aglutinação e extrusão. A separação é uma fase manual em que os materiais, oriundos de lixões e aterros, são dispostos numa esteira e separados a partir do aspecto visual, rótulos e embalagens de diferentes composições químicas. A eficiência dessa etapa depende muito da prática de quem a executa. Após a separação, os plásticos são moídos e reduzidos em pequenas partes. Logo em seguida, o plástico é lavado para que os contaminantes sejam eliminados. Na aglutinação, o material passa por uma secagem e é compactado, se transformando numa massa plástica para ser enviado para a extrusora. Finalmente, a massa passa pela extrusora, é fundida e se transforma numa massa homogênea. Na saída da extrusora, o espaguete formado é resfriado com água e picotado em um granulador. O produto final é chamado de pellet , que são grãos plásticos.

  • Reciclagem energética:

A reciclagem energética consiste na transformação dos resíduos plásticos em energia elétrica e térmica através de um processo de incineração. Esse processo se diferencia da incineração comum pelo fato de reaproveitar o poder calorifico dos materiais e reutilizá-los como combustível também. No quesito ambiental, durante o procedimento é liberado CO2, influenciando no efeito estufa. Apesar de ser bastante difundido no exterior, onde se tornou mais uma possibilidade de matriz energética, a reciclagem energética ainda não existe no Brasil.

  • Reciclagem Química:

A reciclagem química consiste na transformação dos resíduos plásticos em materiais petroquímicos e produtos com uma qualidade mais elevada. Esse processo é mais complexo que os outros, já que busca recuperar os componentes químicos do material. No entanto, ele não exige uma separação de tipos de plásticos e aceita impurezas no material.  Além disso, ela se subdivide em quatro tipos: a hidrogenação, gaseificação, quimólise e pirólise. Na hidrogenação, o material recebe um tratamento com hidrogênio e ar, que trabalham na sua estrutura molecular, quebrando as cadeias para gerar produtos com capacidade de processamento em refinarias. A gaseificação utiliza ar ou oxigênio para aquecer o plástico e gerar gases de síntese. Já a quimólise é a quebra da estrutura polimérica em monômeros a partir de glicol e água. Por fim, a pirólise quebra as moléculas de plástico através de um aquecimento sem a presença de oxigênio, gerando frações de hidrocarbonetos á nível de processamento em refinaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com