TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência Elétrica

Por:   •  10/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria

A resistência elétrica de um corpo pode ser medida aplicando uma diferença de potencial entre seus extremos, gerando assim uma corrente entre os polos, podendo-se calcular sua resistência através da lei de Ohm:

[pic 1]

Onde (U) é a tensão, que é aplicada nos extremos do condutor, e (i) é a corrente elétrica gerada que passa pelo condutor.

Há, principalmente, dois modelos fundamentais de resistores: os lineares ou ôhmicos, que são aqueles para qual a razão entre a tensão elétrica e a intensidade da corrente que atravessa o corpo é constante; E os resistores Não-ôhmicos, ou não lineares, que são aqueles para qual a razão entre a tensão aplicada entre os extremos, e a intensidade da corrente elétrica, não é constante.

[pic 2][pic 3]

No Gráfico 1, é de um resistor ôhmico, podemos observar que a razão entre a tensão e a intensidade da corrente, é dada por uma reta. O que nos prova que a razão nos resistores lineares é constante.

No gráfico 2, podemos visualizar a relação entre a intensidade da corrente e tensão, e como podemos observar, seu resultado é uma curva. O que nos prova que a razão nos resistores não-lineares é variável.

Essa não linearidade da curva pode ser associada a diversos fatores. São eles: Temperatura, iluminação e tensão entre os terminais do elemento.

-Resistores que variam de acordo com a temperatura:

Os resistores NTC (Resistores com coeficiente de temperatura negativo) e PTC (Resistores com coeficiente de temperatura positivo), ambos chamados de termistores, pois seus coeficientes variam de acordo com a temperatura, são muito utilizados como limitadores de corrente em diversas aplicações práticas. De modo geral, podemos resumir que um PTC aumenta sua resistência conforme a temperatura aumenta. Eles conduzem a corrente de maneira mais eficiente no estado frio do que no estado quente, isto é, a condutibilidade se reduz com o aumento da temperatura.  Portanto, o PTC possui um coeficiente de valor positivo.

Uma característica do PTC que deve ser citada, é eu coeficiente térmico positivo, que se manifesta dentro de um intervalo de temperaturas, sendo seu valor bastante superior ao do NTC. O seu coeficiente positivo se manifesta partir de uma temperatura chave, que pode ser chamada de temperatura de Curie (TC). Os PTCs podem se dividir quanto a fabricação e utilização em: metálicos, e de material cerâmico.

Já já os NTC são resistores cuja resistência elétrica reduz com a elevação da temperatura, possuindo um coeficiente de temperatura negativo.

A relação entre a resistência e a temperatura é dada por:

R=Ro[1+ αT- To+ T- To2 + γT- To3 +][pic 4]

-Resistores que variam de acordo com a luminosidade:  

Um dos modelos de resistores que podemos citar, que variam de acordo com a luminosidade, é a Célula Foto-Resistiva(LDR): quando há incidência de luz, mesmo em pequena quantidade, a substância utilizada na célula absorve a luz e isto causa um aumento do número de elétrons livres no corpo, aumentando a condutividade elétrica da célula. Com o final da incidência luminosa, os elétrons retornam a seu estado inicial e a célula passa a agir como isolante.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com